NACIONALIDADE PORTUGUES- FILHA DE PORTUGUÊS-

Boa \tarde,

Meu é Erika, sou filha de Português e Brasileira, sou divorciada e tenho um filho de 9 anos, moro como os meus pais, estou tentando desde de abril de 2026, agendar no Consulado Português de São Paulo e não consigo, o meu pai já tentou, ele tem a Chave movel digital (CMD) ele entra no agendamento mas só consegue agendar no nome dele e não no meu, e o consulado não aceitou.

Pergunto: 1) Alguém poderia me informar se posso enviar para Portugal e algum amigo dar entrada nos documentos? ou

2) Tem algum meio de enviar pela DHL direto para algum cartório em alguma cidade em Portugal que faça o meu processo tramitar mais rápido.

3) Qual é o valor cobrado em Portugal, porque no Consulado é de R$ 1400,00 ?

4) Peço que envie se puder a relação de documentos para que eu verifique se estou com todos os documentos emitidos corretos.

5) Preciso enviar alguma carta ou formulario?

Desde já agradeço

Erika da Costa

Comentários

• @Erika_M_Costa , mande seu processo para o Arquivo Central do Porto, pela DHL.

Atualmente, é a Conservatporia mais rápida e eficiente para os processos de filhos. Estão levando de 10 a 15 meses para conclusão

Pague o Formulário 1C em https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C (custa 175 euros)

Após a confirmação do pagamento, eles vão enviar para o email informado o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho.

Imprima colorido, frente e verso. Preencha com letra de forma, bem legível, e leve a qualquer Cartório de Notas para assinar na frente do funcionário e reconhecer a firma por autenticidade.

Junte:

Sua certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada;

Cópia do RG ou passaporte (com menos de 10 anos de emissão) autenticada e apostilada;

Cópia simples do assento de nascimento do seu pai português.

Se e apenas SE seu nome no RG estiver diferente da certidão de nascimento (se você trocou o nome após o casamento), mande uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) apenas para ustificar a diferença entre o nome na certidão e o nome no RG

Mande os documentos, preferencialmente pela DHL, para

ARQUIVO CENTRAL DO PORTO

R. do Cunha 404

4200-250

Porto, Portugal

Boa sorte!

• CrfsaCrfsa Usuário

Segui toda orientação de vcs e foi submetido dia 19 fevereiro 2025. Filho /acp

De lá pra cá não saiu do status submetido.

Mas como já li em algum lugar por aqui... agora só aparece qdo já dão nacionalidade

Estou aguardando ansiosamente até dia 19 fevereiro ver se sai alguma coisa

• gandalfgandalf Usuário

@Crfsa

Segundo informe do ACP, estão finalizando os processos art-1C que entraram até 31/Dezembro/2024.

Seu processo está dentro do esperado. Recentemente nada muda até finalizar, e todas as bolinhas mudam na mesma data.

Para um processo art-1C que deu entrada pelo correio ou DHL na 2ª quinzena de Fev/25, se não tiver problemas de documentação, eu estimo que poderá estar finalizado no final de Abril/26.

Mas nem todos saem no primeiro lote, muitos processos mais antigos ainda estão pendentes do parecer dos órgãos da Justiça.

O seu está próximo. Passe a verificar 1 ou 2 vezes por semana, buscando por eventuais exigências, para sanar rapidamente. Crie sua própria metodologia, p.ex. toda quinta-feira às 7 da noite. Olhe 2-3 horas após o fechamento dos serviços em PT, ou seja, após 19:00 em Lisboa, ou 16:00 no BR (atualmente é hora de inverno em PT).

• CrfsaCrfsa Usuário

Muita gratidão pela orientação,eu achava que já não teria mais problemas com documentos. Vou fazer esse acompanhamento semanal.

• gandalfgandalf Usuário

@Crfsa

Há exigências que podem ocorrer numa fase inicial, quando inicia-se a pré-análise, se faltar algum documento.

Há exigências que podem ocorrer durante a decisão do processo, na fase final, por detalhes que surgem depois.

• gandalfgandalf Usuário

@Crfsa

Eu queria acrescentar que exigências são relativamente raras, ocorrem em cerca de 3% dos processos. A maioria delas é simples e resolve apenas enviando o documento solicitado.

Quando fiz os processos de minha família, foram 11 (ou 12), e em 2 deles teve exigência, e 1 teve que fazer uma correção porque um erro passou despercebido em uma das certidões, por culpa do cartório.

A maioria dos meus problemas ocorreu no começo, por falta de experiência. Uma prova de vida aqui, uma transcrição ali, um nome errado, etc. Detalhes que não se encontrava com facilidade, porque não eram os casos comuns, bem documentados. Ao longo do tempo fui aprendendo, e os problemas praticamente cessaram. Mas no geral, essa faixa de 3% coincide com os dados oficiais do IRN.

Em processos mais complexos são mais frequentes. Em processos mais simples têm menos. Mas no começo da jornada, a gente não sabe diferenciar uma coisa e outra. Tudo parece complexo. Agora, tudo parece simples, pra quem já aprendeu. :-)

Mas no caso das apensações, por exemplo, as regras mudaram depois que muitos tinham enviado. Foi uma excessão, não é a regra geral.

• CrfsaCrfsa Usuário

@gandalf

Fico mais tranquila com sua colocação.

Com orientação aqui do fórum consegui fazer o inimaginável, não tenho muita habilidade com essas novas interações sociais internet.

Mas fiz todo o procedimento ... paguei e fiquei morrendo de medo 🙀 de não funcionar rsrsrsrs (tudo deu certinho)

Assim que sair alguma novidade volto aqui pra comemorar,🙌👋

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.