PROCURAÇÃO
Francislobo
Usuário
Prezados.
Bom dia.
Estou fazendo a procuração para a minha avó me autorizar A ROGO, pois não-alfabetizada e o modelo que peguei no consulado está com palavras do português de Portugal (Óbvio). Ao fazer, eu devo seguir as mesmas palavras ou posso alterá-las de acordo com a nossa língua? Por exemplo: bilhete de identidade, aqui dizemos carteira de identidade ou número da carteira de Identidade.
O que vocês me sugerem?
Att.
Prof. Francis Lobo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Francislobo
Não precisava ter ido ao consulado para isso. Bastava ter perguntado. Para maior de 18 anos é o 3º neste modelo
aqui: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/procura%C3%A7%C3%A3o%202.pdf?ver=2019-06-06-151648-553
O termo existe tanto em PT como no BR. Não mudaria para um termo "pt-br" só pra você se sentir mais confortável. Deixe "pt" como está. Curiosamente ninguém até hoje questionou isso. Rsrsrs
Saiba no entanto que essa procuração tem que ser reconhecida por autenticidade, e apostilada. Mesmo sem ser "a rogo" é comum pedirem para renovar a procuração ao final do processo. Se acontecer lá vai outra despesa de apostilamento e nova remessa. Mas se não tem outro jeito, então faça assim.
Você terá que mandar uma cópia de seu RG autenticada e apostilada (porque você está assinando), e sua certidão de nascimento inteiro teor apostilada (para comprovar o vínculo) familiar com a avó. E se mudou de nome no casamento, sua certidão de casamento em inteiro teor certificada (sem apostilar, para fixar o seu nome de casada).
@Leticialele poderia dar uma olhada se tem como simplificar essa documentação da neta casada, a procuradora?
@gandalf , @Francislobo , se a neta é a procuradora, terá que enviar certidão de nascimento inteiro teor, apostikada e cópia autenticada e apostilada do RG. Não há como simplificar a documentação, infelizmente.
@gandalf e @Leticialele eu serei o representante da minha avó em todo o processo, então, farei o envio da minha documentação também. Uma outra dúvida que me surgiu (perdão por perguntar tanto): pelo que vi, quase todos os documentos são enviados os originais apostilados, correto? Depois do processo, esses documentos voltam ou ficam arquivados lá em Lisboa? Obrigado
@Francislobo
Nas conservatórias não devolvem, os documentos são digitalizados e destruídos. Os documentos ficam desmaterializados no sistema.
Nos consulados eles devolvem os originais pelo correio.
Bom dia, @gandalf e @Leticialele , fui fazer a procuração a rogo para minha avó e o cartório me cobrou 274,00. Já a prova de vida, me cobraram 514, 00, mais dois valores para a contabilidade da cidadania. Achei salgado, mas.....tem de pagar!
Abraços
Eu acho que teria incluído na procuração uma linha dizendo que a a outorgante Fulana de Tal compareceu pessoalmente ao cartório apresentando boas condições de saúde, lúcida, e manifestou sua vontade, que produziu esse documento, que foi assinado a rogo.
Num documento de procuração "a rogo" já vai embutido a prova de vida. Vai economizar seus R$514. :-)
Só precisa dessa frase dizendo que ela se apresentou pessoalmente diante do tabelião, lúcida.
Eu tambem pensei em alguma coisa disso. Mas....ocorre que antes pagar agora que de repente, ser solicitado mais pra frente.
@Francislobo
Essa frase é suficiente como prova de vida. Tem que trabalhar a redação no contexto da procuração, mas tudo que precisa é dizer que ela estava presente diante do tabelião com aparência saudável, lúcida, e que manifestou a vontade conscientemente.
Não precisa de nada do "verbosório" que eles estão querendo te vender por R$514 no cartório.
Tem mais risco deles pedirem para renovar a procuração ao final (este é um procedimento relativamente comum), do que reclamarem da prova de vida nessa forma.
obrigado
Bom dia!
Esse é o formulário para netos, ok? Pesguei no site antes de pagar, para treinar o preenchimento. Vou preenchê-lo hoje, pois a procuração só ficou pronta hoje também.
Assim que eu a fizer, vocês me ajudam a checar?
Obrigado!
Francis Lobo
@gandalf e @Leticialele
@Francislobo
Talvez seja melhor conferir uma vez só, no formulário que estiver pronto para mandar.
Se for o caso, envie por MsgPrivada, porque terá dados sensíveis, e para sua segurança, não devem aparecer no fórum público.
Não precisaria "praticar". Sempre pode imprimir o formulário personalizado quantas vezes for necessário, se algo ficar errado. Preenche uma vez só e pronto. É simples, e evita cometer erros na transcrição.