Melhor conservatória e documentos necessários para transcrição de casamento e óbito em 2022

Bom dia, agradeço por me deixar fazer parte do fórum!

Preciso transcrever o casamento e o óbito da minha mãe portuguesa, e gostaria de saber se devo enviar a documentação pelo consulado ou diretamente para alguma conservatória no intuito de diminuir o prazo de espera.

Também gostaria de confirmar se a documentação está correta:

1 - Certidão de casamento dos meus pais, de inteiro teor, digitada, apostilada e emitida há menos de 1 ano.

2 - Certidão de óbito da minha mãe portuguesa, de inteiro teor, digitada, apostilada e emitida há menos de 1 ano.

3 - Certidão de nascimento do nubente brasileiro, no caso meu pai, original simples, sem apostilamento e emitida há menos de 1 ano.

4 - Cópia impressa em papel sulfite normal da certidão de nascimento da minha mãe portuguesa, que consegui pelo site "Civil online" lá de Portugal.

Caso seja melhor enviar diretamente a uma conservatória, como devo proceder?

Grato!

Alan

Comentários

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
    editado agosto 2022

    @Alan vc pode tentar fazer pelo consulado do Rio de Janeiro ou Santos -SP se morar nesses estados .Os documentos necessários estão nos sites dos consulados do Rio e SP.O Óbito não é preciso transcrever.Se fizer pelo consulado, precisa apostilar o requerimento tb.Todas as certidões brasileiras ( casamento e nascimento) precisam ser de inteiro teor e apostiladas.

  • MBGMBG Usuário

    Bom dia.

    Também preciso transcrever o casamento e óbito de meu pai.

    O procedimento pelo Consulado em SP está demorando anos.

    Desejo ingressar com esses pedidos em alguma Conservatória. Ouvi comentários que fazem essas transcrições em 15 dias.

    Tenho algumas dúvidas. Se alguém puder ajudar, agradeço.

    Devo utilizar o mesmo modelo de requerimento que cosnta no site do Consulado?

    Ouvi comentários sobre uma taxa de 120 euros, mas não consegui confirmar a existência dessa taxa em sites oficiais em Portugal.

    Também li comentários de pessoas que encaminharam a documentação para uma Conservatória e apenas posteriormente, a taxa.

    Desde já agradeço.

    Obrigado.

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
    editado agosto 2022

    Se vc mandar para Portugal ( Ponta Delgada) o prazo é 4 a 5 meses.O pgto é feito depois dos docs analisados pela conservatória que posteriormente manda um link para pagamento.A outra opção é enviar para o Consulado do Rio de Janeiro( se vc morar no estado).O óbito nào precisa transcrever.A taxa de €120 euros é obrigatória.Se for fazer no Rio , entre no site do consulado e siga as instruções.O modelo de requerimento depende de que local vc for dar entrada.

  • MBGMBG Usuário

    Muito obrigado pelas informações!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.