«1

Comentários

• Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
    editado outubro 1

Tb começam a valer novas diretrizes para agilizar os processos de nacionalidade.Resta saber se vai dar certo.

• RogerioSRogerioS Usuário
    editado outubro 1

E outra coisa, consultando o site antigo deu como concluído o processo, mas acho que isso é erro.

Porque o processo não tem nem seis meses de entrega.

Sim, vou verificar, mas acho que está muito congestionado.

• @RogerioS , saiu do ar!! Devem ser muitas consultas!!

• É muita IRRESPONSABILIDADE do IRN colocar no ar uma plataforma bugada!!!!

Pra variar.O IRN..não consegue fazer nada que funcione direito....🤨🤨🤨🤨🤨

Pois é...Pois é..em se tratando do IRN , nada me surpreende

• @Vlad Pen

Prezado amigo,

Ao consultar o meu processo de nacionalidade na nova plataforma recebi a seguinte mensagem:

A senha ....... não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo.

Verifique que digitou a sua senha corretamente.

Caso não encontre o seu processo dirija-se à conservatória onde entregou o seu pedido. Na Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, sem marcação prévia é possível obter a sua senha de acesso.

Digitei a senha com os pontos e depois sem os pontos, na terceira tentativa a consulta não foi mais possível.

A dúvida é se trocaram a minha senha para acessar o andamento do processo. Pode ajudar-me?

Fraterno abraço

• @CarlosAlberto , deve ser uma instabilidade temporária.

Você tem que digitar a senha com os hífens.

https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade

• @Leticialele Bom dia!!!

Muito obrigado pela grande ajuda.

Hoje, seguindo suas orientações, pude acessar o andamento do meu processo que desde a entrada na CRC Lisboa (14/01/2022) se encontrava na "bolinha 1", para minha surpresa ao ver o andamento encontrei as seguintes anotações:

1 Submetido 2 Em análise (O pedido já iniciou a sua análise). 3 Aguarda resposta (Em alguma das fases de tramitação, foi requisitado ao requerente alguma informação ou documento extra que ainda não foi enviado.) 4 Para decisão (O pedido já passou por todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão") 5 Concluído nessa fase ainda não há registros

Compreendi que o processo já passou por todas as fases e aguarda a Proposta de Decisão para ser concluído, é isso mesmo?

Registrando, que ao contrário da informação no item 3, em nenhuma oportunidade me foi requisitado prestar alguma informação ou apresentar documento extra que ainda não tinha sido enviado.

Obrigado

• gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 4

@CarlosAlberto

Essa era uma deficiência complicada de explicar para as pessoas no sistema antigo. A bolinha verde significa que já passou aquela fase, e está na próxima bolinha branca, aguardando a sua vez.

Sendo assim, quando você via "1-verde", na verdade o processo já tinha completado isso, e estava em análise, na bolinha "2-branca".

O verde era quando completava. Marrom era quando estava sendo ativamente trabalhado.

Fico feliz que tenham mudado isso. Era uma lógica bem portuguesa, que causava confusão.

A bolinha marrom foi substituída pela bolinha com o lápis dentro. Não sei ainda como ficará quando tem exigência, mas imagino que tenha um ícone específico também.

A linha de texto abaixo das bolinhas ainda é a melhor referência.

• @gandalf

Bom dia!

No andamento do processo na nova Plataforma não aprecem mais as bolinhas com os números e sim os seguintes passos:

Submetido Em análise Aguarda resposta Para decisão Concluído (aqui aparece a figura com o lápis dentro).

O texto aparece quando o mouse é colocado em cima da circunferência com a letra "i", vista em cima de cada passo ("Submetido", "Em análise", "Aguarda resposta", "Para decisão" e "Concluído") .

Vou transcrever os textos em cada passo:

Fase - Em análise - TEXTO: O pedido já iniciou a sua análise.

Fase - Aguarda resposta - TEXTO: Em alguma das fases de tramitação, foi requisitado ao requerente alguma informação ou documento extra que ainda não foi enviado.

Fase - Para decisão - TEXTO: O pedido já passou por todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão"

Fase - Concluído - No meu processo, aparece a figura de uma circunferência com o lápis dentro, levando a crer que o texto da conclusão ficará disponível quando aparecer a figura ".

Considerações sobre a nova plataforma:

1 - Não aparece mais o nome do requerente;

2 - Não tem mais legenda explicativa das fases, como tinha antigamente;

3 - Não consta mais em qual conservatória que está;

4 - A lógica portuguesa continua sendo a lógica portuguesa ;)

• rodrigomarodrigoma Usuário

Olá boa noite!

costumo entrar 1x por mês no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/ para acompanhar o andamento do processo

por minha surpresa entrando hoje vi que o site mudou (e olhando esse post aqui no site, foi algo recente)

e ao entrar com a chave mudou as etapas e o progresso esta igual dos usuários que estão relatando aqui.

fiquei preocupado que a etapa Aguarda Resposta esta como concluído e com a informação "Em alguma das fases de tramitação, foi requisitado ao requerente alguma informação ou documento extra que ainda não foi enviado."

Coisa que não recebi nada.

Alguém já tem mais informação dessa reformulação? o que significa cada etapa e esses textos do ícone "i"?

Obrigado!

• gandalfgandalf Usuário

Eu dei uma olhada no novo sistema.

Uma correlação do sistema antigo para o novo, seria mais ou menos assim. Fiz somente para ajudar a entender, não é oficial.

(Nem todos têm a fase-3)

A instrução geral continua a mesma: https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade

A penúltima bolinha ainda não tem a aprovação ainda. Ela significa que "Foi encaminhado para decisão".

É uma "proposta de decisão". É a fase onde haverá a decisão do processo.

A última bolinha, deve ser após a decisão, o registo e assento (automatizados).

• Estou com a mesma preocupação relatada acima pelo Carlos Alberto, "nenhuma oportunidade me foi requisitado prestar alguma informação ou apresentar documento extra que ainda não tinha sido enviado"

Dessa forma, continuei lendo e encontrei o Relato do Gandalf (abaixo), Afirmando que "É uma "proposta de decisão". É a fase onde haverá a decisão do processo."

Considerando isso. Se a decisão for que eu NÃO estou Apto a ser um cidadão Português, por uma falta de documento (exemplo), entende que eu não tive a oportunidade de regularizar isso ??

• Estou com o processo exatamente como colocou ai, será que na fase 3 que já esta concluído, teve alguma solicitação de documento ?

Ou tudo indica que está 100% e agora é só aguardar o OK para pegar a Nacionalidade ?

• Olha como aparece aqui pra mim 🔽

• gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 5

@gabrielgois

Existe uma consulta normal, que ocorre como parte da pré-análise do processo. O Conservador ainda não examinou, mas o funcionário que faz a pré análise sabe o que precisa nesta fase preparatória, e toma as providências internamente. Está "em análise".

Se nesta fase o funcionário percebe que falta algum documento, ou que faltou alguma legalização na assinatura, ele notifica para corrigir. É uma exigência na pré-análise. Aí vai para a bolinha "aguardando resposta".

Estando tudo certo, como foi no seu caso, ele faz a tal "proposta de decisão" e os documentos são encaminhados para a etapa seguinte. A bolinha fica nesta fase "para decisão".

Chegando a vez, o Conservador faz uma análise fina dos documentos já organizados, e emite o parecer. Da mesma forma o Judiciário emite os pareceres deles, nos outros 3 setores. Nesta etapa, se surgir alguma dúvida, pode suscitar uma exigência de informação suplementar que não foi detectada na pré-análise. É mais raro, geralmente algum detalhe legal. O processo neste caso voltaria para "aguarda resposta" com lápis.

Estando tudo certo, recebe as 4 aprovações, e vai para registo e para emitir o assento automaticamente, com a bolinha "concluído" marcada.

Você perguntou: "Ou tudo indica que está 100% e agora é só aguardar o OK para pegar a Nacionalidade ?"

Na grande maioria está OK e vai passar para a próxima fase, mas ainda depende dos 4 pareceres. Se houver algum detalhe, ainda pode voltar para "aguardando resposta". Ele já passou por esta fase a 1ª vez na pré-análise, e pulou direto com a proposta de decisão.

-=-=

Isso é apenas um exercício pessoal na lógica por trás do novo sistema. Meu entendimento pode não estar 100% certo, mas é bem próximo.

Este novo sistema tem uma grande vantagem sobre o anterior. Ele é ativado automaticamente pelo caminhamento do fluxo de documentos. Completou a transação, a bolinha fica marcada. O anterior era feito manualmente pelo funcionário, e ocorriam algumas distorções.

• gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 5

No meu diagrama acima, acho que com esta correção, estaria mais realista:

Pode pular para "aguarda resposta" com lápis (exigência, o equivalente à 4-laranja) tanto da fase-2,3 como da fase-4,5.

Mas enquanto estiver assim azul, com um "Check", é porque está completo e válido.

• Perfeito !!! Agora fico mais tranquilo quanto ao andamento do Processo. Muito obrigado 🙏

• rodrigomarodrigoma Usuário
    editado outubro 6

@gandalf , então pelo que entendi do seu "exercício pessoal na lógica por trás do novo sistema" seria isso aqui

as setas vermelhas indicam q houve alguma duvida nos documentos e volta para Aguarda resposta.

uma outra duvida, essa notificação que eles enviam, mandam pelo email cadastrado no formulário que foi enviado?

• gandalfgandalf Usuário

@rodrigoma

Quando ocorre exigência, o IRN sempre utiliza um mecanismo formal, pelo correio. Ocasionalmente, quando é algo simples, podem se utilizar de e-mail para algum esclarecimento. Mas em geral precisa enviar documentos em papel, e portanto o mecanismo formal é + frequente.

Isso é de praxe em toda comunicação oficial. Mandar pelo correio, algumas vezes com rastreio.

@gandalf é normal aparecer dessa forma? Parece outro bug 🤨🤨😐😐

• @Vlad Pen , é assim mesmo que está aparecendo.

• @gabrielgois , em todas as consultas que vi aparece esse "i" com o texto que você mencionou.

NÃO significa que seu processo caiu em exigência.

Ainda não sei como vai aparecer a exigência.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.