Transcrição de casamento
Olá! Obrigada por me aceitarem no fórum! Já tenho o assento de minha mãe e agora estou iniciando o meu processo. Estou reunindo os documentos para a transcrição do casamento . Já requeri as certidões e vou apostilar. Preciso preencher o documento que também deve ser reconhecido e apostilado? . Para onde seria bom enviar? Lisboa ou outros locais? Como faço o pagamento da taxa em euros? Quanto tempo está levando para retornar de la? Estou meio confusa . Obrigada desde já .
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Leilaschroeder Se vc mora no estado do Rio de Janeiro, o melhor lugar é o consulado.Se vc mora no estado de SP , o melhor lugar é o consulado de Santos.As Instruções estão nos sites dos Consulados do Rio e São Paulo.
Olá! Moro em Santa Catarina . Ouvi também algo sobre prova de vida . Precisa ser providenciada também ? Qual o melhor lugar para se mandar a documentação no momento?
Agradeço desde já
@Leilaschroeder prova de vida somente para quem tem mais de 70 anos nos processos de atribuição e aquisição de nacionalidade.
Bom dia, tudo bem pessoal ? estou com dúvida! Poderiam me ajudar ?
Vou transcrever o casamento de minha mãe por Santos, pelo site diz:
Pra transcrever o seu casamento deve enviar-nos por correio os seguintes documentos:
Requerimento preenchido e assinado
Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, devidamente apostilhada.
Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano
Minha dúvida é esse requerimento preciso ter firma reconhecida por autenticidade?
Quanto a certidão de nascimento do nubente não português pode ser essa simples mesmo ? Ou tem que ser apostilada ?
Poderiam me ajudar não queria fazer errado
Obg
@Danipukaro , o requerimento tem que ter a firma reconhecida por autenticidade.
A certidão portuguesa não precisa ser apostilada, basta mandar cópia simples.
Como filha, você tem que mandar cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte, para comprovar que tem legitimiade para solicitar a transcrição
Boa sorte!!
Obrigada @Leticialele minha mãe adquiriu a nacionalidade a certidão de nascimento no nubente não português ( meu pai) pode ser simples também ? ou precisa ser inteiro teor ? no site de santos não fala nada se deve ser de inteiro teor e nem se precisa ser apostilada a de nascimento....Somente a de casamento que pedem isso. É isso mesmo ?
@Danipukaro , no Consulado do Rio, aceitam a certidão breve relato do nubente brasileiro, apostilada.
No site do Consulado de São Paulo, consta:
Como é documento brasileiro, tem que ser apostilado.
@Danipukaro
Para documentos relacionados a nacionalidade, é sempre melhor mandar certidões de inteiro teor (digitada), apostilada.
Para o processo de nacionalidade, são mais estritos, e exigem que a certidão do requerente seja por cópia reprográfica direto do livro. Original. Reprográfica não é um xerox da certidão que possui. Quem faz isso é no cartório, por processo fotográfico direto do livro de registros.
Se pede "reprográfica" a maioria vem manuscrita, como está no livro, assinada na época (fotográfica).
Se pede "digitada", é uma transcrição do que está escrito no livro, digitada e impressa. O tabelião assina depois de imprimir.
Geralmente chamam a essa digitada chamam "inteiro teor" (embora a reprográfica também é, já que na foto vem tudo o q está na página).
A outra resumida, normal, como a Leticialele disse se chama "breve relato".