Novo assento automazido saiu com nomes já retificados errados

thomasantthomasant Usuário
editado dezembro 2025 em Retificação de documentos

No meu caso, eu já havia feito retificações para não ter problema. Desde meus avós, minha família carrega o mesmo apelido (sobrenome), o qual segue desde os registos paroquiais. O novo assento saiu para minha mãe (1C), mas deste modo:

Nome próprio: JOANA / Apelido: LARMILLI

Filho de: JOAQUIM LARMILI

Avós: ALEIXO LAREMILI

Todos os documentos entregues foram retificados e verificados. É até como se neste novo assento, colocaram as variações erradas de propósito. Nunca vi isso. Eu vi o post de @gandalf sobre os novo assentos pós-2024.

Mas ainda estou com dúvida, como o assento sai com o nomes errados mesmo pós-retificações? Contando se realmente for automático?

Se no Consulado para tirar passaporte e o cartão do cidadão reclamam de 'Joao' não ter o assento 'ã', solicito a retificação no meu caso? Deixando assim o apelido uniforme para todos no verso?

E se for pedir, peço para incluírem os outros dados invés dos asteriscos ***?

Comentários

  • @thomasant , no caso de João sem o til, é irrelevante.

    Quanto aos outros apelidos, mande um email para [email protected] explicando o caso e solicitando a retificação.

    Lembro que qualquer retificação virá sob forma de averbamento.

  • Boa tarde, o Consulado do Rio pediu para retificar o nome do meu filho (João, que veio sem o til), disseram que ele poderia ter problemas se não retificasse. Já enviei três e-mails para a conservatória e eles não responderam.

  • Tento fazer a consulta no civilonline, mas não tenho o código de 12 números, somente o códico do processo de cidadania que fazia o acompanhamento ainda nas fases lá na conservatória. Coloco este mesmo código no civilonline, mas aparece a mensagem "Não existe nenhuma Certidão associada ao Código de Acesso inserido".

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado janeiro 5

    @CrisPereira , mande um email para [email protected] explicando o caso e solicitando a retificação.

    Lembro que qualquer retificação virá sob forma de averbamento.

    O código de 12 números só serve para a consulta ao processo.

    Para obter uma nova certidão, você deverá pagar 10 euros.

    No entanto, após solicitar a retificação, aguarde uma semana e peça ao Consulado para verificar se a averbação com a retificação já foi feita e peça a eles um assento novo impresso. Assim, não precisará pagar os 10 euros ao civilonline.

  • @Leticialele, já mandei um e-mail para [email protected], eles me responderam dizendo que iriam encaminhar para a ACP, já mandei dois emails para a ACP perguntando se já havia sido retificado e se eles poderiam me enviar o assento já corrigido, mas não me respoderam. Foi em maio do ano passado.

    Hoje meu outro filho foi ao consulado fazer o passaporte e pediu para eles verificarem o assento do irmão e eles responderam que não fazem este tipo de consulta.

  • @CrisPereira , eles têm como consultar o sistema para verificar. Foi má vontade do atendente!!

    Mande um email para [email protected], explique tudo o que ocorreu e peça para verificarem se a retificação foi feita. Explique que não consegue contato com o ACP.

    Diga que foi o próprio Consulado que alertou para possíveis problemas futuros.

  • @Leticialele, vou seguir suas dicas, depois aviso aqui se deu certo. Muito obrigada.

  • @CrisPereira , boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.