Consulados - Acompanhamento de Processos

Discussão que visa acompanhamento de processos dos consulados
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Discussão que visa acompanhamento de processos dos consulados
Comentários
Olá
Demos entrada no processo de cidadania da minha mãe e já recebemos o código por email para acompanhar no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/, porém o mesmo consta na fase 1 desde do dia 19 de abril de 2021, passando mais de 20 meses.
Qual a media de tempo para dar continuidade no processo?
@targher
Dependendo da modalidade e da conservatória, é mais demorado mesmo. Netos demoram 30 meses.
Sugiro que preencha com seus dados em https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8
Irá para a planilha, e terá uma previsão razoável de quando seu processo deve ser aprovado, e quando receberá o assento.
Ok acabei de responder... muito obrigado... E estamos com intenção de ir para Europa em abril e maio e queremos levar nossa cachorra com a gente. Sabem me dizer se precisamos ter a cidadania jeans par alegre o animal... ou com o processo em andamento já é o suficiente.
@targher
Este tópico de Consulados, seria para processos feitos no consulado, como filhos, art-1C principalmente. Para alguns tipos de processo, como o seu de Netos, o consulado apenas coleta os documentos, e remete para a CRCentrais em Lisboa.
O seu processo deve ser acompanhado pelo tópico de Netos, onde postei a previsão de andamento de seu processo. clique aqui.
Sobre sua cachorrinha, seu processo ainda só estará aprovado em Junho, e receberá o assento no natal. Precisa pelo menos ter o assento para permanecer em PT como cidadã, e fazer seu CC e Passaporte portugueses.
Sendo assim, você vai entrar em PT como turista, com as regras de turista. Você pode levá-la, mas você só pode permanecer por 90 dias em PT, provavelmente vai querer trazê-la de volta.
O roteiro da Márcia, para levar seu pet: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/19/como-viajar-com-seu-pet-para-portugal/p1
Verifique também as regras para entrar com ela quando voltar ao país de origem.
Boa tarde a todos !
Vim aqui comunicar que após 13 meses, sim 13 meses, sem pendências nem exigências , o processo do meu marido finalmente consta como terminado.
Fizemos pela conservatória do Porto e ainda assim demorou todos este tempo.
Agora vamos entrar com o processo de nossas filhas. Alguma nova orientação?
A Conservatória do Porto continua sendo a mais rápida?
Gostaria de aproveitar para agradecer aos membros do forum, sem os quais esse processo não teria sido possível.
Grata,
Jacqueline.
@jacqueline_rielli
O caso dele é muito incomum mesmo. Ficar por meses, desde maio, em 4-marrom.
Quando você diz "terminado", é com 7-verde? Qual a data do registo que está anotada no assento?
Se lembra de quando ficou 6-verde?
Embora sua experiência inicial no ACP não tenha sido tão boa, e os tempos no ACP tenham aumentado um pouco, lá continua sendo um lugar rápido e seguro para enviar processos pelo correio, com vários conservadores.
Mande para o ACP o processo de suas filhas. Elas são maiores ou menores de 18? O pai foi o declarante na certidão delas, antes de 1 ano de idade?
Se for fazer a transcrição do casamento para iniciar seu processo, recomendo enviar a transcrição para PT na Conservatória Civil do Porto, Palacete das Pestanas, Rua Gonçalo Cristóvão, 371 4000-260 Porto, e fazem em 4 semanas. Não mande para Santos, pq estão demorando mais de 6 meses.
Boa noite, @gandalf !
O processo aparece como terminado 7-marrom ( o seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um registo de Cidadão Português).
Eu estava verificando semanalmente e constava como 4-marrom. No dia 02/02 depois de uns 10 dias sem verificar, entrei desanimada e vi que havia mudado o status para 7 ( perdi o 5 e 0 6).
Minhas filhas são maiores de idade e , sim, foram registradas pelo pai com menos de 1 ano de idade.
Uma dúvida que temos é que uma das filhas acaba de se mudar para Holanda. Não sabemos como proceder em relação a documentos que exigem a presença dela no cartório. Não sabemos se ela pode fazer isso por lá.
Obrigada pela atenção e suporte de sempre.
@jacqueline_rielli , sua filha que mora na Holanda pode ir assinar o formulário 1C no Consulado (ou na Seção Consular da Embaixada) de Portugal. Ela vai assinar na frente do Cônsul ou do funcionário designado.
Nos EUA, o Consulado de Portugal cobra US$25 para reconhecer a assinatura por autenticidade.
@Leticialele , obrigada pela informação.
Vamos tentar correr com o processo delas, pois, uma vez cidadãs portuguesas, elas poderão usufruir de alguns benefícios.
Obrigada.
@jacqueline_rielli
Na planilha do ACP tem duas entradas para o Luiz Antônio, nas linhas 476 & 477. Eventualmente eu vou apagar uma.
A da mariana, que é mais antiga e está abandonada. Herança do fórum velho.
Algumas vezes é assim mesmo. Passa tão rápido pelas bolinhas que só dá pra ver no browser por poucas horas. Fica a impressão de que pulou direto da 4-marrom para 7-marrom. Mas 6-verde e 7-marrom é tecnicamente a mesma coisa. Está aprovado, e só falta emitirem o assento. Quando acontecer fica 7-verde.
Quanto tempo demora pra isso? entre 10-30 dias tipicamente. Como agora tem feriado de carnaval (Entrudo), deve sair entre 17 e 28 de fevereiro. Espere ter o assento para mandar com o processo das filhas.
Se não mandarem por e-mail (verifique seu SPAM), quando ficar 7-verde pode pedir pelo CivilOnline.mj.pt (€10) e receberá por e-mail o link para baixar o PDF em no max 24 horas úteis. Se mandar cedo pela manhã, no mesmo dia.
Mas pode começar a providenciar os outros documentos, pagar taxas, etc. Depois manda o PDF pra elas fazerem uma impressão simples e juntar aos documentos.
@jacqueline_rielli
Sua filha pode optar também por ir até Portugal, assinar presencialmente em um balcão de nacionalidade, e fazer a notarização tanto do form-1C como da identidade (RG ou Passaporte com filiação).
Tem vôos muito baratos da RyanAir e outras companhias semelhantes, se viajar só de mochila (sem bagagem).
Claro, o caminho normal é o consulado português, como foi dito, e funciona bem. Mas cada um faz seus planos. Aproveitar um passeio e fazer a notarização também é uma opção, e se não me engano, feito em PT é grátis.
Muito obrigada, @gandalf pelas informações e sugestões. Vamos aguardar o assento e analisar o que é viável para as próximas etapas.
Ah! Meu computador foi formatado e perdi todas as páginas salvas. Pode me encaminhar novamente o link da planilha? Assim consigo te responder sobre as linhas 476 e 477.
Grata.
@jacqueline_rielli
Sem problemas. Sinto muito pelo seu infortúnio. Um dia sua filha vai trazer um Mac para você de presente. :-)
aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dU3knhFfjDA2c-uNLSrs7pDAgM7gmh9LLhir4zdFwZE/edit#gid=0
Hehehehe .... que assim seja :-)
Obrigada pelo link da planilha. Pode manter qualquer uma das linhas ( talvez seja melhor aquele com o email da riellimariana). O ano de nascimento é 1963 e não 1964.
No mais, tudo correto.
Grata mais uma vez.
Jacqueline
Hola!
Preenchi novamente a planilha... pois ainda não tivemos atualizações no site. Continua na Bolinha 1 verde.
Recebemos a senha dia 19/04/2021 - e o processo ainda é da minha mãe, depois vou ter que entrar com o meu. E estamos planejando nossa via em cima disso 🤨.
Desculpe mas não encontrei a resposta do acompanhamento no link citado. Pelo que entendi o processo terá andamento em junho e só receberá o assento em dezembro? É isso mesmo?
Com o Assento eu já posso dar entrada na minha cidadania?
Se eu vor antes e pedir residencia , impacta em algo o processo da cidadania?
@targher
Respondido aqui: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/3736/#Comment_3736
Mesmo se entregar no consulado, processos de netos só tramitam na CRCentrais de Lisboa. O consulado só recebe, e manda pra lá. Por isso pode acompanhar online.
Oi gente! Estou de volta, dessa vez no novo forum! Agradeço a @Leticialele por sempre ser maravilhosa a todos vocês aqui do forum! Meu processo de neto enviado em agosto de 2021, que recebi a chave em novembro, ainda está na bolinha 1 recebido, recentemente foi direcionado para a ACP, por motivos que ainda não estão muito claros :) O meu já está inserido na planilha de acompanhamento! Torcendo pra resolver rápidooo <3
@VictorKlein
A redistribuição de processos é comum, e é feita há bastante tempo em outras modalidades. Redistribuir netos é + recente.
O processo de seu avô na planilha falta o NºProcesso (no formato 123xx/21) e a data do e-mail da senha, para ir na ordem correta.
pode informar por e-mail, ou aqui: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8
Olá pessoal boa tarde! Alguem sabe me dizer se tem algum caminho para saber o número do processo com entrada no consulado, lá eles disseram pra minha amiga que não tem protocolo, que tem que esperar de 1 ano a 1 ano e meio
@DaniMartinsPegorin
Processos pelo consulado seguem um mecanismo diferente. Não existe NºProcesso. Acompanhamento seria no SITPRO.
O processo "por inscrição" recebe diretamente o NºAssento, e é inscrito no, SIRIC (Sistema Integrado do Registo e Identificação Civil).
O processo que se pode acompanhar online é somente "por declaração". É o que ocorre para todas as outras modalidades, como Netos, Casamento, Residentes, Sefarditas, etc. Também é para todos os processos de filhos enviados pelo correio/DHL. Estes recebem NºProcesso no sistema SITPRO, que pode ser acompanhado online.
São dois sistemas distintos, ambos com o fim de trabalhar a nacionalidade. Um tem acompanhamento, o outro não.
Alguns consulados disponibilizam no site deles, onde incluem os processos. Ficam 6-9 meses na fase "aguardando integração na CRCentrais", que é a validação do processo no SIRIC. Não sei se ainda existe. Teria que ver com o seu consulado, mas tem pouca utilidade.
Entendi, vou falar pra ela, que o jeito é esperar, já passou 1 ano e 3 meses e zero informação, obrigada mais uma vez!
Aproveitando, consigo fazer atribuição do meu marido pelo casamento?
@DaniMartinsPegorin , a nacionalidade pelo casamento tem algumas exigências: estar casado há mais de 3 anos se houver filho(s) atribuído(s) ou 6 anos em qualquer caso. O cônjuge não pode exercer função pública não técnica (ex: militares).
O processo só tramita em Lisboa e está levando uns 3 anos.
@DaniMartinsPegorin
Só um detalhamento no que a Leticialele disse acima, para nacionalidade pelo art-3.
Tem que ter pelo menos uma das 4 condições abaixo:
Adicionalmente ao tempo de casamento (ou União comprovada), não pode ser militar de carreira (ativa ou reserva da marinha, exercito, aeronáutica, bombeiro, PM) exceto serviço militar obrigatório. Não pode ter função pública não técnica (juíz, desembargador, ministro, diplomata, e coisas do gênero). Pode ser funcionário concursado, pq é carreira técnica.
O tempo mínimo de 3 anos precisa obrigatoriamente já ter ter completado antes de iniciar o pedido. Conta da data do casamento, e não da obtenção da nacionalidade pelo cônjuge português. O português pode ser em qualquer modalidade (atribuição ou aquisição).
-=-=-
Se for a mulher de um marido português, e o casamento ocorreu antes de 03/10/1981, escolha a modalidade Base-X. É grátis, muito rápida, e não tem nenhuma das restrições acima. Ela pode inclusive ser viúva ou divorciada.