@rosemoraes

Boa tarde Leticia ! Feliz por te reencontar .

Ontem conversei com Gandalf sobre meu caso e me pediu para entrar em contato com você e Vlad Pen . Com certeza vocês poderiam me orientar como sempre. Caso do meu esposo em 2018 entrei com processo dele de cidadania em Lisboa. Processo foi todo analisado, tudo ok até chegar na prova dos Laços Efetidos, as provas não foram suficientes até me deram um tempo para providenciar mais algumas coisas. Processo infelismente foi arquivado por esse motivo. Mas logo em seguida a lei mudou , 2 meses depois.

Entrei em contato na conservatória pedindo orientações. Recebi e-mail dizendo para pagar uma nova taxa e enviar novamente requerimento preenchido e citar que todos os outros documentos já estavam no processo anterior( arquivado) Assim foi feito. Recebi a senha , numero do novo proceso e o cod logo em seguida . Ultimo e-mail que recebi sobre esse processo é de que ele estava na fila. Desde então permanece na bolinha 1 verde comprevisão de termino em 09/01/2023. Mas como permanece na bolinha 1 verde tenho duvidas. Foi recebido em 24/12/2020 e em 02/02/21 recebi numero do novo processo ( 4609/2018 e 12287/2021. Gostaria de pelo menos saber se se movimentou ou está parado mesmo. Gratidão por tudo sempre.

«1

Comentários

  • @RoseMoraes , que bom reve-la!!!

    Sugiro que você mande um email para [email protected], dizendo que o processo original já havia sido analisado e caiuu em exigência pelos laços efetivos. Conte que a orientaram a pagar nova taxa e reaproveitar a documentação. Por isso, você crê que o processo deveria ser agilizado, pois já havia sido devidamente analisado. Peça urgência para a tramitação, tendo em vista o ocorrido, pois o processo original é de 2018, tendo sido ultrapassado, em muito, o prazo previsto pelo IRN.

    Boa sorte!!!

  • @RoseMoraes Ola!

    A providência sugerida pela @Leticialele me parece bem razoável.

    Não creio que tenha muito efeito no processo. Como o segundo processo não tem um pedido de urgência, vai tramitar normal.

    Mas por isso ela sugere que seja feita um requerimento pedindo a urgência por decurso de prazo. É inusitado, mas pode funcionar. Não vamos saber se você não tentar. O não tem jeito, você já sabe. O pedido só pode melhorar a situação, fazendo entrar numa fila prioritária.

  • Boa tarde ! @Leticialele /@gandalf


    Espero que vocês estejam bem! Aqui tudo em Paz também. Passando para ver se vocês tem alguma novidade á respeito dos processos Netos Atribuição ? Se está andando ou estacionou devido ao final de ano. Ultima vez que dei uma olhada na planilha previsão para termino do processo de meu esposo ( Edson Carapinheiro) tinham 2 datas: 21/11/22 ( por recebimento do processo ) 10/12/22 ( pelo recebimento da senha. Como não entendo se o que prevalece é data de entrada do processo, ou data da senha fico na duvida se já entrou em atraso ou se ainda está na data, hoje já e dia 09/12/22. Se tiverem alguma novidade á respeito agradeço imensamente.

    Obrigada.

  • @RoseMoraes

    Eu criei esse critério pela senha para testar se acertava mais próximo. Serviu para confirmar que é pela data de chegada na conservatória, e que a demora para numerar e mandar a senha na CRCentrais não tem nenhum efeito sobre o tempo de tramitação dos processos.

    A data da previsão é como está. O processo dele deve aprovar em breve. Todo ano eles fazem esse charminho, pra sair as aprovações de presente de natal.

    Daí não volta mais, e é só aguardar o assento. Está levando 210 dias, é bastante tempo ainda pela frente, mas fica garantido.

  • Boa tarde @gandalf !


    Obrigada pela atenção de sempre! Que presente maravilhoso de Natal para ele. Com certeza está aguardando ansioso pela aprovação. Uma vez aprovado aí só aguardar o assento lá para meados do ano, Maio ou Junho. Nos veremos em breve então, quando darei a noticia da aprovação. Se não for antes de 25/12 fica aqui o FELIZ NATAL de toda a família CARAPINHEIRO com muito carinho e agradecimento por todas as orientações e esclarecimentos prestados por vocês. Que O Menino Jesus os Abençõe e Ilumine em todas as suas decisões. Grande Abraço

  • @RoseMoraes , que vocês tenham boas notícias até o Natal!!!

    De qualquer modo, já podem ir comemorando com vinho (verde, português) e bacalhau!!!

    Feliz Natal!!

  • @Leticialele

    Boa tarde minha querida ! Uhuuuuuu amo bacalhau, já com vinho fico tontinha. Mesmo tomando 50 ml rsrsrs. Mas com certeza dessa vez vou tomar 200 ml pois fale muito a pena . Mas o Bacalhau nunca faltou em nossa mesa desde crianças. FELIZ NATAL com as Bençãos do Menino Jesus em sua vida. Te enviarei Noticias . Grande Abraço

  • @RoseMoraes , também fico trêbada com uma taça de vinho verde!!!

    Mas, sempre que tenho oportunidade, bebo, porque amo!!

    O bom é tomar no almoço de domingo e, depois, cair na cama para um sono reparador!!! hahaha

  • @Leticialele !

    Vou seguir seu conselho Letícia e beber no almoço de domingo ! Ai aterrizar na cama e zzzzzzzz. Temos comercio em nossa cidade, você não imagina o quanto é estressante trabalhar 10 hs direto com público. Isso já tem 40 anos kkk então creio que para amenizar somente um bom vinho , acho que vou começar hoje mesmo á noite. Dezembro trabalhamos como burros aqui kkkk

  • @Leticialele @gandalf

    Em meio a tantas conversas esqueci de mencionar, que temos uma prima Portuguesa Escritora residente aí, veio nos visitar apenas uma vez aqui no Brasil, ou melhor veio nos conhecer ela se chama Ana La Bella Carapinheiro . Recentemente esteve na Austrália representando Portugal, vejam no I Instagram ana_la_bella_carapinheiro temos muito orgulho dela.

  • @RoseMoraes , vou procura-la no Instagram!!

    Mas moro no Rio de Janeiro!! Estive em Portugal em junho, para umas pequenas férias.

    Durante 2 semanas, só comi bacalhau, camarão e bebi vinho verde!!! hahaha

    Tem uma marca que é a minha predileta - Casal Mendes. É barato e delicioso!!

  • @Leticialele

    Bom dia ! Meu esposo ama vinhos, todos kkk vou procurar esse ai Casal Mendes e comprar para ele. Nossos avós portugueses tinham costume de tomar canja com vinho( na canja kkk) e colocava no prato de todos os netos, ai todos continuaram até hoje. Eu como passei minha infância em alambiques da familia aprecio mais uma cachaça rsrsr. Caipirinha não. O açúcar faz mal, cachaçinha pura cheirando á cana

  • @RoseMoraes , Canja com vinho nunca vi!!

    Não tomo cachaça... vinho é o máximo que aguento!!!

  • Bomm dia @Leticialele @gandalf


    Cá estou novamente pedindo orientações: O processo de meu esposo ficando pronto entraremos na espera do registo. Ai entraremos com o processos dos dois filhos dele á duvida é; Antecedentes criminais. A filha morou 4 anos na Austrália retornou faz pouco tempo, o Edson Filho mora no Japão á 5 anos talvez retornará ao Brasil ano que vem 2023( ano em que entraremos com os processos deles.

    Os antecedentes dos 2 deverão ser da Austrália e Japão ou poderá ser do Brasil mesmo país de Origem ?

  • @RoseMoraes , seu marido, tendo feito o processo dele como neto, será portuuês por atribuição. Os efeitos jurídicos retroagem à data do nascimento dele.

    Os filhos serão filhos de português e seus processos serão pelo art 1C, em que não há necessidade de mandarem atestado de antecedentes criminais!!!

    Basta mandar os processos para o Arquivo Central do Porto e serão portugueses uns 6 meses após a entrada dos processos.

    Documentos:

    Cópia simples do assento português do pai;

    Certidão do Requerente, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Formulário 1C obtido após o pagamento dos emolumentos, impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado para ser assinado em qualquer cartório de Notas para ter a assinatura reconhecida por autenticidade;

    Cópia impressa do email que encaminha o formulário (também serve como recibo).

    Para pagar os emolumentos (175 euros) - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Endereço do Arquivo Central do Porto (ACP)

    Rua do Cunha, 404

    4200-250 Porto - PORTUGAL

    Boa sorte!!!

  • @Leticialele

    Mais uma vez obrigada pelas orientações! Agora só aguardar a aprovação e mais 6 meses para registo, talvez Maio ou Junho 2023 . Pelas datas citadas já entrou em atraso a aprovação 29/11/22


    Obrigada

  • @RoseMoraes , você coloriu o nome na planilha?

    É fácil buscar por nomes na planilha. Basta clicar em "B" para selecionar toda a coluna-B, e clicar em "Editar" -> "Localizar e Substituir", colocar o nome que busca no primeiro campo, e clicar "Procurar". Para fechar a janela de busca, clique no botão "Concluído" (ou no "X" do canto da janela).

    As cores na planilha têm significado específico para consistência de dados, e identificar processos abandonados.

  • Bom dia @gandalf !


    Corrido aqui na loja , hoje que tive tempo para entrar! Então não colori nada não, eu tenho dificuldades em mexer nessas planilhas, então evito para não atrapalhar, achei estranho linha ter ficado amarela, depois voltou ao normal.

    Quanta ansiedade Gandalf ! Será que todos os processos de Dezembro de 2020 serão aprovados em Dezembro agora ? vi que os até a data de 16/12/2020 já foram aprovados. Achei estranho que vários de 28/12/2020 já estão na bolinha 4 verde, e os entre 21/12/2020 á 24/12/2020 foram para bolinha 2 verde mês passado. Será que não estão seguindo as ordens de chegada ?

  • @RoseMoraes

    Enquanto você entra uma célula, pode ficar temporariamente inconsistente, e por isso o amarelo.

    Ao completar o preenchimento, ele acerta as cores alguns segundos depois.

    Se você se sentir mais confortável, pode preencher os dados no formulário, e ele será transcrito ou atualizado.

    aqui: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

  • @gandalf @Leticialele


    Passando para desejar um inicio de ano repleto de boas energias,alegrias,muitos sonhos e desejos realizados! Com as bençãos e proteção Divina. Que todos os seus caminhos sejam abertos para prosperidade com muita saúde e vida longa. Espero ter novidades para contar e comemorarmos no inicio de 2023. FELIZ 2023

  • @RoseMoraes

    Muito obrigado. Desejo também um feliz 2023, cheio de realizações.

  • @RoseMoraes , obrigada, querida!

    Que 2023 chegue cheio de boas notícias e grandes realizações!!

    Feliz Ano Novo, para você e toda sua família!!

  • Bommm diaaa! @Leticialele e @gandalf


    Como entraram 2023 ?

    Nós aqui muito apreensivos , pelo que verifiquei está tudo parado nenhuma movimentação nos processos prazo previsto para aprovação de meu esposo entrou em atraso, era 28/12/22, 31/12/22, 01/01/23 ,02/01/23 ultimos aprovados foram os de 16/12/2020.

    Estão em férias ?

  • @RoseMoraes , essa época de fim de ano é meio imprevisível. Infelizmente, tem que ter paciência. O pior já passou!!

  • @RoseMoraes

    Ir mudando ligeiramente a previsão faz parte do sistema auto-adaptativo.

    Processos mais antigos, levavam menos tempo que os mais recentes. Eles foram saindo da amostragem, a previsão foi subindo.

    Pelos processos de 10 e 11/12/20 aprovados na virada do ano, o de seu marido do dia 24 deve levar duas semanas pra chegar nele, supondo que o dele lidere e seja dos primeiros daquela data a ser aprovado.

    Mas não fique aflita. Chegará a vez dele, e ainda tem mais uns 6-7 meses de espera pelo assento. Tem que ter paciência... Mesmo porque não há outra coisa a fazer. :-)

    Fica incômodo é quando o seu não lidera, tudo mundo ao seu redor vai aprovando, e o seu vai ficando pra trás. Nem todo mundo sai no mesmo tempo. Veja os aprovados recentemente, que vários dos aprovados em 24-28/12, foi bem depois de outros próximos.

    A planilha dá não só a previsão, mas uma visão de conjunto, o seu em relação a outros.

  • Bom dia! @gandalf


    Mais uma vez obrigada por sempre estar atento e responder nossas duvidas! Sim sabemos que após aprovação virão mais 6 ou 7 meses. Mas aí será tranquilo pois saberemos que foi aprovado. É que na nossa idade estamos tendo muitas perdas fulminantes aqui sem explicação, nosso medo é esse, cada perda de amigos e parentes entre 58 e 62 anos ficamos assustados, sei que devemos ser otimistas e termos pensamentos positivos, mas hoje é a realidade pós pandemia. Mas creio que seja aprovado ainda esse mês. Vou parar de visualizar a planilha por um tempo rsrsrsrs.


    GRATIDÃO

  • Bommm Diaaa !

    @gandalf fiquei feliz pelos membros que tiveram seus processos finalizados hoje 18/01/2023. Que maravilha né. Processos estão andando rápido logo finalizam todos de Dezembro de 2020. @gandalf de meu esposo está chegando como você descreveu, só mais um pouco. Gratidão á todos.

  • Boa tarde !


    @gandalf e @Leticialele comunicando que processo de meu esposo Edson Carapinheiro da Silva teve movimentação hoje 26/01/23

    Passou da bolinha 2 verde para a bolinha 4 marron.


    Mais uma vez Gratidão por tudo ! Excelente final de semana para vocês.

  • @RoseMoraes

    Ele está para ser aprovado a qualquer momento. É quase certo que será aprovado antes do final de janeiro.

  • @gandalf !

    Não estou acreditando no que acabei de ver , quase infartei estava feliz pelo processo ter ido para bolinha 4 marron hoje!

    Fui fechar meu computador e dei mais uma olhadinha para ver a bolinha 4. Gandalffffffffffff pulou direto para bolinha 7 Finalizado.

    Posta lá para mim por gentileza quero partilhar nossa alegria, valeu a espera.E agradeço imensamente toda a ajuda recebida. Mas iremos ter vários processos pela frente e você ira me orientar. São os nossos 2 filhos. Que emoção Gandalf dificil explicar , meu coração esta saindo pela boca. Já avisei meu caçula que mora no Japão e a filha que está na Australia. GRATIDÃO por tudo que DEUS continue te dando cada vez mais sabedoria para ajudar á todos que precisam.

    Grande abraço. Até amanhã.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.