Novo assento automazido saiu com nomes já retificados errados
No meu caso, eu já havia feito retificações para não ter problema. Desde meus avós, minha família carrega o mesmo apelido (sobrenome), o qual segue desde os registos paroquiais. O novo assento saiu para minha mãe (1C), mas deste modo:
Nome próprio: JOANA / Apelido: LARMILLI
Filho de: JOAQUIM LARMILI
Avós: ALEIXO LAREMILI
Todos os documentos entregues foram retificados e verificados. É até como se neste novo assento, colocaram as variações erradas de propósito. Nunca vi isso. Eu vi o post de @gandalf sobre os novo assentos pós-2024.
Mas ainda estou com dúvida, como o assento sai com o nomes errados mesmo pós-retificações? Contando se realmente for automático?
Se no Consulado para tirar passaporte e o cartão do cidadão reclamam de 'Joao' não ter o assento 'ã', solicito a retificação no meu caso? Deixando assim o apelido uniforme para todos no verso?
E se for pedir, peço para incluírem os outros dados invés dos asteriscos ***?
Comentários
@thomasant , no caso de João sem o til, é irrelevante.
Quanto aos outros apelidos, mande um email para [email protected] explicando o caso e solicitando a retificação.
Lembro que qualquer retificação virá sob forma de averbamento.
Boa tarde, o Consulado do Rio pediu para retificar o nome do meu filho (João, que veio sem o til), disseram que ele poderia ter problemas se não retificasse. Já enviei três e-mails para a conservatória e eles não responderam.
Tento fazer a consulta no civilonline, mas não tenho o código de 12 números, somente o códico do processo de cidadania que fazia o acompanhamento ainda nas fases lá na conservatória. Coloco este mesmo código no civilonline, mas aparece a mensagem "Não existe nenhuma Certidão associada ao Código de Acesso inserido".
@CrisPereira , mande um email para [email protected] explicando o caso e solicitando a retificação.
Lembro que qualquer retificação virá sob forma de averbamento.
O código de 12 números só serve para a consulta ao processo.
Para obter uma nova certidão, você deverá pagar 10 euros.
No entanto, após solicitar a retificação, aguarde uma semana e peça ao Consulado para verificar se a averbação com a retificação já foi feita e peça a eles um assento novo impresso. Assim, não precisará pagar os 10 euros ao civilonline.
@Leticialele, já mandei um e-mail para [email protected], eles me responderam dizendo que iriam encaminhar para a ACP, já mandei dois emails para a ACP perguntando se já havia sido retificado e se eles poderiam me enviar o assento já corrigido, mas não me respoderam. Foi em maio do ano passado.
Hoje meu outro filho foi ao consulado fazer o passaporte e pediu para eles verificarem o assento do irmão e eles responderam que não fazem este tipo de consulta.
@CrisPereira , eles têm como consultar o sistema para verificar. Foi má vontade do atendente!!
Mande um email para [email protected], explique tudo o que ocorreu e peça para verificarem se a retificação foi feita. Explique que não consegue contato com o ACP.
Diga que foi o próprio Consulado que alertou para possíveis problemas futuros.
@Leticialele, vou seguir suas dicas, depois aviso aqui se deu certo. Muito obrigada.
@CrisPereira , boa sorte!