Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

Dados para Envio:

Conservatória do Registo Civil de Tondela

Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57

3460-584 TONDELA

email: [email protected]

Dados para Vale Postal:

IRN, IP

Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57

3460-584 TONDELA

email: [email protected]

«13

Comentários

• WaldoGuiWaldoGui Usuário

Bom dia a todos.

Alguém sabe informar se na CRC de Tondela voltaram a trabalhar?

obrigado

• Até onde eu sei...Não deixaram de trabalhar na Conservatória de Tondela...Fiz contato por telefone em fins de Março...E outro há quinze dias e fui atendido normalmente...

• gandalfgandalf Usuário

@WaldoGui, os serviços estão reabertos, inclusive para atendimento presencial, desde dia 04/Maio. "https://justica.gov.pt/Reabertura-das-Conservatorias-Registo"

Claro que tem que agendar, vai estar meio "capenga", mas está abrindo novamente.

• WaldoGuiWaldoGui Usuário

@gandalf, obrigado. Tinha enviado o processo de minha filha maior em novembro/19 e até o começo deste mês ainda estava na fase 1 de recebido, mas pra minha surpresa, quando fui verificar hoje, já estava na bolinha 6, aguardando despacho. Agora só aguardar mais um pouco. Obrigado.

• Olá.

Gostaria de saber se alguém tem a documentação necessária para enviar a documentação para o processo de atribuição de nacionalidade para maiores, em Tondela.

Desde já agradeço.

• Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

@EduardoCLJ

1- Registro de nascimento do português

2-certidão de nascimento por copia Reprográfica apostilada do filho

cópia apostilada do R.G.

Pgto da taxa portuguesa de € 175 euros

• @Vlad Pen, muito obrigado!

• Estimada @Vlad Pen , esse registro de nascimento do português (no meu caso do meu pai) é aquele que podemos pedir pelo Civil On LIne?

Obrigado.

@Ferreira sim, esse mesmo.

• gandalfgandalf Usuário
    editado setembro 2020

@EduardoCLJ

No post anterior, o @Vlad Pen não deixou claro alguns detalhes extra.

Que idade tem seu pai? (o requerente)

Fazendo por Tondela, exige a transcrição de casamento. Normalmente se faz por DHL em Ponta Delgada (sai em 4-5 semanas), ou pessoalmente no consulado de sua área (que faz no mesmo dia, mas precisa agendar antes, e pedem mais documentação).

Caso o requerente tenha mais de 70 anos, terá que enviar junto a Prova de Vida feita pessoalmente no consulado. E nesse caso recomenda-se um RG recente, ou mesmo fazer um novo, e fazer a cópia certificada do RG no consulado, junto com a PV e assinatura do form-1C.

• Prezados @Vlad Pen , @gandalf e todos amigos do fórum. Vou colocar aqui minhas informações e procedimentos e peço respeitosamente a ajuda de vocês para conferir se está tudo ok. Já fica como um check list.

Sou Brasileiro, filho de Portugueses (tanto pai quanto mãe). Vou enviar meu pedido de atribuição para Tondela. Enviarei os seguintes documentos:

1) Minha Certidão de Nascimento (por cópia reprográfica, e emitida semana passada): Com autenticação da assinatura do escrevente que emitiu a certidão e Apostilamento de Haia;

2) Cópia do meu Passaporte: com autenticação da cópia e Apostilamento de Haia;

3) Assento de Nascimento do meu pai (que foi o declarante na minha certidão de nascimento): cópia simples, que solicitei pelo Civil on line. No assento dele já consta o averbamento do seu casamento com minha mãe (Transcrição do Casamento feita mês passado, por Ponta Delgada - por curiosidade, os docs chegaram em PD dia 10/08/2020 e a Transcrição foi feita no dia seguinte!)

4) Formulário 1C,: vou pagar com cartão de crédito, pela plataforma https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C (então recebo o formulário por email, imprimo colorido frente e verso, preencho e assino NO CARTÓRIO, para reconhecimento por autenticidade)

Algumas dúvidas:

A) Tenho dois irmãos, que também vão fazer o mesmo processo. Então pretendemos enviar todos numa mesma remessa DHL (Claro, vamos fazer 3 envelopes separados, com o processo de cada um, com todos os docs em cada um dos 3 envelopes). Tem problema enviar tudo junto?

B) Tem necessidade de enviar o Assento da minha mãe ?

C) Tondela parece uma boa opção no momento, certo ?

Muito obrigado a todos!

• gandalfgandalf Usuário
    editado setembro 2020

@Ferreira

Sendo ambos pai e mãe portugueses, o casamento tem que estar averbado no assento do português (no caso seu pai). Se casaram no Brasil, tem que ter a transcrição. Você disse que está transcrito e averbado. Ótimo.

Veja se seu passaporte consta a filiação. Nem todos os passaportes têm esse campo. O passaporte tem que estar válido.

O form-1C você leva preenchido ao cartório, e somente assina na frente do tabelião. (acho que você entendeu, mas como vc escreveu poderia ter dupla interpretação. É só assinar no cartório, e não preencher). Não deixe que rasurem os campos em branco.

A) Sim. Pode colocar até 5 processos por envelope DHL. Cada sub-envelope dentro tem que estar com toda sua documentação completa, e não pode compartilhar documentos. Entenda que cada sub-envelope pode ir para um Conservador diferente.

B) Não precisa enviar o assento da sua mãe. Mesmo se eles precisassem, pela transcrição eles acessam diretamente o assento.

C) Sim. Eu diria que Tondela é a melhor opção no momento. Confiável, e sem surpresas. 8 meses. Uma gestação. :-)

Quando enviar, preencha seus dados na planilha que lhe ajudará a acompanhar a evolução do seu processo e de seus irmãos. É melhor do que ficar clicando: será que é hoje? talvez amanhã? click click click. Na planilha voce tem a previsão. Evita stress. Quando chega perto da data você dá uma olhada como está e passa a acompanhar mais de perto pelo site do MJ. "https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/edit#gid=0"

• Prezado @gandalf, meu muito obrigado!! ´De coração, é inestimável a colaboração de vocês a este fórum!

• Estou tentando fazer o pagamento com cartão de crédito no site https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

e está dando erro. Alguem está tendo o mesmo problema?

• Problema resolvido. Consegui fazer o pagamento agora!

• Estimado @Vlad Pen

o endereço da CRC de Tondela é Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro ou

Rua Dr. João Almiro?

No Google só aparece esta segunda rua...

• Prezados amigos, hoje enviei para Tondela meu processo e do meu irmão. Agradeço a todos do fórum pelos vários esclarecimentos prestados. Depois vou inserir os dados na planilha.

Só por curiosidade: postei numa loja da DHL da Tijuca - RJ, de manhã, e já era a quinta remessa do dia para Tondela!! O rapaz comentou que tem saído uns DEZ envelopes por dia!

@Ferreira Tondela vai começar a ficar sobrecarregada

• wilson_1972wilson_1972 Usuário
    editado novembro 2020

Boa tarde, Vlad Pen, tudo bem?Por favor poderia ajudar a tirar a minha cidadania?Eu sou neto e filho de português, vou explicar tudo, no caso eu tirei a cidadania da minha mãe, pois meu avô era o português, mas falecido, contratei um escritório e eles fizeram o processo, só que eu fui atrás de tudo de todos os documentos aqui no Brasil, certidão de nascimento apostilada e inteiro teor, RG, Comprovante de endereço, preenchi o formulário de solicitação de naturalização, bom eu fiz tudo e mandei para o escritório, paguei pela certidão de nascimento do meu avô, anexaram tudo enviaram para Conservatória de Tondela, quando ela foi reconhecida cidadão Portuguesa, fiz também a transcrição de casamento em Tondela, hoje eu não disponho muito, pois estou fazendo tratamento e gasto em remédios, eu mesmo gostaria de fazer o processo e tirar minha cidadania e depois fazer a transcrição de casamento e fazer o reconhecimento dos meus filhos.Tenho duvidas em fazer, eu acredito que tenho que pegar o assento da minha mãe, tirar uma cópia, ai pego minha certidão de nascimento inteiro teor e apostilada, tiro xerox do meu Registro Geral ( RG), xerox da conta de compravante de residencia aqui do Brasil, preencho o formulário e assino com firma reconhecida no cartório, só que minha duvida quem fez o meu reconhecimento na minha certidão de nascimento, foi meu pai, pois minha mãe ainda estava no hospital, mas ai que eu quero saber preciso também da certidão do meu pai para enviar, pois no assento de casamento esta o nome do meu pai e da minha mãe, até mesmo no assento de nascimento dela esta com nome de solteira ai no assento de casado esta o nome dela de casada, Nome de solteira Marli Viana Ferreira, nome de casada Marli Ferreira Sobreira, o sobreira vem do meu pai que era filho de espanhois, mas sei muito pouco do meus avôs, Então Vlad Pen, pode ajudar, eu faço como, pego minha certidão de nascimento inteiro teor, apostilo, prencho formulario, pego os dois assento da minha mãe nascimento e casamento, tiro xerox do meu passaporte tambem, anexos tudo e envio para Conservatoria de Tondela e pago a taxa de 175 euros, envio pela empresa DHL, também devo fazer algum documento informando o que estou enviando em duas vias para a conservatoria poder protocolar e enviar que mandei os documentos?

Pode ajudar Vlad, por favor, meu telefone [ APAGADO PELA MODERAÇÃO]Wilson , este número tem whatsap, ai poderíamos conversar melhor, por favor me ajude !

Muito obrigado pela sua atenção !

Wilson Ferreira Sobreira

• LillyLilly Usuário

@wilson_1972 , Se sua mãe é a portuguesa e o casamento dela está transcrito em Portugal, não há mistério, tire a cidadania através dela!

Os documentos são:

Cópia simples da certidão portuguesa de sua mãe (já vai aparecer a averbação do casamento). Se você não tiver, peça uma pelo civil online, custa 10 euros. Você recebe em até 24 horas úteis após a confirmação do pagamento;

Certidão por cópia reprográfica apostilada (sua)

Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha filiação (qualquer um , emitido há menos de 10 anos)

Pagamento de 175 euros, preferencialmente por cartão de crédito. Neste caso, em até 24h após a confirmação do pagamento, você recebe um Formulário 1C com o recibo impresso no cabeçalho;

Formulário 1C, impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com a assinatura reconhecida por autenticidade

Coloque tudo dentro de um envelope e envie para Tondela ou ACP, se possível pela DHL.

Plataforma de pagamento:

https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C"

@wilson_1972 a @Lilly ja lhe respondeu.Vou apagar seu número por segurança.

• Por favor gostaria de informação. Sou neta de português. Há dois meses recebi minha cidadania. Estou juntando os documentos para passar a cidadania ao meu filho de vinte anos. Não sou casada com o pai dele, sou divorciada há anos de outra pessoa. O pai desse meu filho é apenas amigo. Fomos nós dois ( pais) declarantes do registro de nascimento dele. Meu nome, quando ele nasceu era e ainda é, o mesmo de solteira. Então acredito nâo ter transições para fazer . ( é isso mesmo?)

Entrei no site do IRN, pagamos 175 euros pelo cartão.

qual a conservatória para ser mais rápido e não ser tão exigente?

nas instruções que acompanha o impresso 1C, abaixo está escrito para enviar para alguns locais , o primeiro "conservatória de registros centrais -Lisboa".

eu posso enviar direto para outro? - por exemplo, Almada ou Tondela ?

• LillyLilly Usuário

@rozana99443025 , se não eram casados, não há o que transcrever.

Todas as Conservatórias estão muito exigentes, devido às inúmeras fraudes que vêm sendo descobertas.

Pode mandar o processo de seu filho para qualquer Conservatória: Tondela, Vila Nova de Gaia, Porto ou Almada.

• Qual conservatória está sendo mais rápida?

E eu quero saber se a certidão de inteiro teor por cópia reprografica é um documento só ?

pq no cartório meu disse que são documentos e cartórios que estão fazendo em uma folha só não está indo contra as leis dos cartórios.

Preciso saber tbm se é necessário a de inteiro teor por cópia reprografica. Meu livro o oficial disse que foi datilografado então está tudo legível se eu mandar só a cópia reprografica vou ter problemas ?

• @RobsonFigueira

Difícil saber qual conservatória é mais rápida, pois a conservatória que hoje leva 2 meses para concluir o processo, pode ser que receba muitas processos e passe a levar 3 ou 4 meses. Eu indico você sempre ficar acompanhando no fórum os processos concluídos.

O fórum possui uma planilha compartilha que você pode acompanhar os processos, como é uma planilha compartilhada pode ser que algumas pessoas se esqueçam de atualizar as informações. Mas é um ótimo guia.

Se você for ler o manual do formulário 1-C você vai ver que a certidão de nascimento que eles pedem é a reprográfica/fotocópia, porém antigamente se escrevia a mão e isso pode dificultar a leitura, por isso é recomendado solicitar a certidão de inteiro teor digital, que contém exatamente as informações na fotocópia. Na certidão do meu pai foi escrito a mão e achei difícil a leitura, já a minha foi escrita na máquina de escrever, sendo assim leitura perfeita.

A reprográfica de inteiro teor é um documento e inteiro teor digitada é outro. Se for solicitar ambos, precisam ser apostilados.

• @camilacita Muito obrigado @camilacita

Você enviou por onde ? e quando que enviou ?

• Gente mais uma coisita...

Mais uma coisa MEU RG Foi EXPEDIDO EM 23/04/2019, logo então A diferença está em 561 dias = A 1 Anos e 196 dias!

Necessito fazer outro RG ?

• A copia do RG para apostilar. Tem que ter a parte de dentro do RG onde tem varios numeros/ códigos ?

Esta discussão está fechada.