Endereçamento postal

Olá a todos.

Tenho toda documentação em mãos pra envio ACP.

A dúvida é: No campo destinatário,colocar somente endereço? Não se dirige a nenhum setor específico?

Comentários

• gandalfgandalf Usuário

@Crfsa

O form-1C não tem campo de "Destinatário". No envelope (de preferência 1)DHL; 2)EMS; 3)Correio simples), escreva:

ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto - PORTUGAL | +351 225573840 [email protected]

• CrfsaCrfsa Usuário

Muito obrigada, pela prontidão e objetividade da resposta.🤝

• Lito1210Lito1210 Usuário

Boa noite. Estou de posse da documentação para reconhecimento de cidadania dos meus filhos, já que meu marido já é cidadão português.

Minha dúvida é :

1) coloco todos os documentos : formulário 1C, identidade e certidão de nascimento dos meus filhos no envelope DHL, de preferência, e envio para Porto, correto?

2) onde consigo este envelope DHL?

3) Depois de fazer o vale postal " manutenção de residência" tenho que enviar este vale para onde? Coloco no mesmo envelope?

• gandalfgandalf Usuário

@Lito1210

Busque saber se tem uma loja DHL próximo de você: https://mydhl.express.dhl/br/pt/locator.html

Eles fornecem o envelope para DHL express.

Qual a idade dos filhos?

• Se o filho é maior de 18 anos, cada filho assina seu form-1C, e junta o RG ou Passaporte dele.
    • Se o filho é menores entre 0 e 13 anos, ambos os pais assinam o form-1C, e junta o RG ou Passaporte de ambos os pais
    • Se o filho tem de 14 a 17 anos, ambos os pais assinam, e junta RG ou Passaporte dos pais e também do filho (o requerente).
    • O form-1C é assinado no cartório diante do tabelião, para reconhecer por autenticidade. O RG ou Passaporte (válido, menos de 10 anos de emissão), é uma cópia autenticada e apostilada.
    • A certidão de nascimento de cada filho é por cópia reprográfica do livro, apostilada.
    • Junte também uma cópia simples do assento do pai português.
    • Junte uma impressão do e-mail que recebeu após o pagamento, se o filho for maior.

Junte os documentos de cada processo com um clips, ou ponha cada um separado num envelope de plástico transparente.

• @Lito1210 , você NÃO VAI fazer vale postal!!!! Isso não existe mais

Se os filhos forem maiores, cada um vai fazer 1 pagamento do formulário 1C, com cartão de crédito internacional

Esse Formulário tem que ser impresso colorido, frente e verso e levado a qualquer cartório de notas para ser assinado pelo próprio (se for maior) e ter a assinatura reconhecida por autenticidade

Se os filhos forem menores, o formulário é esse abaixo e tem que ser assinado, em cartório, pelos responsáveis

https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

• gandalfgandalf Usuário

@Lito1210

Vale Postal não existe mais nos correios do Brasil. (Continua existindo em outros países, e por isso tem na instrução como opção de pgto)

Muito obrigado gandalf. Sua ajuda foi grande pois senão estaria tentando fazer o vale postal.

Só pra entender : faço o pagamento através Do IRN e quando receber o e-mail de confirmação só juntar à documentação e enviar pra Porto.

Caso não tenha DHL próxima de mim posso enviar pelo envelope bolha dos correios?

O envio pelos correios pode ser feito ou melhor contratar DHL que venha na minha região?

Já agradeço

Muito obrigado Letícialele. Ajudou muito me orientando sobre como fazer o pagamento através do IR. Estava muito perdido. Agradeço muito

• LeticialeleLeticialele Usuário

@Lito1210 , após a confirmação do pagamento, receberá o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho

Se já tiver outro com a assinatura reconhecida por autenticidade, imprima o que receber, colorido, frente e verso, e junte.

Caso não tenha, preencha sem rasuras e leve a qualquer cartório para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.

Eu mandaria por DHL, muito mais confiável que os Correios. Deve custar uns 40 reais a mais, mas vale cada centavo.

Boa sorte!

Boa noite Letícia. Eu já tenho os formulários assinados e com assinaturas reconhecidas por autenticidade. Minha filha mora em outro estado e tudo fica mais complicado quando depende do cartório da cidade dela.

Ótima notícia saber que posso aproveitar os formulários 1C que já tenho.

Muito muito obrigado. Me salvou aqui

• gandalfgandalf Usuário

@Lito1210

Sim, não será problema. Junte o form preenchido, assinado e autenticiado, com o form que foi recebido após o pagamento, sem preencher.

Ponha os dois juntos no envelope, e também a impressão do e-mail de recibo do pagamento, para facilitar a localização do pagamento.

A Leticialele resumiu detalhes simples mas relevantes.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.