Dúvida sobre protocolo do processo de cidadania como filho
Olá, tudo bem?
Gostaria de esclarecer uma questão sobre o meu processo de cidadania.
O processo do meu pai (Artigo 1-D) já está em fase de decisão e, considerando o aumento dos prazos e o tempo de análise que vem sendo praticado, quero verificar a possibilidade de já dar entrada no meu processo como filho, sem aguardar a conclusão formal do dele.
Pelo que entendi, a ideia seria protocolar o meu processo desde já para não perder tempo na fila e, assim que o processo do meu pai for concluído, complementar a documentação com a certidão de nascimento/documento já atualizado dele, caso isso seja juridicamente e administrativamente viável.
Quero confirmar se esse procedimento é possível, se costuma ser aceito, e se existe alguma estratégia mais adequada para evitar atraso desnecessário no andamento do meu pedido.
Como os prazos estão cada vez maiores, meu objetivo é adiantar o protocolo da forma mais correta e eficiente possível.
Fico no aguardo. Obrigado.
Comentários
@ancmonteiro04 , em que mes/ano o processo 1D de seu pai deu entrada?
Eles ainda estão analisando os processos de dez21/jan22.
@Leticialele O do meu pai é do dia 24/01/2022 (Lisboa)
@ancmonteiro04
Não há nenhuma garantia de que o processo de seu pai tenha alguma exigência, nem que saia no 1º lote. Alguns processos demoram mais que outros, por vários motivos, e podem demorar 6 meses, 1 ano a mais se sairem num lote tardio, mesmo que não tenha exigência.
Se tiver exigência, pode ser alguma coisa mais complexa. A grande maioria dos processos (95%), completa sem exigências. Quando tem exigência, a maioria é simples, e se resolve rapidamente. Mas tem alguns casos (são poucos, mas acontece) que se complicam. Você não tem como saber em qual dos 3 grupos o processo de seu pai se enquadra.
Pode ser, por exemplo, que seu pai tenha nascido em Goiás. Você nem sabe, mas como detectaram problemas de fraude processual com outras pessoas, isso vai forçar uma consulta interna à embaixada no Rio de Janeiro, que vai acionar a PF, e abrir uma investigação. Pode resolver em 1 mês, e pode resolver em 1 ano. Totalmente fora do seu controle, e não tem nada que você possa fazer a respeito.
Aguarde a conclusão de seu pai para iniciar o seu processo. Se você der entrada agora, e seu pai demorar 2 ou 3 meses, seu processo pode ser indeferido liminarmente, porque você não tem um progenitor português, que daria legitimidade ao seu processo. Morreria já na fase de análise preliminar das condições necessárias. Isso é conferido pelo sistema de IA, e em poucas semanas o seu seria rejeitado, e você perderia o pagamento de sua taxa.
Está com urgência real? Você está em PT? Tem recursos ($$) para tentar a sorte diretamente em Portugal (qdo sair o assento de seu pai)?
Poderia explicar a natureza de sua urgência, considerando que viajar em tempo de guerra traz um risco maior?