Certidão de Batismo

@Leticialele @gandalf, , preciso de uma ajuda , amigos Help, preciso achar um livro de batismo de Janeiro de 1882, da Província de Beira Alto, não me lembro o caminho, poderiam me ajudar?, sei que pode ser da Guarda ou Viseu, pois não tenho nada só que e Província de Beira Alto, Nome Antonio Cupido nasc. 03/01/1882, Filho de Jose Pereira Cupido e Josephina Leal, não me importo de olhar folha a folha do livro de batismos, adoro , só não lembro o caminho. Agradeço desde já
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@VANIAVIEIRA , Beira Alta éra uma província enorme!
Era constituída por 33 concelhos, integrando a quase totalidade dos distritos da Guarda e Viseu, mais os municípios de Oliveira do Hospital e Tábua, no distrito de Coimbra:
Não tem uma pista mais consistente sobre o local?
@Leticialele , pior que não sniff.
@VANIAVIEIRA , não conseguiu o passaporte?
@Leticialele passaporte não achei, só certidão de casamento no Brasil.
@Leticialele , te mandei inbox , ja resolvi. Obrigada
Te mandei mensagem no privado
Bom dia,estou querendo solicitar a cidadania portuguesa de minha mãe neta de português,preciso encontrar o assento de batismo de meu bisavô nascido em 08 de Dezembro de 1888 em Agueda,aveiro .
Precisa de ter a certidão de casamento? ambos eram portugueses casados em portugal.
Todos os irmaos do pai da minha mãe eram portugueses somente o pai dela nasceu no Brasil.
Agradeço desde já
@fabiobernardi , no assento de batismo deve constar que os pais eram recebidos (casados) em Portugal.
Se achar a certidão de casamento, ótimo. Se não achar, mande o que tem.
Boa tarde achei a certidão de casamento e as de batismo ,porem não consta que eram recebidos (casados) ,os dois foram batizados na mesma paroquia que se casaram.Preciso solicitar a averbação? Obrigado
@fabiobernardi , a esta altura, não irão averbar casamnto na certidão de batismo. Também não é necessário.
Obrigado....vou solicitar todas certidoes ,batismo de ambos e casamento ,narrativa certificada correto?
@fabiobernardi , sim. Mande as duas certidões.
Assim, haverá comprovação de que os portugueses casaram em Portugal.
Obrigado, outra dúvida no assento de batismo,casamento e nascimento do filho do Português o nome é LERNO DE MORAES...e na certidão de nascimento da neta do Português (minha mãe) esta avô paterno LEANO DE MORAES.....
Preciso retificar por causa do R ter sido trocado pelo A ?
@fabiobernardi , sim, tem que retificar
Bom dia,recebi a certidão de nascimento do meu avô filho dos portugueses,porem o nome do portuguese esta com aquele erro que comentei letra trocada....ele foi o declarante e a mulher .....posso solicitar a cidadania pela mãe do meu avô que tambem era portuguesa?
obrigado
@fabiobernardi
Fazer a retificação administrativa não é difícil. Demora 2-3 semanas, mas precisa da cert de nascimento dele apostilada na PGR em PT.
Se eles se casaram no BR, e ambos são portugueses, precisa fazer a transcrição do casamento. E nesse momento o nome errado vai aflorar novamente, e vão mandar retificar porque é o nome do português (mesmo que ele não seja o escolhido para fazer a nacionalidade).
Sim, pode fazer pela mãe ou pelo pai. Como ambos são portugueses, você pode escolher.
Boa noite mais uma dúvida na certidão de nascimento do filho dos portugueses nome da mãe está Maria Pereira de Moraes ,nos assentos de batismo esta Maria no de casamento da portuguesa está Maria Pereira Sucena, preciso fazer alguma retificação? Foram casados em Portugal em 1910 .....O pai foi o declarante junto com a esposa.
Obrigado
@fabiobernardi , como é o nome do marido e dos pais e avós da Maria?
De onde vêm o Sucena e o Moraes?
Bom dia o marido Lerno de Moraes .O Pereira e o Sucena vem da mãe da Maria, Rosa Pereira Sucena.....e avos maternos,Antônio Pereira Sucena e Rita Pereira.
Muito obrigado.
@fabiobernardi , eu não mexeria em nada.
Antigamene, a mulher adotava o sobrenome do marido, motivo pelo qual ela aparece com o "Moraes".
Portugal não adotava o mesmo critério.
Mas está bem claro que se trata da mesma pessoa.
Muito obrigado mesmo ...tenha um ótimo fim de semana
@fabiobernardi
Concordo com a Leticialele. Não mexa em nada, não precisa.
No assento de casamento veio o nome de solteira dela. Na certidão do filho, já veio o nome de casada, um direito dela.
Imagino que esse nome de casada vem na identidade dela também.
Deixe para retificar o nome do marido somente de exigirem. Não precisa transcrever o casamento. Mande a certidão de casamento dos portugueses em inteiro teor, apostilada, no processo de nacionalidade do filho.
@gandalf , @fabiobernardi , se casaram em Portugal, não tem como apostilar a certidão no Brasil. Não precisa apostilar, basta mandar uma cópia.
Obrigado pela atenção ,ajudou muito ...
Outra coisa esses assentos que se encontram no Arquivo Distrital de Aveiro, vocês conhecem alguem de confiança que pode fazer esse serviço para mim?
@fabiobernardi , peça diretamente ao CRAV!!!!! Não precisa pagar a ninguém para pedir.
Tem que fazer 1 pedido para cada tipo de assento - batismo e casamento, por exemplo.
Registre-se lá, é grátis.
Vá em "Pedido de Certidão"
Marque Paroquiais/Registo civil em "Preencher o formulário referente a documentos"
Peça certidão integral
Tipo de reprodução é analógica (papel). Certificado.
Entrega via postal, com rastreio,
Se precisar de ajuda para preencher, basta perguntar
Eles vão receber o pedido, você tem que ficar acompanhando. Vão fazer um orçamento que você terá que aprovar.
Aprovado o pagamento, vai pagar com cartão de crédito.
Depois de uns 25 dias, o assento chega pelos correios.
Muito obrigado vou fazer isso ...