420 mil processos parados nas conservatórias

Parece que as novas mudanças nos processos de nacionalidade não deram os resultados esperados.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Parece que as novas mudanças nos processos de nacionalidade não deram os resultados esperados.
Comentários
Triste
Com os dados parciais de 2025, os gráficos mostram que de fato as mudanças não deram o resultado apregoado.
Eu queria trazer um tom de mais esperança, mas infelizmente não é o que os números mostram. O backlog está em 515.334
Nota: O gráfico antigo era mensal, mas parou em Dez/2023. Tem uma discrepância enorme entre os números dos dois. Não sei de onde estão extraindo os novos números, anuais. Estes são os números que temos agora.
Apesar de o número de entradas estar 30% (em média) maior do que o número de deferimentos, em 2023, 2024, Dez/2025 (projeção), mostram uma estabilidade. Não aumentou as entradas, melhorou ligeiramente as saídas.
Não é a percepção pelos informes, porque a quantidade a retenção está aumentando. Com isso, o tempo está aumentando.
Em Set/2021 (aprovação da nova lei de netos e sefarditas), já era esperado que isso ocorresse.
A guerra da Ucrânia, deflagrada em Fev/2024, já era percebida em 2023, incluindo infiltração de espiões russos identificada em Mar/2023.
Considero que o saldo foi muito positivo. (talvez porque minha expectativa era muito pior)
Não parece ser a percepção das pessoas, porque está demorando mais. Expectativa não atingida, gera ansiedade e frustração.
Houveram grandes mudanças na lei em 2024 afetando o fluxo de aprovação, para impedir acesso a espiões e organizações criminosas. Poderia ser esperada uma redução drástica no número de deferimentos. Não ocorreu, e os números mostram um quadro positivo.
Mantendo-se a diferença de entradas e saídas nos níveis atuais, os tempos de tramitação continuarão aumentando a cada ano. Nos níveis atuais, mesmo se interrompesse totalmente a entrada de novos processos, ainda levaria 4-5 anos com os que já possuem. Ninguém que está na fila, notaria a melhora, porque esse é o tempo atual de espera para netos, casamento, sefarditas, etc.
Mas eu destacaria:
Para quem já está em processo, esperando o resultado, não vai ter tempo de sentir uma diferença.
Para quem inicia a partir de 2025, se isso servir de alívio, não deve ficar pior do que está. Deve aumentar, mas a uma taxa menor.
Há claros sinais de estabilização, e indícios de melhora a longo prazo.
Há outras variáveis, com as mudanças no governo. Mas isso não entra nesse cálculo atual.
@gandalf , excelente análise!!
Parabéns!
@gandalf parabéns