Filho adotivo

Boa tarde! Alguém já teve a experiência de cidadania para filho adotivo?

No caso foi adoção plena nascida em 2004 e dotada em 2009.

Gostaria de orientações. Obrigada!

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2022

    @regianischarlack

    Sim, eu sei como funciona. É pouco comum, e não tenho experiência em fazer. Mas isso não impede de dar conselhos.

    Você deu uma olhada no site do IRN? https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Foi-adotado-por-um-portugues

    Precisa da cópia reprográfica da sentença com a assinatura do juiz, apostilada. É o que eles dizem: "a certidão da decisão do tribunal que decretou a sua adoção".

    Já completou 18 anos? Possui vínculos de ligação efetiva?

    É pelas regras do Artigo-5.

  • Olá Gandalf, já havíamos começado a falar sobre isso lá no antigo.

    Ela completa 18 anos hoje. A adoção foi plena.

    Lá no site diz que pode ser enviado pelo correio. Mas no caso seriam os mesmos formulários? Só acrescentando os documentos da adoção?

  • A mãe está finalizando processo de filha esta semana. Então não deu tempo de entrar como menor, mas isso não é impedimento, claro.

    Os vínculos ainda consideram viagens?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2022

    @regianischarlack

    Sim, podem ser viagens regulares a PT. Não vale uma viagem de turismo ocasional.

    Seria ideal se ela fosse estudar em PT. Você ficaria lá o tempo necessário para ele entrar numa universidade, por exemplo. Com a matrícula feita, isso seria um bom documento, e ainda pode pedir urgência com ela. Estudaria como cidadão, a custo muito baixo.

    Ganharia experiência de vida, mas 18 anos é muito jovem para ficar lá sem apoio familiar. Você considere se seria uma opção viável.

    "A menina fará 18 anos dia 07 de dezembro. Acho que vai ser difícil dar entrada ainda na menoridade né?"

    Parabéns a ela, nesta data querida!