Fim dos Créditos Skype

Fui pego de surpresa ao tentar adicionar créditos Skype à minha conta para ligar para Portugal conferir andamentos de processos. Depois de uma rápida investigação, descobri que o Skype decidiu descontinuar este serviço de chamadas avulsas.

O objetivo da empresa, ao que parece, é expandir a venda de assinaturas, conforme a notícia Microsoft quietly axes Skype credit and phone number sales to push subscriptions | TechCrunch e o site oficial Crédito | Skype. Para outras situações ou mercados (como o estadunidense) pode fazer sentido, já que poucos utilizam WhatsApp e preferem ligar pela linha telefônica, mesmo internacionalmente.

Em casos como o nosso, entretanto, que ligamos esporadicamente, não creio que valha uma assinatura recorrente para uma chamada ou outra.

Com isso, além de propagar a notícia, estou procurando algumas alternativas e gostaria de ouvir de vocês opiniões. Encontrei algumas opções, porém não investiguei a segurança, usos ou tarifas, então não atesto por nenhuma delas:

Comentários

• @lmarques

Também fui pego de surpresa com essa mudança no Skype.

Olha, no passado bem longínquo, antes de o Skype virar o serviço "dominante", eu usava o Viber sem problemas. Mas isso faz muitos anos. Os outros dois não conheço.

• gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 11

@lmarques

O Vlad Pen já havia mencionado isso aqui: https://www.forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/8163/#Comment_8163

Eu não fui afetado no Skype. Continuo com o plano de chamadas avulsas, com recarga automática habilitada, por isso não saberia responder a sua pergunta.

• lmarqueslmarques Usuário

Escolhi o Viber, como o @CarlosASP também lembrava dele de muitos anos atrás. O serviço funciona muito bem, senti falta da feature de conferência que pode vir a ser útil quando quiser a confirmação de identidade de outra pessoa.

Para 1h de conversa, me custou um pouco mais de 1 USD.

• lmarqueslmarques Usuário

A Microsoft decidiu terminar o Skype, poucos meses depois de acabar os créditos. Pelo menos assim as pessoas tem chance de usar os créditos restantes.

https://www.npr.org/2025/02/28/nx-s1-5313026/skype-microsoft-end-in-may

• gandalfgandalf Usuário
    editado março 1

Que bom que explicou o por que. Eu não sabia disso ainda. Obrigado.

Só o Google já mudou a plataforma de videoconferência várias vezes.

Microsoft também tinha a plataforma embutida do Messenger e descontinuou.

Faz parte do ciclo natural de mudanças da tecnologia, e da busca para agregar serviços a elas, e forma de monetizar.

Para o usuário é sempre um desconforto, mas cedo ou tarde, a maioria acaba achando outro caminho.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.