Onde é melhor dar entrada no processo de cidadania?

em Consulados
Olá pessoal,
Vou pra Portugal em breve, é melhor dar entrada por lá? Em caso positivo, alguma cidade em especial?
Grato, Fábio
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Olá pessoal,
Vou pra Portugal em breve, é melhor dar entrada por lá? Em caso positivo, alguma cidade em especial?
Grato, Fábio
Comentários
Boa tarde,
Também gostaria de saber se existe diferença em dar entrada na documentação através de Portugal. Alguém teve essa experiência?
Obrigada
@lidiafariah
Entregar na conservatória tem custo de traslado, marcações, e tempo gasto em filas, vendo os advogados passar na sua frente (porque têm prioridade na entrega). Seu tempo na viagem é precioso e caro.
Minha filha estava indo a PT, ela ia fazer CC e PEP do marido na cidade e na conservatória que eu precisava. Mesmo ela indo, eu preferi mandar por DHL. Chegou na CRCentrais em 4 dias, e já estava numerado, recebi a senha em 3 dias, antes mesmo dela entrar no avião.
Você não sabe se a viagem vai acontecer. Coisas acontecem, e planos mudam. Tripulações ficam doentes. Voos são cancelados. Você pode ter Covid e perder o vôo. Você espera que tudo vai funcionar a favor, e eventualmente chegará lá. Mas o fato é que você não sabe.
Mandando por DHL, em 3-4 dias já terá chegado. Paga €40 da remessa, mas poupa tempo e esforço.
Se você está mandando para a CRCentrais, e o processo é em seu nome, entregando pessoalmente você pode entregar diretamente no balcão, e pagar em dinheiro. Será numerado na hora, e você recebe a senha mais cedo. Como essa demora para a senha na CRCentrais em algumas modalidades está em 4 meses, é uma diferença significativa. Recebe a senha muito mais cedo pessoalmente.
No entanto, se faltar algum documento essencial, e ele não passar na conferência, mandam tudo de volta com você. Pessoalmente só recebem a documentação completa. Pelo correio, você tem a chance de corrigir depois se faltar alguma coisa. Eles recebem e se faltar algo haverá a exigência para suprir a documentação em falta.
Tem diferenças? Sim, tem.
De bom é que numera mais cedo se você for o requerente. Se não for seu, só pode entregar e sair. Nem pagar pode.
Como eu disse na frase 2, eu prefiro mandar por DHL.
Para transcrever casamento, qual conservatória em Portugal está melhor atualmente?
@gandalf
Ainda estou coletando a documentação mas obrigada pelos esclarecimentos, creio que vou precisar de mais orientações quando estiver com toda documentação, rs. Obrigada pela ajuda, é difícil entender tudo de primeira. Obrigada mesmo.
@Stephane
Tem que ser alguma conservatória que aceite os documentos pelo correio. Ser "Melhor" é subjetivo. :-)
Mande para a CRCivil do Porto, fazem em cerca de 1 mês.
CRCivil do Porto | Palacete das Pestanas | Rua Gonçalo Cristóvão, 371 | 4000-260 Porto | Tel: 221 156 600
aqui: https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Departamento-de-Identificacao-Civil-Porto
Boa tarde,
Qual conservatória seria mais indicada para enviar a documentação? A Central como vc cita na mensagem?
Obrigada.
@lidiafariah
Antes você perguntou se tinha diferença se entregar pessoalmente. Tem diferença, e geralmente é pior. Rsrsrs
Para nacionalidade, o melhor é mandar por DHL direto para a Conservatória em PT.
Para qual conservatória, depende da modalidade de seu processo, e de onde o português nasceu. E do gosto pessoal de cada um.
Como filho, mande para o Arquivo Central do Porto (ACP é a mais rápida e mais segura).
Como neto, ou casamento, só pode fazer na CRCentrais de Lisboa.
Qual é a modalidade? Quem é o português, e quem é o primeiro descendente dele/dela ainda vivo?
@gandalf
Como falei aqui, estou tentando me internar das informações através do fórum, aliás tem me ajudado bastante. Iniciei a busca da documentação agora, o meu avô é português, com assento no arquivo distrital de Vila real. Ja localizei o registro e solicitei a certidão que irão me enviar pelo correio. Sou a primeira descendente viva e ja solicitei a certidão do meu pai com as devidas averbações e apostilamentos. Estou agora solicitando a minha certidão de nascimento com averbação do meu casamento e divórcio (também fiquei em dúvida se seria necessário averbar ?) e meus antecedentes criminais. Obrigada pela sua atenção e ajuda .
@lidiafariah
Sua certidão (a requerente) é reprográfica (manuscrita), apostilada.
A do seu pai seria inteiro teor (digitada) apostilada,
O seu avô, peça a certidão descritiva certificada, em papel. (espero que seja o que pediu, senão foi, explique)
Verifique seu RG ou Passaporte, se está válido, com menos de 10 anos de emissão, e tem o nome dos seus pais. (ou faça um RG novo).
Sua certidão de casada, em inteiro teor (digitada), certificada (não precisa apostilar)
O resto vem depois que juntar essas partes principais. Vou simplificar as perguntas para você.
Responda: Seus dois avós eram portugueses? Onde se casaram, e quando? Seu pai é filho do primeiro casamento deles? Quem foi o declarante na certidão de seu pai? Quanto tempo seu pai tinha de nascido?
Mude suas próximas perguntas para o tópico de netos (clique).
Um mês!! mandei a da minha tia (de pai pra filha) pro ADC demorou 7 meses pra ser analisada pelo conservador!!!!
Alias, mandei Pro ACP do Porto........
@Rita_Guedes , o @gandalf está se referindo à transcrição de casamento, que estava demorando cerca de 1 mês para ser feita na CRC - Conservatória de Registo Civil do Porto, que não é o ACP - Arquivo Central do Porto.