Como viajar com seu PET para Portugal

MarciaMarcia Moderador*
editado setembro 2019 em Outros assuntos

Para viajar para Portugal com o seu PET (cachorros e gatos) e necessário:


1- Primeiramente colocar um chip, esse chip é para identificação do dono do animal, não é para rastreá-lo, tem várias veterinárias qualificadas que colocam, o chip é colocado no dorso do cachorro ou gato e só deve ser posto por um profissional. Coloquei nas minhas o ano passado e custou 180,00 (chip com a colocação).


2- Após colocar o chip deve-se registrá-lo, isso é feito pelo site do chip escolhido onde se cadastra o animal pelo número chip, com foto, raça, nome, endereço, telefone etc.


3- Vacinar o animal com a vacina antirrábica.


4- Depois de uma semana para os anticorpos da vacina reagirem, deve-se fazer um exame de sangue específico. Faz-se o exame no consultório mesmo mas a veterinária deve saber como proceder com exame para viajar para a Europa, ou seja, o exame tem regras, deve ser enviado para o laboratório em São Paulo o único cadastrado pela Zoonose e aceito.


5- Voltar ao consultório veterinário para buscar o resultado do exame que leva de 1 a 3 meses para ficar pronto, se o resultado for satisfatório ou seja negativo, pedi-se um atestado com o laudo do exame.


6- Marcar o mais rápido possível pois tem validade, uma visita na zoonose da sua cidade, não é preciso levar o PET, apenas o atestado e o laudo com o exame mais docs.


7- Após pegar a liberação da zoonose uma espécie de passaporte animal, você tem de 3 a 5 dias para embarcar senão perde tudo.


8- Para viagem deve-se ter a passagem do PET. Até 8 kg contando com a caixa pode viajar a bordo, mais de 8kg só no porão. A bordo a caixa é de pano (essas macias) porque o PET irá embaixo da cadeira do passageiro da sua frente, e para viagem no porão comprar uma caixa de plástico de boa qualidade (resistente e que trave bem a porta), proporcional ao tamanho do PET, (ele deve conseguir ficar em pé e dar uma volta completa na caixa), NÃO pode ter RODAS.


9- No dia se achar válido levar o PET ao veterinário para colocar um soro para não desidratar, pode também conversar com seu veterinário de confiança sobre cuidados extras (medicação de enjoo, calmantes etc), porem lembro que NÃO é recomendado auto medicar o animal, principalmente com remédios para dormir, pois PET pode se machucar, batendo a cabeça em turbulência, na decolagem, etc. Lembrando também que tem remédios de humano que fazem mal para os PETs.


10- No dia da viagem deve se levar todos os documentos do animal e chegar bem antes para a liberação do PET que irá no porão, o animal deve estar alimentado com algumas horas de antecedência e ter feito as necessidades, recomenda-se colocar na caixa cobertor caso a viagem seja para lugares frios (ração, tapete higiênico e água -cuidado para essa não virar e molhar o PET na viagem), tirar objetos que possam machucar ou incomodar o PET (coleiras apertadas, laços...).


11- Ao entrar na aeronave assegurar-se com aeromoça e se necessário piloto que tem um pet no porão paro que liguem o ar condicionado ou o aquecedor do porão (insista até ter certeza, pois a viagem será longa).


12- Viagem para Portugal deve-se avisar ao aeroporto para que disponibilizem um veterinário para a verificação do PET no desembarque, pago pelo dono e custo em média 30 euros.


OBS:

Para ordem cronológica, para escolha da companhia aérea (tem companhia que perde os PETs), para os prazos, para a saúde de seu PET, para os documentos...com risco do animal ser deportado se houver algum erro.

O PET deve conhecer e se acostumar com a caixa semanas ou meses antes da viagem e deve levar objetos de seu apego para ter confiança e conforto durante a longa viagem.

Não esquecer da consulta veterinária obrigatória no aeroporto em Portugal.

Verificar as exigências dos outros países da Europa, tem alguns que mudam, acrescentam...

Verificar qual é seu PET, tem alguns que não são aceitos.

Filhotes menores de 3 meses não podem sair do pais para Portugal pois não tomaram a primeira dose da vacina.


LEMBRE-SE QUE O PET PAGA A PASSAGEM COM UM VALOR PARA BORDO E OUTRO PARA PORÃO E QUE A COMPANHIA DEVE SER AVISADA NA HORA DA COMPRA PARA RESERVAR O LUGAR DO PET E A PARTIR DE UM DIA ANTES LEMBRADA A TODO MOMENTO DO EMBARQUE DO PET.


PARA DETALHES E MELHOR ESCLARECIMENTO: http://oficina.pequenosmonstros.com/shop/viajando-com-animais/

Esse site tem um ebook grátis que ajuda muito!


Cuidado com os detalhes para que não haja nenhum problema.


===========================


Site 

http://oficina.pequenosmonstros.com/shop/viajando-com-animais/ como apoio


Site da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (Portugal), para verificar exigências para entrada de animais de companhia em Portugal:

ou


VIGIAGRO (SISTEMA DE VIGILÂNCIA AGROPECUÁRIA INTERNACIONAL)

Unidade do Ministério Da Agricultura para vigilância/trânsito de animais.

Tels: 2445-5956 / 2445-2800 / 2445-3683 - [email protected]

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.