Consulados - Acompanhamento de Processos

Discussão que visa acompanhamento de processos dos consulados

Comentários

  • Olá


    Demos entrada no processo de cidadania da minha mãe e já recebemos o código por email para acompanhar no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/, porém o mesmo consta na fase 1 desde do dia 19 de abril de 2021, passando mais de 20 meses.

    Qual a media de tempo para dar continuidade no processo?

  • @targher

    Dependendo da modalidade e da conservatória, é mais demorado mesmo. Netos demoram 30 meses.

    Sugiro que preencha com seus dados em https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

    Irá para a planilha, e terá uma previsão razoável de quando seu processo deve ser aprovado, e quando receberá o assento.

  • Ok acabei de responder... muito obrigado... E estamos com intenção de ir para Europa em abril e maio e queremos levar nossa cachorra com a gente. Sabem me dizer se precisamos ter a cidadania jeans par alegre o animal... ou com o processo em andamento já é o suficiente.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 2023

    @targher

    Este tópico de Consulados, seria para processos feitos no consulado, como filhos, art-1C principalmente. Para alguns tipos de processo, como o seu de Netos, o consulado apenas coleta os documentos, e remete para a CRCentrais em Lisboa.

    O seu processo deve ser acompanhado pelo tópico de Netos, onde postei a previsão de andamento de seu processo. clique aqui.

    Sobre sua cachorrinha, seu processo ainda só estará aprovado em Junho, e receberá o assento no natal. Precisa pelo menos ter o assento para permanecer em PT como cidadã, e fazer seu CC e Passaporte portugueses.

    Sendo assim, você vai entrar em PT como turista, com as regras de turista. Você pode levá-la, mas você só pode permanecer por 90 dias em PT, provavelmente vai querer trazê-la de volta.

    O roteiro da Márcia, para levar seu pet: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/19/como-viajar-com-seu-pet-para-portugal/p1

    Verifique também as regras para entrar com ela quando voltar ao país de origem.

  • Boa tarde a todos !


    Vim aqui comunicar que após 13 meses, sim 13 meses, sem pendências nem exigências , o processo do meu marido finalmente consta como terminado.


    Fizemos pela conservatória do Porto e ainda assim demorou todos este tempo.


    Agora vamos entrar com o processo de nossas filhas. Alguma nova orientação?


    A Conservatória do Porto continua sendo a mais rápida?


    Gostaria de aproveitar para agradecer aos membros do forum, sem os quais esse processo não teria sido possível.


    Grata,


    Jacqueline.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @jacqueline_rielli

    O caso dele é muito incomum mesmo. Ficar por meses, desde maio, em 4-marrom.

    Quando você diz "terminado", é com 7-verde? Qual a data do registo que está anotada no assento?

    Se lembra de quando ficou 6-verde?

    Embora sua experiência inicial no ACP não tenha sido tão boa, e os tempos no ACP tenham aumentado um pouco, lá continua sendo um lugar rápido e seguro para enviar processos pelo correio, com vários conservadores.

    Mande para o ACP o processo de suas filhas. Elas são maiores ou menores de 18? O pai foi o declarante na certidão delas, antes de 1 ano de idade?

    Se for fazer a transcrição do casamento para iniciar seu processo, recomendo enviar a transcrição para PT na Conservatória Civil do Porto, Palacete das Pestanas, Rua Gonçalo Cristóvão, 371 4000-260 Porto, e fazem em 4 semanas. Não mande para Santos, pq estão demorando mais de 6 meses.

  • Boa noite, @gandalf !


    O processo aparece como terminado 7-marrom ( o seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um registo de Cidadão Português).

    Eu estava verificando semanalmente e constava como 4-marrom. No dia 02/02 depois de uns 10 dias sem verificar, entrei desanimada e vi que havia mudado o status para 7 ( perdi o 5 e 0 6).


    Minhas filhas são maiores de idade e , sim, foram registradas pelo pai com menos de 1 ano de idade.

    Uma dúvida que temos é que uma das filhas acaba de se mudar para Holanda. Não sabemos como proceder em relação a documentos que exigem a presença dela no cartório. Não sabemos se ela pode fazer isso por lá.


    Obrigada pela atenção e suporte de sempre.

  • @jacqueline_rielli , sua filha que mora na Holanda pode ir assinar o formulário 1C no Consulado (ou na Seção Consular da Embaixada) de Portugal. Ela vai assinar na frente do Cônsul ou do funcionário designado.

    Nos EUA, o Consulado de Portugal cobra US$25 para reconhecer a assinatura por autenticidade.

  • editado fevereiro 2023

    @Leticialele , obrigada pela informação.

    Vamos tentar correr com o processo delas, pois, uma vez cidadãs portuguesas, elas poderão usufruir de alguns benefícios.


    Obrigada.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @jacqueline_rielli

    Na planilha do ACP tem duas entradas para o Luiz Antônio, nas linhas 476 & 477. Eventualmente eu vou apagar uma.

    A da mariana, que é mais antiga e está abandonada. Herança do fórum velho.

    Algumas vezes é assim mesmo. Passa tão rápido pelas bolinhas que só dá pra ver no browser por poucas horas. Fica a impressão de que pulou direto da 4-marrom para 7-marrom. Mas 6-verde e 7-marrom é tecnicamente a mesma coisa. Está aprovado, e só falta emitirem o assento. Quando acontecer fica 7-verde.

    Quanto tempo demora pra isso? entre 10-30 dias tipicamente. Como agora tem feriado de carnaval (Entrudo), deve sair entre 17 e 28 de fevereiro. Espere ter o assento para mandar com o processo das filhas.

    Se não mandarem por e-mail (verifique seu SPAM), quando ficar 7-verde pode pedir pelo CivilOnline.mj.pt (€10) e receberá por e-mail o link para baixar o PDF em no max 24 horas úteis. Se mandar cedo pela manhã, no mesmo dia.

    Mas pode começar a providenciar os outros documentos, pagar taxas, etc. Depois manda o PDF pra elas fazerem uma impressão simples e juntar aos documentos.

  • @jacqueline_rielli

    Sua filha pode optar também por ir até Portugal, assinar presencialmente em um balcão de nacionalidade, e fazer a notarização tanto do form-1C como da identidade (RG ou Passaporte com filiação).

    Tem vôos muito baratos da RyanAir e outras companhias semelhantes, se viajar só de mochila (sem bagagem).

    Claro, o caminho normal é o consulado português, como foi dito, e funciona bem. Mas cada um faz seus planos. Aproveitar um passeio e fazer a notarização também é uma opção, e se não me engano, feito em PT é grátis.

  • Muito obrigada, @gandalf pelas informações e sugestões. Vamos aguardar o assento e analisar o que é viável para as próximas etapas.

  • Ah! Meu computador foi formatado e perdi todas as páginas salvas. Pode me encaminhar novamente o link da planilha? Assim consigo te responder sobre as linhas 476 e 477.


    Grata.

  • @jacqueline_rielli

    Sem problemas. Sinto muito pelo seu infortúnio. Um dia sua filha vai trazer um Mac para você de presente. :-)

    aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dU3knhFfjDA2c-uNLSrs7pDAgM7gmh9LLhir4zdFwZE/edit#gid=0

  • Hehehehe .... que assim seja :-)


    Obrigada pelo link da planilha. Pode manter qualquer uma das linhas ( talvez seja melhor aquele com o email da riellimariana). O ano de nascimento é 1963 e não 1964.


    No mais, tudo correto.


    Grata mais uma vez.


    Jacqueline

  • targhertargher Usuário

    Hola!



    Preenchi novamente a planilha... pois ainda não tivemos atualizações no site. Continua na Bolinha 1 verde.


    Recebemos a senha dia 19/04/2021 - e o processo ainda é da minha mãe, depois vou ter que entrar com o meu. E estamos planejando nossa via em cima disso 🤨.


    Desculpe mas não encontrei a resposta do acompanhamento no link citado. Pelo que entendi o processo terá andamento em junho e só receberá o assento em dezembro? É isso mesmo?

    Com o Assento eu já posso dar entrada na minha cidadania?

    Se eu vor antes e pedir residencia , impacta em algo o processo da cidadania?

  • gandalfgandalf Usuário

    @targher

    Respondido aqui: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/3736/#Comment_3736

    Mesmo se entregar no consulado, processos de netos só tramitam na CRCentrais de Lisboa. O consulado só recebe, e manda pra lá. Por isso pode acompanhar online.

  • Oi gente! Estou de volta, dessa vez no novo forum! Agradeço a @Leticialele por sempre ser maravilhosa a todos vocês aqui do forum! Meu processo de neto enviado em agosto de 2021, que recebi a chave em novembro, ainda está na bolinha 1 recebido, recentemente foi direcionado para a ACP, por motivos que ainda não estão muito claros :) O meu já está inserido na planilha de acompanhamento! Torcendo pra resolver rápidooo <3

  • gandalfgandalf Usuário

    @VictorKlein

    A redistribuição de processos é comum, e é feita há bastante tempo em outras modalidades. Redistribuir netos é + recente.

    O processo de seu avô na planilha falta o NºProcesso (no formato 123xx/21) e a data do e-mail da senha, para ir na ordem correta.

    pode informar por e-mail, ou aqui: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.