Aquisição cidadania para neto

Boa tarde. Obgda por me add no grupo.
Li muitas informações sobre o processo nas discussões, mas como ainda fiquei com dúvida, peço a gentileza, se puderem me ajudar, agradeço.
Vou descrever o que sei e fiz até agora. E se possível analisar agradeço.
Sou neto de avô português. Já tenho o número do assento de nascimento digitalizado na conservatória de nascimento dele (Amarante).
Ja tenho a certidão da minha mãe (filha do português), nascida em 1944 em São Paulo e a minha certidão, ambas de inteiro teor e apostiladas.
PENDÊNCIAS :
1) transcrição do casamento Dos meus avós (casados no Brasil).
2) minha certidão de antecedentes criminais
3) cópia de RG , apostilada e autenticada
4) certidao de nascimento do meu avô português
DUVIDAS:
1) precisa realmente da transcrição ? pode ser feita em qualquer conservatória? Sabe o prazo? Tem algum procedimento padrão para ser feito ou cada conservatória tem sua forma de solicitação e é preciso entrar em contato com eles? Presencialmente é mais rápido, pq minha irmã irá essa semana para Lisboa?
2) a copia do RG precisa ter firma reconhecida? Ou só apostilada?
3) certidão de antecedentes criminais precisa ser apostilada?
4) 2) só posso enviar os documentos depois da transcrição? Ou já posso enviar, enquanto aguarda transcrição?
5) a certidão do meu avô português precisa ser física ou pode ser só o número do assento, conservatória, é suficiente?
6) qdo tiver todos documentos, aí eu faço o pagemtno de $175euros e recebo o formulário correto? Preciso autenticar a minha assinatura no formulário?
7) encaminho todos os documentos para a conservatória do Porto? Ou tento descobrir uma que faça mais rápido como por exemplo a de Tondella?
8) tem mais algum documento que preciso que não citei?
9) tem mais algum procedimento para ser feito?
obgda pela atenção.
Comentários
@Dianatonet
Em resposta às suas dúvidas:
1) precisa realmente da transcrição ? pode ser feita em qualquer conservatória? Sabe o prazo? Tem algum procedimento padrão para ser feito ou cada conservatória tem sua forma de solicitação e é preciso entrar em contato com eles? Presencialmente é mais rápido, pq minha irmã irá essa semana para Lisboa? Se foi seu avô português o declarante do nascimento de sua mãe antes que ela tivesse completado 1 ano de idade, a transcrição NÃO é necessária. Se não foi ele, providencie a transcrição do casamento, Mande o processo para o Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro. São bem rápidos, em menos de 30 dias a transcrição estará feita. Só aceitam os documentos pelos Correios. Custa 120 euros. Não mande para Portugal, demora muito.
2) a copia do RG precisa ter firma reconhecida? Ou só apostilada? A cópia do RG tem que ser autenticada e apostilada. Não há assinatura a reconhecer,
3) certidão de antecedentes criminais precisa ser apostilada? Não. A certidão é emitida pela Polícia Federal , através do gov.br e não é assinada. Tem um QRCode como autenticação.
4) 2) só posso enviar os documentos depois da transcrição? Ou já posso enviar, enquanto aguarda transcrição? Pode enviar antes de a transcrição ser concluída, se for o caso. Apenas junte um documento indormando que o processo de transcrição está em andamento.
5) a certidão do meu avô português precisa ser física ou pode ser só o número do assento, conservatória, é suficiente? Pode preencher apenas o número e a Conservatória, pois é informatizada.
6) qdo tiver todos documentos, aí eu faço o pagemtno de $175euros e recebo o formulário correto? Preciso autenticar a minha assinatura no formulário? Sim, Você tem que imprimir o formulário colorido, frente e verso, preencher sem rasuras e levar a qualquer Cartório de Notas para ser assinado na frente do funcionário e ter a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE.
7) encaminho todos os documentos para a conservatória do Porto? Ou tento descobrir uma que faça mais rápido como por exemplo a de Tondella? O processo de neto só tramita na CRCentrais - Lisboa OU no AArquivo Central do Porto
8) tem mais algum documento que preciso que não citei? Não. Está tudo correto.
9) tem mais algum procedimento para ser feito? Quando obtiver as certidões, consulte os selos. Não é raro os Cartórios errarem. Verifique se todos os nomes estão corrretos, se não há divergências significativas.
Boa sorte
Olá… agradeço muitíssimo seu retorno. 🙏
poderia tirar mais uma dúvida sobre a certidão da minha mãe e minha?
devem estar em inteiro teor e apostilada? Ou deve ser por cópia reprográfica e apostilada? Ou envio de inteiro teor, reprográfica e apostilada?
o que são selos?
obrigada
@Dianatonet
A certidão da sua mãe, filha do português, pode ser inteiro teor, digitada e apostilada. A sua certidão, como requerente, tem que ser, obrigatoriamente, por cópia reprográfica do livro, apostilada.
As certidões emitidas no Brasil têm um selo, que pode ser verificado no local indicado no próprio selo (normalmente do TJ (Tribunal de Justiça) do Estado em que foi emitida a certidão. Ali é indicado o site em que tal selo pode ser verificado. Sugiro fortemente que faça a consulta antes de mandar o processo. O processo da minha sobrinha caiu em exigência, anos atrás, porque o selo era de um documento totalmene aleatório. Desde então, já vi inúmeros casos e, por isso, sempre dou esse conselho.
Boa sorte
@Dianatonet
Sua mãe teria atualmente 81 anos. Ela ainda está viva, ou já faleceu?
Se ela estiver viva, você devia considerar fazer o processo dela primeiro, e depois o seu, ambos como filhos. Leva 1 ano cada um. Como neto, atualmente leva 4 anos, e quando chegar sua vez, talvez seja até mais.
oi Letícia… agradeço imensamente sua ajuda e a do fórum.
As informações que temos acesso tanto dos órgãos públicos portugueses, qto de outros sites, são muito desconexas, contém muitas distinções, para quem quer dar entrada sozinho, realmente fica muito difícil saber qual informação é a correta. Por isso, agradeço vocês por compartilharem seus tempos e conhecimentos para conosco. 🙏 Obgda
@Dianatonet , faça como indicamos e não terá problemas.
Se tiver alguma dúvida, basta perguntar.
Boa sorte!
Agradeço Letícia…
vou perguntar então…rsss
O RG é de 2009. Precisa ter menos de 10 anos?
Se for preciso, atualmente estão emitindo o CIN -carteira de identidade nacional, faço a mesma coisa neh?
Outra coisa, por favor.
meu nome é Lucas, sobrenome Vítor Ribeiro.
No meu RG antigo, o nome da minha mãe (filha do português), esta Joana Alves Ribeiro, meu pai José Vítor Ribeiro.
No CIN atual, minha mãe é separada, e o nome dela ficou Joana Alves.
Preciso anexar algum documento por causa disso? Pq não tenho o sobrenome dela!
porem, na certidão de nascimento consta o nome de solteira e a averbação do de casada.
obgda
@Dianatonet
Sim, o RG ou Passaporte tem que estar válido. Não tendo data de vencimento explícita, a validade máxima é 10 anos da emissão. Documentos antigos ficam mais sujeitos a fraude, e por isso não aceitam.
Faça a nova CIN, ou um passaporte, e mande uma cópia autenticada e apostilada. Pode ser que consiga fazer um passaporte usando o RG antigo, pq no BR, a validade depende da idade da pessoa. Mas de preferência faça a nova CIN.
Não vejo problema com seu RG. O apelido (sobrenome) dos filhos pode ser escolhido de qualquer dos pais, ou de ambos. E na sua certidão de nascimento, sua mãe tinha o nome de casada.
Pode ser que precise fazer a transcrição do casamento de seus pais, para que você tenha direito. Quando você nasceu? Se foi depois de 01/04/1978, ou se sua mãe consta como declarante na sua certidão, pode dispensar a transcrição do casamento dela.
Bom dia…
agradeço o retorno.
mas agora fiquei em dúvida,
nas conversas anteriores com a Letícia, ela não mencionou em nenhum momento a transcrição do casamento da minha mãe-filha do português. É eu sou nascido em 1972, por isso, entendo que tenha que transcrever.
Mas no caso, eu não preciso transcrever o casamento dos meus avós, pq o declarante foi o avô português e minha mãe tinha menos de 1 ano.
mesmo assim, precisa transcrever o da minha mãe? É feita em qualquer conservatória? Como funciona?
ongda
@Dianatonet , como a cidadania é de neto e sua mãe nasceu e faleceu brasileira, não há como transcrever o casamento dela!!
@Dianatonet Ooops! Não percebi que era de neto, desculpe. Estava no título do tópico.
ola Leticia…
sim, casaram-se no Brasil.
A minha mãe, filha do português, está viva. Porém, é separada judicialmente e o meu pai é falecido.
mas então não precisa correto?
@Dianatonet , se a sua mãe é filha e está viva, por que você não pede, primeiro, a cidadania dela e, depois a sua?
O processo de filhos leva, em média, 12 meses. O de netos, 4 anos!!
Mas, se você insistir em fazer o processo como neto, não tem nem como transcrever o casamento da sua mãe.
@Dianatonet
Eu sei que a primeira vista, é mais barato fazer direto como neta. Pode parecer que 2 anos a menos não justifica.
Mas "tempo é dinheiro". Pense bem. Oportunidades aparecem, e se você estiver preparada, passa a ter opções.
Se couber no seu orçamento, é preferível fazer como filha. Você está economizando muito fazendo por conta própria, com a ajuda do fórum
Cada geração que completa, garante o direito das próximas gerações.