Retificação data transcrição de casamento

Bom dia, em 2012 foi transcrito o casamento da minha sogra, só que está com a data incorreta , estou tentando ligar na Conservatória de Ponta Delgada e não atendem, já enviei e-mail e não respondem , o processo de nacionalidade de meu marido está parado em Lisboa pois a data está depois do nascimento dele. Alguém já passou por isso e o que devemos fazer ? Obrigada

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @Lin

    O casamento poderia ter de fato ocorrido depois do nascimento, e isso não seria problema. Sendo casados (antes ou depois do nascimento), a maternidade e paternidade ficam estabelecidos. Essa é a função da transcrição.

    Esse erro não impede o processo de prosseguir, e não afetará em nada o resultado.

    Houve exigência pela transcrição? Pode responder que já foi feita, e mandar uma cópia da carta de exigência, junto com uma cópia do assento (mesmo com o erro). O processo voltará a andar e vai concluir.

    Quanto a corrigir o assento de casamento, você deve fazer, e pode ser feito por e-mail mesmo. Pode mandar e-mail para Ponta Delgada pedindo a revisão e retificação.

    Deixe passar o carnaval, e mande na Quinta-feira. Terça-feira é feriado em PT (Entrudo).

    Eu vou redigir para você uma minuta do requerimento e te mando por MsgPrivada, aquele envelope no canto direito da tela, até Terça-feira.

    Preencha os dados do proc do marido se quiser lançar na planilha: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

  • @Lin

    A @Leticialele me chamou a atenção, que seu caso pode ser corrigido diretamente por e-mail, sem passar por Ponta Delgada. Vamos tentar isso primeiro, na quarta-feira, logo depois do feriado de carnaval.

    Se der certo, eles corrigem em 2-3 dias.

    Mas de qualquer forma, isso é independente de seu processo de nacionalidade. A transcrição foi feita.

  • LinLin Usuário

    Olá obrigada pelo retorno , sim a transcrição foi feita , com a data errada na averbação, e o CRC Lisboa está pedindo pra mãe reconhecer a filiação no consulado em Sp e está parado em Lisboa por causa disso , temos que fazer a retificação pois virão outros processos de outros filhos , já enviei e-mail para Ponta Delgada mas até agora não responderam e não atendem o telefone. Vamos aguardar passar o Carnaval. Desde já agradeço

  • @Lin Eu me enganei. O carnaval é na próxima semana. Vamos mandar logo a carta pedindo a retificação.

    Deve ficar pronta antes do final de semana.

  • LinLin Usuário

    @gandalf agradeço e a todos pelas orientações, consegui ligar ontem pra Conservatória de Vila do Porto ,localizaram o erro deles é já retificaram 🙏🏻 Segue o processo 🙏🏻🙏🏻 Espero não ir pro final da fila ..

  • @Lin , seu processo vai atrasar umas duas semanas. Não vai para o final da fila!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.