como solicitar um assento de nascimento certificado e apostilado

Boa tarde, amigos, alguém sabe me ensinar o caminho que devo fazer para solicitar um assento já informatizado , tenho ele em mãos, mas apareceu um divergência no nome do pai português de ano de nascimento e apelido, e o cartório esta solicitando o Assento certificado (esse até sei solicitar) e APOSTILADO, nem tenho noção de como solicitar desta forma, agradeço a ajuda , beijinhos

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário

    @VANIAVIEIRA

    Já tem o NºProcesso, e a data que recebeu o e-mail do Renne para atualizar na planilha?

    Que ano nasceu o português em questão (o do assento apostilado), e de quem é o processo, do Renne?

  • gandalfgandalf Usuário

    @VANIAVIEIRA

    Em linhas gerais o procedimento está descrito aqui (clique). Neste caso a certidão era anterior a 1911 e estava num Arquivo Distrital.

    Se for depois de 1911, é o mesmo procedimento, pedindo pelo CivilOnline.

  • VANIAVIEIRAVANIAVIEIRA Usuário
    editado junho 2023

    @gandalf bom dia, não é do Rene o numero do processo 314xx/2023, o processo dele e de neto, recebi email da senha de acesso 11/03/2023, esse que preciso pedir e de uma tia Otilia , preciso fazer a transcrição de casamento dela, em sua certidão de casamento o pai esta com ano de nascimento errado nasceu em 1914, e consta como 1922, o nome esta no assento Manuel Antonio, e na certidão de casamento dela esta Manuel Antonio de Sá, sua certidão de óbito no Brasil esta como Manuel Antonio, tem o assento informatizado tirei pela civil online, mas o cartório quer o assento certificado e apostilado, para correção Administrativamente, agradeço desde já

  • @gandalf , só para eu entender se for antes de 1911, solicito pelo CRAV , e algum Arquivo Distrital envia, agora se for após 1911, solicita na civil online,(já tenho essa certidão solicitada), agora é simples , aonde peço uma certificada?, a Freguesia é de Amendoeira e Concelho de Macedo de Cavaleiros, solicito diretamente na Conservatória de Registro Civil Macedo de Cavaleiros? e peço para enviarem para Procuradoria Geral da República? ou entendi tudo errado, obrigado desculpe a ignorância nunca solicitei apostilamento.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado junho 2023

    @VANIAVIEIRA

    Antes de 1911 a certidão de batismo estará em um Arquivo Distrital, da área em que nasceu. Não necessariamente em Aveiro.

    Que ano ele nasceu? (você não respondeu a essa pergunta)

    Se você tem essa certidão solicitada no CivilOnline há menos de 6 meses, então pode entrar em contato com a PGR por e-mail, e passar para eles o link que o CivilOnline mandou pra você. A PGR baixa o assento, imprime, apostila, e te manda pelo correio. Custava €10,60.

    Por e-mail eles te passam a instrução para o pagamento da taxa.

    Se estiver em algum Arquivo Distrital, então tem que pedir ao Arquivo colocando o endereço de entrega na PGR para que mandem em papel, certificado, e esse papel certificado será apostilado.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado junho 2023

    @VANIAVIEIRA

    O CRAV, embora seja parte do Arquivo Distrital de Aveiro, permite pedir certidões que estejam em outros Arquivos integrados ao DGLAB.

    "Aqui poderá realizar pedidos relativos à documentação custodiada por todos os arquivos da rede DGLAB."

    aqui: https://adavr.dglab.gov.pt/informacoes-uteis/formularios/reproducao-de-documentos/

    Serviços em Linha -> "Consulta Real em Ambiente Virtual" -> Registar (precisa ter uma conta para poder acessar o serviço gratuito)

    -o-o-

    Vi depois que já tinha respondido que nasceu em 1923. Pode pedir o dela pelo CivilOnline, por €10. eles mandam o link por e-mail em 24h úteis. Pedindo no final de semana, mandam na segunda-feira. https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

  • @gandalf muito obrigado, vc como sempre muito solicito, 🙏

  • VANIAVIEIRAVANIAVIEIRA Usuário
    editado junho 2023

    @gandalf , Bom dia, mandei o email para o PGR, já me enviaram o formulário para preencher, mas o pagamento não pode ser pelo cartão Visa, como todas as certidões e taxas que sempre paguei que enviavam um link e pagava,.... eles informaram que só pessoalmente pode pagar com cartão , envio pelos correios SÓ COM TRANSFERENCIA BANCÁRIA, me enviaram o numero conta IBAN: PT50 0781 0112 0000 00068615 2

                                      BIC: IGCPPTPL, vc sabe me explicar como faço? tenho conta no Itau e Nubank, Agradeço imensamente sua ajuda, desculpe a ignorância 😔

  • @gandalf obrigado amigo, minha gerente me auxiliou , consegui fazer, obrigado por tudo 🙌

  • gandalfgandalf Usuário

    @VANIAVIEIRA

    Que bom que resolveu. Eu nunca precisei fazer. Deixei para que outra pessoa lhe respondesse com as opções. Mas a transferência Swift de um valor baixo assim não é difícil, mas é mais caro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.