NACIONALIDADE PORTUGUES- FILHA DE PORTUGUÊS-

Boa \tarde,

Meu é Erika, sou filha de Português e Brasileira, sou divorciada e tenho um filho de 9 anos, moro como os meus pais, estou tentando desde de abril de 2026, agendar no Consulado Português de São Paulo e não consigo, o meu pai já tentou, ele tem a Chave movel digital (CMD) ele entra no agendamento mas só consegue agendar no nome dele e não no meu, e o consulado não aceitou.

Pergunto: 1) Alguém poderia me informar se posso enviar para Portugal e algum amigo dar entrada nos documentos? ou

2) Tem algum meio de enviar pela DHL direto para algum cartório em alguma cidade em Portugal que faça o meu processo tramitar mais rápido.

3) Qual é o valor cobrado em Portugal, porque no Consulado é de R$ 1400,00 ?

4) Peço que envie se puder a relação de documentos para que eu verifique se estou com todos os documentos emitidos corretos.

5) Preciso enviar alguma carta ou formulario?

Desde já agradeço

Erika da Costa

Comentários

• @Erika_M_Costa , mande seu processo para o Arquivo Central do Porto, pela DHL.

Atualmente, é a Conservatporia mais rápida e eficiente para os processos de filhos. Estão levando de 10 a 15 meses para conclusão

Pague o Formulário 1C em https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C (custa 175 euros)

Após a confirmação do pagamento, eles vão enviar para o email informado o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho.

Imprima colorido, frente e verso. Preencha com letra de forma, bem legível, e leve a qualquer Cartório de Notas para assinar na frente do funcionário e reconhecer a firma por autenticidade.

Junte:

Sua certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada;

Cópia do RG ou passaporte (com menos de 10 anos de emissão) autenticada e apostilada;

Cópia simples do assento de nascimento do seu pai português.

Se e apenas SE seu nome no RG estiver diferente da certidão de nascimento (se você trocou o nome após o casamento), mande uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) apenas para ustificar a diferença entre o nome na certidão e o nome no RG

Mande os documentos, preferencialmente pela DHL, para

ARQUIVO CENTRAL DO PORTO

R. do Cunha 404

4200-250

Porto, Portugal

Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.