Documentação necessária

Prezados,

Estou reunindo os documentos para minha mãe dar entrada na cidadania portuguesa pela via de netos. Já tenho o assento de nascimento do português, a certidão de nascimento do meu avô filho do português, a certidão de casamento e da nubente do meu avô (minha avó). A minha dúvida é a seguinte. Minha mãe se casou e mudou de nome. Eu tenho de entregar além da certidão de nascimento dela a certidão de casamento para provar a troca de nome? Preciso com isso entregar também a certidão de nascimento do meu pai? Eles já se divorciaram então pode ser a certidão de divórcio ( que é a de casamento com um adendo de informação do divórcio)?

Comentários

  • @TeoPires , nesta fase do processo, se o nome da sua mãe no RG é o de casada e, consequentemente, diferente do que consta na certidão de nascimento (tem que ser por cópia reprográfica apostilada), mande a certidão de casamento não precisa apostilar) APENAS para justificar a diferença entre o nome no RG e o nome na certidão de nascimento..

    Boa sorte!

  • gandalfgandalf Usuário

    @TeoPires

    Se depois do divórcio sua mãe manteve o nome de casada, é como disse a Leticialele: Certidão de nascimento reprográfica apostilada, junto com a certidão de casamento inteiro teor digitada, só com o selo de certificação do TJ (não precisa apostilar). A de casamento é apenas para comprovar a mudança de nome, e o divórcio anotado nela não influi em nada.

    Peça certidões novas no cartório, porque valem por 1 ano da data de emissão.

    Se sua mãe retornou ao nome de solteira, e no RG está igual à certidão de nascimento, não precisa mandar a cert de casamento.

    Tem outros documentos para mandar. Você sabe a lista de documentos? O consulado segue regras específicas, e é ligeiramente diferente.

  • TeoPiresTeoPires Usuário

    Olá @Leticialele e @gandalf obrigado pelos esclarecimentos. Sobre os documentos a serem enviados já estou ciente. Muito grato!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.