CRC - Lisboa: Processos enviados

2»

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário

    @je_figueira

    Se quiser pode ligar na Linha de Registos, e perguntar. Eu aguardaria os 120 dias antes de ligar.

    Por Skype, seg-sex de 09:00 as 17:00 horário de Lisboa. Demora 90 minutos na linha de espera com a música. Só falam com o requerente.

    Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (Ponha R$15 pelo cartão, ative auto-refill)

    Tenha anotado numa folha os dados do requerente, e as perguntas que quer fazer sobre o processo.

  • Oi Gandalf! Vou aguardar os 120 dias sim, e aí se ainda não tiver recebido (no mês que vem que completará os 120 dias) eu tento me comunicar com alguém de lá.

    Muito obrigada pelos esclarecimentos.

  • Olá,

    Com meu auxílio, minha mãe enviou, para a CRC Lisboa, em abril, via DHL, documentação para aquisição de nacionalidade portuguesa pelo casamento antes de 03/10/1981. Após 2 meses de espera, decidi entrar em contato por e-mail.

    Foi com surpresa que me informaram que não encontraram o processo, mesmo que eu tenha enviado anexo ao e-mail, e de acordo com solicitação deles), comprovante de envio e de recebimento, onde consta inclusive o nome do funcionário que recebeu a documentação.

    Totalmente perdido, perguntei o que eu poderia fazer para resolver, mas não me responderam mais. Alguém aqui sabe se existe alguma solução para isso?

    Muito obrigado.

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    @Frederico envie um e-mail para [email protected] e fale do ocorrido.

  • @Vlad Pen, agradeço sua dica.

    O problema é que foi através desse e-mail que me informaram que o processo não foi encontrado . Mesmo eu tendo enviado comprovante de recebimento indicando até o nome do funcionário que recebeu.

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
    editado julho 2023

    @Frederico tente esse e-mail [email protected]t ou [email protected]. Caso eles não encontrem, se vc tiver tirado cópia, exija que um novo processo seja reaberto sem custo algum utilizando as cópias que vc tem.

  • Vou tentar. Muito obrigado, @Vlad Pen.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Frederico

    O processo Base-X não tem custo. Teria que começar novamente, e ter o gasto com os documentos.

    Quando você diz "CRC Lisboa" está falando da Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa ?

    Há várias Conservatórias de registo civil em Lisboa.

    Outra opção seria pedir a busca por: https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa

  • Olá, @gandalf !

    Sim, a da Rua Rodrigo da Fonseca, mas n.º 198. Consta inclusive a assinatura de um funcionário no documento do DHL.

    Sim, de fato o processo em si não tem custo, apenas a documentação mais o DHL, o que não é barato.

    O que achei absurdo e irresponsável é haver comprovante de recebimento e falarem que não acharam o processo.

    Vou tentar os e-mails que o @Vlad Pen sugeriu. Se não der certo mesmo assim farei a queixa.

    Muito obrigado.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Frederico

    Por e-mail não é a melhor forma.

    Em seu lugar eu tentaria localizar com a Linha de Registos. É interativo. Eles podem tentar a busca por vários dados diferentes. Base-X não tem um formulário, o que pode dificultar um pouco a busca. Mas se você conseguir uma pessoa com boa vontade na LR, eles acham.

    Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (Ponha R$15 pelo cartão)

    Lembrando que o atendimento da LR é seg-sex, das 9h às 17h horário de Lisboa. Atualmente das 5h às 13h horário de Brasília. Só falam com o requerente ou seu representante legal (quem tiver assinado o requerimento). Peça a sua esposa ou uma filha para ligar.

    Eu sugiro você ligar pela manhã, exatamente na hora que abrem, 9h em Lisboa (5h da manhã no BR). Terão mais boa vontade para buscar.

    Não ficarão muito tempo buscando, porque recebem por produtividade. Se não der certo com uma pessoa, ligue novamente e provavelmente cairá em outro atendente. Vá tentando até conseguir uma boa alma que a ajude.

    Em muitos anos que acompanho, nunca vi um processo ser perdido. Já vi ser extraviado, erros de digitação que dificultam a localização, colocados na caixa como outra modalidade, ir agarrado em outro processo, etc. Perdido nunca. Se acontecer, o de sua mãe seria o primeiro.

    Processos extraviados, em algum momento são localizados.

    Processos Base-X são rápidos, uns 5-6 meses para aprovação e assento. Na hora que você assustar, ela já está até com cidadania, e foi algum erro bobo de digitação do e-mail, ou do nome, que é corrigido depois.


  • @Vlad Pen e @gandalf ,


    Gostaria de agradecer a ajuda. Após ligação telefônica às 5h do horário de Brasília, uma prestativa senhora encontrou facilmente o processo e nos forneceu a senha para acompanhamento. E, de fato, em 3 meses após recebimento, já está na bolinha 4.


    Muito obrigado.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Frederico

    Muito bom. Agora Informe os dados dela e acompanhe pela planilha, aqui: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/4898/#Comment_4898

  • Olá, amigos! Quanto tempo não apareço por aqui!

    Eu estive acompanhando a planilha e notei que nos processos de netos, existem processos digitais deste ano que já estão sendo analisados. O meu processo é de novembro de 2021 e ainda está na primeira bolinha.

    Isso realmente é verdade? Fiquei muito tempo fora e não estou inteirada das novidades. Alguém com paciência e tempo poderia me explicar?

    Grata!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado novembro 2023

    @biaamourao

    Em 2021 não havia ainda processos em formato digital. Só ficou disponível a partir de 17/02/23 em teste com poucas modalidades, e a partir de 21/04/23 passou a ter todas as modalidades. No momento é restrito a advogados e solicitadores registrados.

    Para detalhes, consulte aqui.

    Verifique onde está seu processo na linha logo acima do seu nome. "O processo encontra-se na XXXX".

    Alguns processos próximos ao seu, foram transferidos para o ACP. Outros ficaram na CRCentrais. Em ambos os casos os processos estão na 1-verde.

    Alguns poucos processos que chegaram 30 dias antes, começam a se mover timidamente.

    Se ele permanece na CRCentrais, sua data de aprovação está prevista para 23/06/24. (e vai se ajustando)

  • Muito obrigada pela explicação, Gandalf.

    Eu venho consultando meu processo mensalmente e acredita que não tinha notado até este momento que o meu foi transferido?

    Vou até acrescentar essa informação à planilha de acompanhamento.

    Por que os processos foram transferidos? Isso vai ter algum impacto no meu? Devo ficar feliz, por assim dizer? kkkk

    Muito obrigada pela paciência de sempre!

  • @biaamourao

    É uma decisão do IRN, para auditoria dos processos. Todos os processos aprovados no ACP o assento é emitido em outra conservatória civil. Já faz algum tempo que faziam assim, mas agora se tornou uma norma interna, mais ou menos recente.

    Querem evitar problemas, tendo outro local conferindo o serviço. A auditoria sempre existiu, para todos os processos, mas feita externamente é mais seguro para eles.

    Ficar feliz? Não creio. Mas isso não tem a ver com a transferência. Tem a ver com fraudadores de plantão. Descobrem novas fraudes, aumenta o escrutínio, e demora mais.

    Há alguns anos, o assento era emitido em 2 dias. Se demorava uma semana era uma eternidade, e todo mundo reclamava. Passou a levar 1 mês, e todo mundo reclamava. Passou a levar 6 meses, e todo mundo reclama. Acho que faz parte. As pessoas vão se adaptando. :-)

  • DecamDecam Usuário

    Sabendo que o site das bolinhas não está atualizando, liguei agora na linha de registro, esperei uma hora para ser atendida (não consegui ligar na hora recomendada, logo que abre) e descobri que meu processo 1-C, de julho/22, que a advogada escolheu, para meu azar, mandar para a CRC de Lisboa, está ainda na bolinha 2.. o site mostra ainda na 1

  • DecamDecam Usuário

    Vale a pena atualizar na planilha? Não tenho a data em que foi para a dois

  • gandalfgandalf Usuário
    editado março 8

    @Decam

    As bolinhas ainda funcionam. Mas elas sempre foram atualizadas manualmente, pelo funcionário que está lidando com o processo.

    Alguns lapsos ocasionais sempre ocorreram. Mas os estados intermediários têm pouca relevância. São processamento interno, e é só pra saber que o processo está andando. A maioria das pessoas não vêm todas as mudanças de fases.

    A parte que não está funciona é a última fase.

    É quando a nova integração emite o assento sem atualizar a bolinha 7-verde. Não há mais um ser humano para atualizar as bolinhas.

    -o-o-

    Para efeito da planilha, só me interessa:

    a) data de chegada na Conservatória (rastreio da DHL/EMS/CTT);

    b) data que recebeu a senha, 1-verde (geralmente um e-mail, mas pode ser de várias outras formas, LR, advogado, etc);

    c) exigência se ficar 4-laranja. Essa tem que ser documentada em Observações, com data, p/ ficar anotado, mesmo qdo sair dela;

    d) data de aprovação (6-verde ou 7-marrom, o que ocorra primeiro);

    e) finalização (7-verde);

    As outras são opcionais, e vão anotadas no campo Observações, em formato livre, se a pessoa quiser anotar.

    O tempo se divide entre a--d (por ordem de chegada), e depois d--e (por ordem de aprovação)

  • Prezados, boa tarde!

    A entrada da documentação no processo de atribuição para netos foi entregue em Lisboa em 25/01/2023 e até hoje (passado os 120 dias) ainda está na primeia bolinha "recebido".

    Sabem se esse tempo é normal ou se está acima do esperado? Acredito que está demorando além do normal.

    Obrigada!

  • @je_figueira, mais do que normal!! O processo de netos leva uns 3 anos. Demora demais para andar!!

  • gandalfgandalf Usuário

    @je_figueira Inclua os dados do processo na planilha.

    Compare com os outros e verá que os que estão agora sendo aprovados e finalizados deram entrada em Março ou Julho de 2021.

    Vai passando o tempo, você irá se esquecendo de detalhes, que afetam o prazo. A planilha te dá uma visão de conjunto, Seu processo em relação a outros que caminham junto. Parece assustadora a princípio, mas com o uso você aprende a lidar com ela.

    o form: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

    a planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit?pli=1#gid=2128833820

  • gandalfgandalf Usuário

    @Anderson

    Eu não consegui um tópico melhor para o seu caso, e decidi listá-lo aqui.

    Seu processo foi incluído na planilha de Filhos Art-1C pela CRCentrais de Lisboa.

    aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit?pli=1#gid=521806804

    A previsão de aprovação, por enquanto está para 10/2025. Mas pela CRCentrais tem poucos processos de filhos aprovados nos últimos 6 meses para ser usado como referência. À medida que processos comecem a ser finalizados, os prazos previstos se ajustarão automaticamente. Não espere grande mudança no prazo, talvez 1 mês a mais ou a menos.

    Se entendi corretamente, você mandou por EMS para o ACP e foi imediatamente redirecionado para a CRCentrais. Sabe por que foi redirecionado? Acaso o progenitor português nasceu em outro país (ou região) que não seja o BR, PT, UK, ou país membro da UE?

  • gandalfgandalf Usuário

    A todos os que usam a planilha: Foi incluída uma coluna para a data da bolinha 7-MARROM.

    Por enquanto somente nas planilhas de Filhos, Netos, Residentes, e Sefarditas. Se funcionar, será ajustado nas outras. Isto é um ajuste provisório, até que reformulem no IRN o sistema de consulta online.

    Funciona assim:

    • 6-verde - Status é Aprovado, escreve a data na coluna 6-VERDE.
    • 7-marrom - Status é Aprovado, escreve a data na coluna 7-MARROM. (Se nem viu ficar 6-verde, escreva a mesma data em 6-VERDE, para retirar a cor avermelhada, da inconsistência que fica se marcar Aprovado sem preencher a data correspondente)
    • 7-verde, e/ou assento - Status é Finalizado; Verifique no assento a data do registo (ou se ficar 7-verde), e escreve na coluna 7-VERDE (o novo sistema automatizado de registo não está atualizando corretamente o Status)

    Aproveito para deixar o link:

    Filhos (Lisboa): https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit?pli=1#gid=521806804

    Formhttps://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.