Transcrição de casamento + Nacionalidade mesmo pedido
jjulianos
Usuário
Olá, amigos,
Sabem dizer se posso pedir a transcrição de casamento do avô e junto ja pedir a nacionalidade para neto, tudo num mesmo pacote de documentos a ser enviado para a Conservatória em Portugal?
Ou teria que ser enviado pedidos diferentes? Sendo a de nacionalidade após a confirmação da Transcrição do casório?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@jjulianos
Deve fazer o processo em pedidos separados. Em certos casos, podem ser feitos em paralelo, mas como é rápido, espere pelo menos a aprovação antes de iniciar o próximo passo. Pode haver alguma exigência de retificação a ser feita.
Se fizer junto, a transcrição irá para a CRCentrais e demoram 8 meses ou mais, pq têm prioridade muito baixa.
Tem 2 opções distintas para fazer a transcrição:
1) No consulado de sua área. Explique onde mora. Entre os mais eficientes estão o do Rio (RJ & ES), e Santos (SP & MS) (posto consular). Têm levado 3-4 semanas para fazer a transcrição. Outros consulados têm tempos variados. Terá que verificar no website do consulado de onde mora, porque as regras, pagamento, e documentos requeridos, varia um pouco entre eles.
2) Diretamente em PT. Mande os documentos por DHL para uma Conservatória Civil que aceite pelo correio. A CRCivil do Porto é uma delas. Pessoalmente faz em 1 semana, mandando por DHL, 4 semanas. Depois de analisado e aprovado, eles mandam as instruções para o pagamento por e-mail. A documentação é mais simples, e a mesma para todas as conservatórias. Gasta com a remessa, economiza com os documentos. No final custa o mesmo, e demora menos. Tem o inconveniente de não devolver os documentos originais. Se for um assento português, não faz diferença. É só um xerox. Se for uma certidão de batismo, original do AD, precisará pedir uma extra, porque gasta uma com a transcrição, e outra para o processo de nacionalidade. Só serve a original com carimbo em relevo e assinada com tinta em cada processo.
Pela pergunta você está direcionado a fazer #2. Confirme qual será o caso. Se não mora em um dos 4 estados já mencionados, informe.