Tirar direto como neto ou fazer do pai primeiro?

Vou ajudar meu sobrinho a tirar a nacionalidade dele, porém, como meu irmão não tirou (pai dele), ele está pensando em tirar como neto.

Dado o tempo e as exigências de tirar como neto, vale mais à pena para ele, fazer a do pai dele primeiro e depois tirar como filho?

Podem me dizer quais documentos estão pedindo para tirar como neto e tb por casamento? Também começarei a do meu marido.

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário
    editado julho 2023

    @LolaRJ

    Se o filho/filha do português estiver vivo, sempre vale a pena fazer a nacionalidade dele primeiro.

    Se pular uma geração demora 3 anos. Fazendo a do filho, garante o direito das próximas 2 gerações, e antecipa em 1,5 a 2 anos.

    Escolha a modalidade primeiro (filho art-1C ou neto art-1D), e então discutiremos sobre a documentação.

  • LolaRJLolaRJ Usuário

    Oi, @gandalf ! Obrigada pelo retorno!

    Uma dúvida, vc falou que garante o direito das duas próximas gerações, mas por neto, hoje, não é por atribuição? A pessoa não teria direito de passar para os futuros filhos como filho de português, mesmo tendo tirado como neto? Não entendi essa parte.

    Já decidi, vou tirar a dele como filho então, vou fazer a do meu irmão primeiro. Apenas para ciência, a mãe do meu sobrinho não foi casada com meu irmão.

    E a do meu marido, terei que fazer por mim mesmo, pois não consegui localizar o nascimento da bisa portuguesa dele, para tirar a da mãe primeiro.

    Então, começando a partir de agora, pode me ajudar com o que preciso para começar a do meu irmão para depois fazer a do meu sobrinho e tb a do meu marido?

    Dúvida: Não dá para enviar a do meu sobrinho junto com a do pai não, né? Visto o ":clima"hoje em dia é melhor fazer por etapas mesmo?

  • gandalfgandalf Usuário

    @LolaRJ

    Sim, tanto filho como neto são por atribuição. (eu não disse nada diferente disso)

    Suponhamos que o sobrinho comece a sua nacionalidade como neto. Daqui a 1 ano, o pai dele muda de idéia e pede como filho. Quando perceberem que o pai é português, eles imediatamente mudarão a nacionalidade do sobrinho de art-1D para art-1C, porque é preferencial.

    Se o pai é português, ele não pode invocar o art-1D. Não "saltou uma geração", como é requerido para 1D. Mas são detalhes.

    "a mãe do meu sobrinho não foi casada com meu irmão". Se o declarante de seu sobrinho foi o pai (português), não tem problema. Pode fazer o pai e em seguida o filho. Sendo o português é o declarante, antes de 1 ano de idade, não importa se era casado ou não.

    No entanto... Se seu irmão não era casado com a mãe, E não declarou seu sobrinho, OU declarou o registro tardio, isso muda tudo. Seu sobrinho precisa fazer como neto, com o pai sendo brasileiro. O pai não pode pedir nacionalidade portuguesa antes do filho.

    Enquanto o pai for brasileiro, valem as leis brasileiras (pai e mãe são os que constam na certidão). Se o pai se tornar português, valem as leis portuguesas (a paternidade tem que ser estabelecida, não basta constar na certidão; casado ou solteiro faz diferença).

    O caso está ganhando nuances delicadas. Creio que devemos conversar por Mensagem Privada, um caso de cada vez.

    1) Você já tem nacionalidade, e seus filhos também?

    2) Seu marido também tem direito a nacionalidade (decidir se faz como neto OU pelo casamento)

    3) Seu sobrinho, deseja a nacionalidade. Como o pai não era casado com a mãe, precisa definir muito bem a situação dele, para decidir se deve fazer a nacionalidade do pai dele antes ou não (ambos aplicando como filhos OU só ele aplicando como neto)

  • LolaRJLolaRJ Usuário

    @gandalf , vc não falou nada diferente de atribuição não, eu que fiquei em dúvida mesmo. Vou falar no privado, como vc indicou.


    Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.