Documentos necessários e certidão anterior à 1911

Boa tarde pessoal!

Estou buscando a cidadania pelo meu avô que nasceu em Portugal e estou com algumas dúvidas quanto aos documentos necessários.

Vi em alguns foruns que o RG é necessário, mas no site da justiça portuguesa eles só pedem certidão de nascimento e certidão de antecedentes criminais, quais são realmente os documentos necessários?

Além disso, tenho uma dúvida quanto a certidão de nascimento do meu avô, que nasceu em 1896, encontrei ela no arquivo distrital de porto (https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=916702) está no número 420, este documento possui algum valor legal ou teria que adquirir outro tipo de certidão?


Obrigado pela atenção pessoal!

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário

    @gabrielmrajao

    Você precisa pedir uma certidão original ao Arquivo Distrital do Porto, certificada. Virá com um carimbo em relevo e assinada com tinta. Eles mandam pelo correio, e demora 3-4 semanas. Peça duas cópias pelo site do Arquivo ou pelo CRAV.

    Para a nacionalidade precisa mandar a original em papel. A que você achou servirá como localizador, para eles achem o documento arquivado. Se não tivesse achado, eles te cobrariam pela busca. Mande a imagem ou a URL para eles, junto com os dados.

    Essa certidão só traz o primeiro nome do português, e o nome completo dos pais e avós. Se o apelido não segue os apelidos de família, precisa fazer a transcrição do casamento (caso tenha sido no BR), ou mandar a certidão (caso tenha sido em PT, e não esteja averbada ainda). No casamento fixa o apelido (sobrenome) adotado na vida adulta. Se tiver que fazer a transcrição, precisa da outra certidão original.

    Como está fazendo pelo avô, precisa da cópia autenticada e apostilada do RG do requerente, com menos de 10 anos de emissão.

    Também precisa da cópia autenticada e apostilada do RG do progenitor BR, filho(a) do português, ou algum outro documento que possua. Como ele deve ter falecido, pode ser um RG antigo mesmo. Isso passou a ser uma exigência recente no ACP.

    Vamos acertar o entendimento dessa parte, e depois mando a lista completa dos documentos.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado agosto 2023

    @gabrielmrajao

    Quem é filho(a) do Carlos? (o pai ou mãe do requerente?)

    Quem foi o declarante na certidão do filho dele? foi registado antes de 1 ano de idade?

    A neta é casada? Com que idade foi registada?

    O casamento do Carlos está transcrito junto com o óbito, desde 2006. O tiff 212 está muito bom e legível.

    Para você bastará uma cópia da certidão de batismo, original do Arquivo, pq o casamento já transcreveu. Se tiver outros primos de sua mãe que vão fazer, pedindo mais de um assento fica mais barato por unidade. Mas pra você basta um original. Custa uns €24 a primeira, e uns €10 cada adicional.

    Você pede pelo website do Arquivo. Na mesma página que consulta a certidão, no topo clique no TAB "Serviços em Linha", siga as páginas, crie uma conta no CRAV. Lá mesmo você faz o pedido, paga no cartão, etc. Recebe pelo correio em 2-3 semanas.

    Confira antes na certidão do filho(a) se tem algum nome ou data divergente, que precise retificação. Informe aqui, porque se tiver, o roteiro será diferente. Tem que apostilar a certidão em PT antes de pedir pelo correio.

    Os demais documentos eu vou lhe mandar a lista por Mensagem Privada, naquele envelope do canto direito superior da tela. Responda as perguntas acima para dar prosseguimento. Informe o primeiro nome do filho e da neta do português.

    Algumas coisas tem mudado recentemente, e se você recebeu a lista em outro local, ela provavelmente está desatualizada.


  • Meu pai é filho do Carlos, o nome é Oswaldo De Almeida Rajão e meu nome é Marcus Castelo Branco Rajão, nenhum dos nomes mudou com o casamento, existe necessidade da certidão de casamento?

    As certidões de nascimento (minha e do meu pai) incluem o nome até dos avôs, acredito que tudo está certinho.

    Muito obrigado pelas respostas me ajudou muito!

    Desculpe a demora para responder

  • gandalfgandalf Usuário

    @gabrielmrajao

    Como consta o nome do Carlos na certidão do Oswaldo?

    A mãe é Marieta Monteiro de Almeida, e o pai Carlos [Costódio?] Rajão.

    O Oswaldo recebeu o Almeida da mãe e Rajão do pai. OK.

    Marcus é o neto, e Castelo Branco tem que vir da mãe ou dos avós. Rajão do pai. Se foi isso, OK. Se não foi, explique de onde veio.

    Não precisa mandar certidões de casamento. O casamento de Carlos já foi transcrito em 2006 e eles têm o documento lá.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.