Avós Portugueses (batismo), casados em Portugal e filha brasileira

Pessoal, já gostaria de iniciar agradecendo a atenção que vocês dão para todos.


Tentei procurar, mas não encontrei nenhum caso semelhante ao meu específico.

Na verdade, a minha cidadania já está em curso, mas ela foi super simples (pai para filho, pai para filho...).

Estou agora ajudando um amigo a organizar a documentação dele, que seria para neto.


Enfim.. encontramos as certidões de batismo portuguesas e estamos com uma cópia reprográfica.

Tanto avô e avó são portugueses e na lateral da certidão de batismo consta o casamento de ambos.


Os avós tiveram uma filha já no Brasil. Ainda não pegamos a certidão de inteiro teor, mas naquela certidão mais simples de nascimento parece que tudo bate.


Minha dúvida é: como proceder sendo os dois portugueses, com certidão de batismo e a filha nascida no Brasil?

Entendo que o casamento já está averbado no batismo, está certo isso? Preciso de mais algo?


Se não for contra alguma regra do forum, posso tentar anexar ambos batismos aqui.


Agradeço qualquer ajuda, direcionamento ou informação que possam me dar.

Comentários

  • @brgue , se as certidões são anteriores a 1911, precisará de uma delas certificada pelo Arquivo Distrital.

    Se são posteriores, basta uma cópia simples, porque já estarão informatizadas.

    Pelo que você diz, o casamento está averbado.

    Assim, basta mandar a certidão do português;

    Certidão do filho(a) do português inteiro teor digirada, apostilada;

    Certidão do requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Atestado de antecedentes criminais de todos os países em que residiu após os 16 anos;

    Formulário 1D impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado a qualquer cartório de notas para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade

    Obtenha o formulário após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros, em https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Mande a documentação para a Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa.

    Não é contra as regras do Fórum postar documentos aqui.

    Boa sorte!!

  • brguebrgue Usuário

    Ei Leticia, bom dia.

    Muiiiito obrigado por seu retorno tão rápido.


    Elas são anteriores a 1911. Da avó é 1900 e do avô 1901.


    Estou anexando aqui as certidões. Entendo que a averbação seja essa notinha na esquerda, não é?




    Não estou sabendo como citar só uma parte da sua resposta.


    Vamos lá: precisará de uma delas certificada pelo Arquivo Distrital. Imagino que seja só pedir que eles emitem né? Precisa ser a via original ou pode ser digital?

    Quando pedimos, ela veio com essa "capa"


    As demais documentações (brasileiras, formulario...) acho que está tudo tranquilo para eu mexer.


    Te agradeço novamente!

    Um abraço

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado março 2023

    @brgue , sim, se vieram com essa "capa", é porque estão certificadas. Você tem que mandar o original que recebeu, não aceitam cópias. O formato que você tem é o que aceitam.

    Como o casamento está transcrito, pode mandar qualquer uma das duas certidões, do avô ou da avó.

    Boa sorte!!

  • brguebrgue Usuário

    Não sei como te agradecer pela atenção!


    Última pergunta rsrsrs

    Esses documentos tem validade? Foram emitidos em 2018.


    Espero voltar aqui para dar notícias sobre o sucesso do processo.

  • @brgue , sim. As certidões portuguesas não têm validade. Pode utilizar essa, sem problema.

    Se fará mais de um processo, pode mandar a certidão do avô em um e a da avó em outro.

  • brguebrgue Usuário

    Bom dia, estou de volta.

    Como disse antes, estou ajudando um amigo a organizar a documentação dele.


    O processo seria de avós para neto.

    As certidões que ele reuniu foram:

    • Certidão de nascimento da avó (Cazimira), de 27 de janeiro de 1900 emitida pelo Arquivo Distrital de Viseu. A certidão possui uma capa, depois uma página com dizeres sobre ser cópia do original retirado do registro de batismos e a última é um xerox da certidão, onde consta também o casamento com o avô na margem, no ano de 1922.
    • Certidão de nascimento do avô (Américo), de 24 de fevereiro de 1901, também emitida pelo Arquivo de Viseu. No xerox da certidão também consta o casamento com a avó.
    • Certidão de nascimento da mãe (filha dos portugueses), em cópia reprográfica e, para evitar qualquer problema, também a digitada, ambas apostiladas.
    • Certidão de nascimento dele, requerente, tanto em cópia reprográfica quanto digitada, ambas apostiladas.
    • Cópia autenticada do RG, apostilada.


    Só falta a certidão de antecedentes criminais e preencher o formulário 1D, é isso?


    Tem problema enviar as duas certidões de nascimento dos avós ou devemos escolher uma das duas?

    O declarante do nascimento da mãe foi o avô (Américo). Teria preferência por mandar a certidão dele por isso?


    Obrigado

  • gandalfgandalf Usuário

    @brgue

    Mande somente a certidão do avô que foi o declarante. O casamento de 1922 está averbado. Guarde a outra com você, porque não vence.

    O RG deve ter menos de 10 anos de emissão. Se o RG está antigo ou danificado, faça um novo RG, e nova cópia autenticada e apostilada.

    Faltam:

    • o pagamento da taxa https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D
    • impressão simples do e-mail de confirmação do pagamento
    • o form-1D que chega nesse e-mail, impresso a cores frente-e-verso, preenchido, e levar para assinar no cartório diante do tabelião para reconhecer por autenticidade (assina só na 1ª linha, e deixe a 2ª em branco)
    • por último, antecedentes criminais dos países de nascimento, e os que morou após 16 anos. Se for só do Brasil pode imprimir do site da PF, e no verso imprimir o certificado (do mesmo site) com CTRL-P. https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/antecedentes-criminais

    Escaneie ou faça xerox de tudo o que manda no pacote, grampeie e guarde. Mande de preferência por DHL

  • brguebrgue Usuário


    Muitissimo obrigado Gandalf, vou seguir sua recomendação!

    Espero voltar com boas notícias em breve.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.