Dúvida nomes e sobrenomes - processo de filhos 1C

Bom dia pessoal,

O avô de um amigo é filho de pai português e estou ajudando a montar o processo. O processo que montei anteriormente é de neto, então estou com algumas dúvidas:

O Requerente é José Cardoso, filho de Manoel Cardoso (nascido em Viseu, 1898, já achei o batismo), no nascimento do Requerente os avós paternos são Joaquim Cardoso e Maria dos Santos Teixeira.

No batismo do pai do Requerente só aparece o primeiro nome "Manoel", e os pais são Joaquim Cardoso Pereira e Maria dos Santos Teixeira.

O pai do Requerente veio ainda criança para o Brasil e se casou aqui no país.

Será necessário mandar também a certidão de casamento do pai do Requerente para fixar o nome completo do português? Já que no batismo está só "Manoel"?

Na certidão de nascimento do Requerente, é necessário acrescentar o sobrenome "Pereira" no nome do avô português?

Obrigado!

Comentários

  • @NivJr , não precis acrescentar nada aos apelidos do avô português.

    Pode mandar a certidão de casamento iteiro teor (não precisa apostilar) para fixar o nome usado na vida adulta.

    Boa sorte

  • NivJrNivJr Usuário

    Oi @Leticialele, muito obrigado pelo retorno!

    Fiquei na dúvida quanto ao apelido do avô português pois na certidão de nascimento brasileira não tem o "Pereira" e na de batismo do português consta o "Pereira". Não há risco de pensarem são pessoas diferentes?

    Estou buscando o casamento do português (pai do Requerente). É o único documento que falta encontrar. Assim que eu estiver com a certidão vou verificar se tem variações de apelidos (principalmente o "Pereira") tanto no nome do pai quanto do avô.

    Obrigado mais uma vez!

  • @NivJr , quem foi o declarante na certidão em que não consta o Pereira?

  • NivJrNivJr Usuário
    editado maio 2023

    @Leticialele, o próprio português, pai do requerente. Fez a declaração após 2 dias do nascimento. Acabei de encontrar óbito do português e consta "Manoel Cardoso Pereira", estou procurando o casamento para ver como está constando lá.

  • @NivJr , ele próprio deve ter omitido o "Pereira"

    Eu não pediria a retificação.

  • NivJrNivJr Usuário

    @Leticialele, mas nesse caso seria divergente o nome na certidão de casamento (que será usada para fixar o nome completo) e na certidão de nascimento do filho. Assim o processo não iria cair em exigência?

    De qualquer maneira preciso da certidão de casamento para comprovar o nome, e ainda falta encontrá-la. Logo que eu conseguir te falo como aparece os nomes e apelidos lá. Tomara que os cartórios encontrem logo!

  • @NivJr , se quiser, descreva no privado como todos os nomes aparecem nas certidões.

  • NivJrNivJr Usuário

    @Leticialele, combinado! Encontrei o assento de casamento ontem no final da tarde e já solicitei a certidão em inteiro teor. Creio que semana que vêm ela estará por aqui, aí envio no privado todas as variações de nomes!

    Muito obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.