Fixar Sobrenome - Nascidos antes de 1911

Prezados, boa tarde!

Conseguem me tirar uma dúvida por gentileza sobre a necessidade e melhor opção para fixar sobrenome, vou narrar meu caso abaixo:

Processo de NETOS

Português José nascido em 28/08/1884, filho de Manoel Gonçalves Massorra e Guiomar Clara Leite Brochado.

Ele registrou o filho e assinou a certidão como José Gonçalves Brochado. O sobrenome escolhido é o mesmo dos pais. Acredito que isso já serviria para fixar o sobrenome. Inclusive é o nome que aparece como avô na certidão da requerente.

Pergunto, é necessário enviar ainda assim a certidão de casamento ou de óbito do português? Pois na certidão de casamento a data de nascimento informada (11/05/1884) é divergente do assento de batismo, temo cair em exigência.

Já em relação ao atestado de óbito, as informações são corretas, nome dos pais e idade batem certinho, mas ainda preciso encontrá-la em algum cartório, só tenho a imagem (em anexo) e não consigo ler.

Qual a opinião de vocês? desde já obrigado!


Comentários

  • @Berik88 , como ele usou os apelidos dos pais, eu não mandaria nem certidão de casamento nem de óbito.

  • Berik88Berik88 Usuário

    @Leticialele obrigado pela resposta! Caso por algum motivo caia em exigência, eu posso enviar uma dessas duas no prazo que eles informarem, correto? Pensei em não enviar mesmo dado o que expliquei. Mas não sabia se esse envio seria obrigatório.

  • @Berik88 , se o português tivesse adotado apelidos diferentes dos apelidos dos pais, seria obrigatório o envio da certidão de casamento ou de óbito para fixar o nome. Mas, como no seu caso os apelidos são do pai e da mãe, não há necessidade.

    Não cairá em exigência.

  • Berik88Berik88 Usuário

    @Leticialele obrigado pelos esclarecimentos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.