documento do português e transcrição de casamento

Boa noite.

Caso alguem puder me ajudar, serei imensamente grata.

Finalizei o procedimento da minha avó, que é a filha do português.

Pra fazer do meu pai, também vou precisar da certidão de nascimento da minha avó além da certidão de batismo do pai dela (o portugues)?

E eu posso fazer a transcrição do casamento do meu pai com a minha mãe no mesmo procedimento?

Obrigada.

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário

    @IngridSantos

    Para o seu pai, ele vai usar no processo dele o assento português de sua avó. Ela é a portuguesa.

    Como a mãe raramente é a declarante dos filhos (normalmente é só o pai), terá que fazer a transcrição do casamento dela. Verifique a certidão de seu pai quem foi o declarante. Se foi o pai brasileiro, terá que transcrever o casamento dos pais.

    Tendo o assento de sua avó, e o casamento dela transcrito, o seu pai passa a ter direito a nacionalidade como filho (1C), através da mãe.

    Não pode fazer a transcrição em um mesmo procedimento. São processos independentes. Mas pode fazer em paralelo.

    Mande o processo de seu pai para o ACP.

    Em que estado você mora? Mande o processo de transcrição ou para o consulado PT do Rio (se mora no RJ ou ES), ou para a CRCivil do Porto.

  • Muito obrigada pela sua resposta.

    Minha avó nunca casou (confirmei na certidão de nascimento). Meu pai tem apenas ela na filiação. Então provavelmente ela quem declarou. Meu pai não tem a certidão de nascimento, pois recolheram no cartorio quando ele casou.

    Somos do estado de São Paulo. O da minha avó eu fiz através dos correiros para Rua Rodrigo da Fonseca, 198, Lisboa, Portugal. Este local é o ACP?

    Posso fazer o do meu pai e a transcrição do casamento em paralelo, mas devo esperar pra fazer o meu ou também posso fazer paralelo? O da minha avó demorou mais de 18 meses pra finalizar.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado abril 2023

    @IngridSantos

    Se sua avó nunca se casou, não há transcrição a ser feita.

    Você disse que finalizou da sua avó. Significa que ela já recebeu o assento? Fez pelo consulado ou em qual conservatória?

    Se já tem o assento, pode ir ao cartório e pedir a certidão por cópia reprográfica de seu pai e a sua. (as duas)

    A certidão brasileira tem validade por 1 ano. Não peça ainda se não tiver o assento da avó.

    Para o seu pai, duas coisas podem ter ocorrido: 1) sua avó foi a declarante na certidão dele. e ele já tem o direito; 2) sua avó não foi a declarante, e para que ele tenha o direito, precisa sua avó fazer uma declaração de maternidade (se ela estiver viva).

    Para você, verifique se seu pai foi o declarante de seu nascimento na certidão, antes de 1 ano de idade. Se você for casada, e mudou de nome, você vai precisar da sua certidão de casamento de inteiro teor (digitada), certificada (na6o precisa apostilar).

    Seu pai, como não mudou de nome, não precisará da certidão de casamento dele.

    Pode mandar o de seu pai junto com o seu (e de seus irmãos se tiver), fazendo a apensação dos processos. Farão o de seu pai, e na sequência o seu, reduzindo assim o tempo total. Mande para o ACP, e será muito mais rápido.

    Sua avó você mandou para a CRCentrais, que é bem mais demorado. Poderia ter mandado para o ACP e teria finalizado em 6-7 meses.

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto - PORTUGAL | +351 22 557 3849

  • @gandalf

    Muito obrigada pela sua resposta.

    Minha avó nunca casou (confirmei na certidão de nascimento). Meu pai tem apenas ela na filiação. Então provavelmente ela quem declarou. Meu pai não tem a certidão de nascimento, pois recolheram no cartorio quando ele casou.

    Somos do estado de São Paulo. O da minha avó eu fiz através dos correiros para Rua Rodrigo da Fonseca, 198, Lisboa, Portugal. Este local é o ACP?

    Posso fazer o do meu pai e a transcrição do casamento em paralelo, mas devo esperar pra fazer o meu ou também posso fazer paralelo? O da minha avó demorou mais de 18 meses pra finalizar.

  • @IngridSantos , O endereço em Lisboa é da CRCentrais.

    O Arquivo Central do Porto (ACP) fica na Rya do Cunha, 404 4200-250 - Porto, Portugal.

    Você vai precisar da certidão de nascimento, por cópia reprográfica apostilada, do seu pai.

    Mesmo tendo ficado no Cartório quando ele casou, o livro ainda existe e você deve solicitar a cópia no Cartório do RCPN em que ele foi registrado.

    Se não foi sua avó a declarante do nascimento dele (não presuma que tenha sido ela apenas porque era solteira) , ela terá que fazer uma declaração de maternidade.

    Faça a atribuição de seu pai e, se ele foi o declarante do seu nascimento, não precisa transcrever o casamento.

    O processo de transcrição do casamento só poderá ser mandado depois que seu pai for português.

    Depois que o processo dele for deferido, com o registro criado, faça o seu.

  • gandalfgandalf Usuário

    @IngridSantos

    Teve um typo, dá pra entender, mas vai aqui de novo:

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto - PORTUGAL

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.