local mais rápido para tirar a cidadania
Eu estou dando entrada na naturalização da minha filha. Já estou com todos os documentos.
Mas, gostaria de saber qual conservatória eu envio para que o processo ande mais rápido?
Ou se devo fazer aqui pelo Rio mesmo?
Aqui no Roo o consulado está dando uma média de 11meses!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@FernandaVieira , mande para o Arquivo Central do Porto
Rua do Cunha, 404
4200-250 Porto Portugal
Atualmente, é a Conservatória mais ágil e confiável.
@FernandaVieira
Fazer pelo consulado tem consequências que provavelmente você não vai querer. Demora mais, e você não tem a quem perguntar. https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/224/nacionalidade-de-filhos-art-1c-pelo-consulado
Eu também recomendo que você faça diretamente pelo ACP, como dito acima. A documentação é mais simples.
De onde você buscou a lista de documentos? Isso depende de pra onde vai mandar, e documentos têm prazo de validade.
Oi Leticia,
Só mais uma duvida: Tenho que fazer o pagamento da taxa no correio, quando envio? ou vou receber o link para pagamento, como está sendo aqui?
Outra coisa, em média quanto tempo tem demorado lá no Porto?
Obrigada desde ja!
@FernandaVieira
O Correio não tem mais o serviço de Vale Postal Internacional.
Menor de 18 anos é grátis. (o Form-1C p/ menores é baixado diretamente)
Maior, pode pagar com o cartão de crédito internacional de qualquer pessoa, desde que preencha o Requerente e E-mail com os dados do aplicante, e todos os outros dados do titular do cartão.
Após o pagamento receberá no e-mail indicado o Form-1C (personalizado com o nome e pagamento), em PDF.
aqui: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Qual a idade da requerente? Quem é português, o pai, a mãe, ou ambos?
Sou a mãe dela e sou eu a Portuguesa e requerente.
Busquei no site do consulado do Rio. Como consigo a lista de documentos do ACP?
@FernandaVieira
Se a filha for maior de idade, ela própria assina, e ela é a requerente.
Se a filha for menor de idade, os dois pais assinam por ela, mas ela é a requerente.
Se buscou no site do consulado, sua lista de documentos provavelmente vai mudar um pouco. Serão menos documentos.
Eu preciso saber a idade da filha. (e o primeiro nome, para facilitar as explicações)
Idade 16 anos - O nome dela é Gabrielle
@FernandaVieira Ok. Isso muda as coisas.