No dia 04/10. ao consultar meu processo na nova Plataforma, o mesmo se encontrava no passo "Para Decisão", que de acordo com a correlação do @gandalf f seria as antigas bolinhas 4 e 5.
Hoje a posição do processo não é a mesma de antes, consta o seguinte movimento:
Estado do pedido:
Processo : .............
Local do pedido: Conservatória dos Registos Centrais
1 - Submetido ✔ 2 - Em análiseⓘ "O pedido já iniciou a sua análise". 3 - Para decisãoⓘ "O pedido já passou por todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão" 4 - Concluído data de decisão:
Observa-se que o registro do andamento atual é que o processo está na fase de análise, antes estava no item 3 - "Para decisão" - "Proposta de Decisão", não há qualquer notificação sobre esse andamento/retrocesso.
Na página antiga, o processo tinha 7 fases e na página nova agora tem 4. Como fazer a correspondência dos estados?
Submetido: abrange os estados 1 - Receção do pedido e 2 - Registo do pedido, da página de consulta antiga
Em análise: abrange os estados 3 - Consulta a entidades externas, 4 - Verificação da documentação e 5 - Análise de mérito, da página de consulta antiga
Para decisão: corresponde ao estado 6 - Decisão, da página de consulta antiga
Concluído: corresponde ao estado 7 - Registo/Arquivo, da página de consulta antiga.
No antigo não era só o número da bolinha. Tinha o número e cor. Branco, Marrom, Verde (e Laranja) significavam coisas distintas. Aqui nesta simplificação não mencionam sobre exigência, nem falam das várias cores.
Na página antiga, o processo tinha 7 fases e na página nova agora tem 4. Como fazer a correspondência dos estados?
Submetido: abrange os estados 1 - Receção do pedido e 2 - Registo do pedido, da página de consulta antiga
Em análise: abrange os estados 3 - Consulta a entidades externas, 4 - Verificação da documentação e 5 - Análise de mérito, da página de consulta antiga
Para decisão: corresponde ao estado 6 - Decisão, da página de consulta antiga
Concluído: corresponde ao estado 7 - Registo/Arquivo, da página de consulta antiga.
Muito complicado! O site para consultas agora está indicando bolinha 1 (submetido), no processo de minha prima (filha), de outubro de 2023, que já estava concluído só esperando a emissão do assento. Absurdo
A plataforma continua instável.Só resta aguardar o pessoal de TI resolver esses bugs.Talvez o governo português precise de profissionais brasileiros para resolver de vez essa questão.😑😑🤨🤨
Comentários
Meu processo também passou a aparecer assim
@Vlad Pen @gabrielgois
É assim mesmo. O "i" é apenas informativo do que significa a bolinha quando está marcada com um "Check".
Eu imagino que na exigência ele vai pular para a bolinha "Aguarda resposta", com um lápis nela, provavelmente com outra cor.
Ao longo do tempo vamos descobrindo como ficam essas bolinhas em cada situação.
Eles estão mudando o aplicativo quase todos os dias, fazendo ajustes. Por exemplo, esse sem a bola "Aguarda resposta" é novo.
Pode ser diferente se acessa por celular ou pelo computador.
Eu imagino que em algum momento vão voltar com o nome, a modalidade e a conservatória junto das bolinhas. Sem nome fica muito ruim.
@Leticialele @Vlad Pen @gandalf Bom dia!
No dia 04/10. ao consultar meu processo na nova Plataforma, o mesmo se encontrava no passo "Para Decisão", que de acordo com a correlação do @gandalf f seria as antigas bolinhas 4 e 5.
Hoje a posição do processo não é a mesma de antes, consta o seguinte movimento:
Estado do pedido:
Processo : .............
Local do pedido: Conservatória dos Registos Centrais
1 - Submetido ✔ 2 - Em análise ⓘ "O pedido já iniciou a sua análise". 3 - Para decisão ⓘ "O pedido já passou por todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão" 4 - Concluído data de decisão:
Observa-se que o registro do andamento atual é que o processo está na fase de análise, antes estava no item 3 - "Para decisão" - "Proposta de Decisão", não há qualquer notificação sobre esse andamento/retrocesso.
@CarlosAlberto , de acordo com o IRN:
@Leticialele agora na consulta está aparecendo o Nr do processo e o nome do Requerente.
@Vlad Pen , sim!!
Parece que estão aprimorando.
Mas deveriam ter lançado completa, e não como foi feito, cheia de erros.
O IRN atualizou uma explicação da correspondência entre o antigo e novo.
aqui: https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade
No antigo não era só o número da bolinha. Tinha o número e cor. Branco, Marrom, Verde (e Laranja) significavam coisas distintas. Aqui nesta simplificação não mencionam sobre exigência, nem falam das várias cores.
@Vlad Pen
Eles estão ajustando, e parece que não se decidiram ainda.
Pela explicação oficial agora são 4 bolinhas, que cobrem as 7 fases. "Aguarda resposta" não aparece na descrição.
"O processo de nacionalidade tem várias fases. Na nova página de consulta do estado do processo de nacionalidade, são apresentados 4 estados"
Mas pode ser que mostrem a bolinha extra só para alguns, quando existe a transação correspondente.
@Vlad Pen , o IRN publicou uma explicação em sua página!
Muito complicado! O site para consultas agora está indicando bolinha 1 (submetido), no processo de minha prima (filha), de outubro de 2023, que já estava concluído só esperando a emissão do assento. Absurdo
@dandrew
O site de consulta não altera os fatos dos processos. Apenas tenta corrigir distorções da consulta online anterior.
Se o processo estava aprovado, ele continuaria aprovado. Mas se não estava aprovado, o novo sistema deve mostrar a realidade dos fatos.
Mas ainda está em desenvolvimento, e estão fazendo a conversão.
Bola 3 equivale à antiga bola 6.( Processo aguardando deferimento para emissão de registro)
Fiz algumas alterações na planilha para refletir a nova consulta online.
Ainda é uma mudança provisória, até a plataforma de consulta se estabilizar.
Também o form de entrada de dados para a planilha foi modificado.
@Leticialele eu continuo acompanhando aqui, e agora o meu processo não esta mais em "É uma "proposta de decisão".
No novo painel, o meu processo aparece apenas como Submetido.
Continuo aguardando os próximos passos, fazem mais de 2 anos, esperemos que após essa mudança da plataforma o processo corra mais rápido.
Segue a nova forma que está para mim.
sabem se houve uma nova atualização na plataforma nessa semana? Não consigo ver as informações do meu processo
@beresca
Está assim em branco desde ontem, para todas as pessoas. Devem corrigir em breve.
Bom dia!
Desde ontem ao consultar o processo na nova plataforma, aparece sem nenhum dado. Antes estava normal, marcado apenas a bolinha 1.
Obs. Agora que vi o post anterior falando a respeito. Então é uma instabilidade mesmo da plataforma, correto. Obrigada!
A plataforma continua instável.Só resta aguardar o pessoal de TI resolver esses bugs.Talvez o governo português precise de profissionais brasileiros para resolver de vez essa questão.😑😑🤨🤨
Aparentemente a plataforma voltou a operar
@lmarques , sim, está normal.
Fui acessar hoje o site pra ver o status e esta com problema, mostra a mensagem "Não foi possivel concluir o pedido".
Pelo visto aconteceu problemas semana passada como foi relatado.
Se alguém mais tiver com problemas avisa ai.
eu sou de TI, pra onde envia o curriculum?! 😁
@rodrigoma , a plataforma está, mais uma vez, com problemas, desde sexta-feira.
Parece mesmo que a TI em Portugal não é lá essas coisas...