Foto da página de registro de batismo serve como documento válido?
Nilson
Usuário
Tenho a fotografia do registro de batismo da minha avó, nascida em 1900, feito em uma igreja em Portugal e nesse registro constam todas as alterações de casamento e óbito dela. Essa fotografia pode ser utilizada como documento substituto da "Certidão de Nascimento"? ou deve ser pedido algo novo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Tem que pedir um registro novo no Arquivo Distrital.
obrigado pela sua ajuda Vlad. Mas como eu faço? Internet? Por site? Qual endereço eletrônico?
Vc tem q entrar no site do Arquivo Distrital do Distrito que o português nasceu e la vai ter as intruçoes de como pedir ou me chama no privado .
ok ... vou te chamar ... obrigado
@Nilson , desculpe a intromissão mas, dependendo do Arquivo Distrital, terá que pedir pelo CRAV.
Cadastre-se (é gratuito) e faça um pedido de certidão, certificada, a ser enviada por correio registado para fora da Europa.
Complete os dados do formulário e aguarde o orçamento que irão fazer. Você terá que aprovar, pagar e enviam a certidão.
oi Lilly ... não há o que se desculpar ... fiz meu cadastro no CRAV, mas para preencher o formulário é preciso colocar "Código de Referência" ou "Cota" e não me informam o que é isso ou onde verifico. Você sabe me dizer? Obrigado.
@Nilson , no Pedido de Certidão não é preciso colocar Código ou cota!!
Veja se escolheu a opção correta!
Olá Lilly ... eles me passaram o código do assento, mas agora surgiu uma nova dúvida ... o pedido é de "reprodução" (reprodução de documento) ou de "certidão" (Certificação em como a informação constante no documento é verdadeira)?
Certidão
Boa tarde.
Estou precisando da certidão de batismo de meu avô português apostilada, pra fazer a correção do nome da mãe dele que está divergente no cartório aqui no Brasil. É de 1892, e está no arquivo distrital da Guarda.
No cartório aqui me informaram que tem q ser apostilada pra ter valor aqui no Brasil e ter até 90 dias de validade.... Como eu consigo esse documento aqui do Brasil? Tô com receio de extrapolar o prazo de validade.
Obrigada
@Maria_Eliza
Qual a data da carta de exigência? Você tem um prazo de 20+30 dias para responder que está providenciando o documento. Só isso será suficiente para seu processo ativo por 6 meses.
Vou deixar a @Leticialele te responder os detalhes sobre o CRAV e a PGR porque tem mais experiência.
Basicamente você pede a certidão no CRAV com endereço de entrega na PGR. E pede na PRG que apostilem e mandem para você o documento. Paga ao CRAV a emissão de uma certidão certificada. Paga ao PGR o apostilamento e a remessa. Tudo é feito por e-mail.
Demora uns 30 dias para receber o documento na sua casa, já apostilado.
Se conseguir fazer tudo dentro do prazo, nem precisa pedir prorrogação de prazo ao IRN para cumprir a exigência.
@Maria_Eliza , faça exatamente como o @gandalf falou.
Peça a certidão ao CRAV, peça para entregar na PGR de Lisboa.
Entre em contato com a PGR, mandando o requerimento para a apostila, peça orientações para o pagamento e diga que a certidão será mandada pelo Arquivo Distrital
Para apostilar - https://www.ministeriopublico.pt/perguntas-frequentes/servico-apostilas
Muito obrigada pelas informações. @Leticialele e @gandalf
Bom dia @Leticialele.
Essa sigla PGR, seria Procuradoria Geral da República ?
@Leticialele
@Maria_Eliza , sim!
@Maria_Eliza
Sim, PGR é a Procuradoria Geral da República de Portugal, órgão do Ministério Público.
aqui: https://www.ministeriopublico.pt/perguntas-frequentes/servico-apostilas