Requerimento correto para Nacionalidade da minha filha

Boa tarde!

Dei entrada no meu processo de nacionalidade em 2018, e já recebi meu assento. já fiz a transcrição do meu casamento para tirar a nacionalidade da minha filha que tem 16 anos. Mas, estou na dúvida de qual requerimento devo preencher, porque existem 2 que ela se encaixa:

Se for filho de mãe portuguesa ou de pai português, nascido no estrangeiro, que inscreva o seu nascimento no registo civil português ou declare que quer ser português

Se for estrangeiro menor ou incapaz, com mãe ou pai que tenha adquirido a nacionalidade portuguesa, depois do seu nascimento.

Alguém saberia me responder?

Comentários

  • @FernandaVieira , como você é portuguesa, o Formulário para a atribuição de sua filha é o 1C

    Como ela é menor, o processo é gratuito

    Formulário: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Pai e mãe têm que assinar. As duas assinaturas têm que ser reconhecidas por autenticidade.

    Preencha o Quadro 3 com seus dados e, depois, com os de seu marido.

    Se você tem cartão cidadão, pode mandar cópia simples.

    Se não tem, mande uma cópia autenticada e apostilada do seu RG . Idem para seu marido.

  • gandalfgandalf Usuário

    @FernandaVieira @Leticialele

    Isso de mandar cópia simples do cartão do cidadão causou exigência. Pode mandar o CC, mas faça autenticado e apostilado, como faria com um RG. Evite uma possível exigência.

    Pela lógica, a Leticialele está correta, e sendo um documento português não devia precisar autenticação. Mas aconteceu.

    Se quiser arriscar sem autenticar é OK, a gente fica sabendo depois se funcionou. Alguns eles aceitam.

  • gandalfgandalf Usuário

    @FernandaVieira @Leticialele

    Aproveitei que estava indo ao consulado hoje e perguntei ao cônsul se quando manda o CC pode ser sem notarizar.

    Ele disse que não. Qualquer que seja a identidade precisa ser legalizada.

    Ou notarizada no consulado, ou cópia autenticada e apostilada no cartório. Tanto faz se é o RG ou o Cartão de Cidadão.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.