Quais documentos faltam para eu dar entrada no processo?
Paula
Usuário
Sou neta de português, meu pai falecido ( brasileiro ) estou tentando fazer a cidadania.
Meus avós, ambos português casaram se no Brasil, sendo que meu avô registrou meu pai no Brasil com menos de 1 ano.
Tenho que fazer transcrição de casamento dos meus avós? Mesmo ele declarante?
Documentos já possuo :
Certidões de nascimento de inteiro teor reprográfica apostilhadas :
*Do meu avô
*Do meu pai
*Minha certidão nascimento
E tbm tenho uma certidão de casamento minha de inteiro teor reprográfica e apostilhada e minha identidade com menos de 10 anos.
Quais documentos ainda tenho que colocar no processo? Agradeço a ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Paula ,
Quem é o português, qual o próximo descendente vivo dele, você ou seu pai?
Que ano o português nasceu? A esposa dele era brasileira ou portuguesa?
Quem é o declarante na certidão do filho do português? Que idade tinha o filho?
Meu avô era o português e a esposa minha vó tbm era portuguesa , mas casaram no Brasil. (meu avô nasceu em 1922 )
O filho do meu avô ( que é meu pai , ele era brasileiro ) já morreu tbm
Eu seria a próxima da linhagem , tô tentando fazer a cidadania pelo meu avô mesmo e não pela minha vó
Meu avô declarou meu pai quando nasceu, menos de 1 de idade
@Paula
Foi mal. Você ja tinha respondido essas perguntas.
Porque os dois eram portugueses, casados no exterior, a transcrição do casamento será obrigatória.
Como seu pai já faleceu, você vai de fato fazer pelo art-1D como neta (depois da transcrição feita).
Pode seguir o roteiro da Leticialele. https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/1404/#Comment_1404
Como está explicado num post dela logo a seguir, sendo casada, se mudou de nome no RG, mande a certidão de casamento para comprovar o nome.
Tudo bem, rs
Mesmo que declarado meu pai na certidão , sendo que meu pai tinha menos de 1 ano de idade.
Ainda terei que transcrever esse casamento dos meu avós antes de enviar o processo que a Letícia passou?
Agradeço a ajuda.
@Paula
Sim, terá que transcrever. Seus dois avós eram portugueses.
A menos que um dos avós fosse viúvo quando se casou, ou tivesse se casado antes em Portugal.
Muito obg pela ajuda, infelizmente ambos eram solteiros quando se casaram no Brasil, consegui achar no Family Search o livro bem difícil de ler. Agora tenho q ver como consigo esse papel ( certidão de casamento deles ) fisicamente.
@Paula
Se mandar para a @Leticialele o localizador da página, ela talvez possa lhe ajudar em como pedir a certidão no Arquivo.
Se preferir, pode mandar a imagem da certidão. Ela precisa ver onde está a certidão, para passar as instruções de onde vc pede.
Precisa achar a certidão de batismo dela em Portugal, e a certidão de casamento no Brasil, mais a certidão de batismo do avô, mais a sua certidão de nascimento, para poder pedir a transcrição.
Se for transcrever no consulado, pode precisar da certidão de óbito também. Se mandar para a CRCivil do Porto não precisa.
Em que estado vc mora?
Acabei de ligar para o cartório e achei a certidão de casamento com os dados da família search , a dúvida agora mesmo é como transcrever.
É obrigatório mandar primeiro esse processo pagando os 175 euros e depois quando tiver os outros documentos pagar novamente os 175 euros e enviar para outro lugar de Portugal?
Não poderia ir tudo junto? Batismo deles não tenho nada, só a certidão de casamento mesmo indo no cartório pegar.
Baixada fluminense RJ onde moro.
@Leticialele
@Paula , se os avós eram portugueses e se casaram no Brasil, terá que transcrever o casamento deles.
A transcrição custa 120 euros.
Só após a transcrição feita, você junta seus documentos, paga os 175 euros de emolumentos e manda para Portugal.
Mande a transcrição para o Consulado do Rio, pelos Correios.
Veja os documentos aqui - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-dois-cidad%C3%A3os-portugueses
Eles analisam, e, estando tudo certo, mandam as instruções para o pagamento dos 120 euros, para o email que você colocar no formulário.
Entendi. Pensava que por o meu avô ter registrado meu pai com menos de 1 ano de idade não precisaria transcrever o casamento, pois ali comprovava que ele declarou a criança.
O custo que tá pegando, mas agradeço, vcs 2 estão ajudando bastante.
@Leticialele
@Leticialele
A transcrição tenho que ter o batismo tbm? Além das outras certidões dos 2 portugueses, sendo que estou fazendo só pelo meu avô.
ou é um ou outro com a certidão de casamento de interior teor e com cópia reprográfica.
Pensei que só mandando a certidão de casamento de inteiro teor com cópia reprográfica eles já transcrevia o casamento em Portugal , são várias documentações ainda.
Mesmo meu avô sendo declarante do meu pai.
@Leticialele
Ok, vendo os documentos peli link que passou. Obg.
Desculpa a bagunça nos comentários, ainda estou entendo o fórum.
@Paula , apenas a certidão de casamento não serve, a não ser que tivessem casado em Portugal.
Se casaram no Brasil, terá que transcrever, ou seja comunicar o casamento ao Registo Civil.