DOCUMENTOS NECESSÁRIOS - ATRIBUIÇÃO (NETOS)

Estimados Srs., espero que estejam bem!

Estou ajudando meu avô a conseguir a cidadania dele via atribuição por ser neto de português, ele têm 82 anos e é natural de São Paulo, Brasil.

Juntei os documentos abaixo (imagino que seja melhor enviar documentos a mais, do que a menos). Mais tarde emitirei o que for necessário e apostilarei todos os documentos. Poderia me ajudar, informando se estou no caminho certo?

  • Certidão de Nascimento do requerente. (Mandarei emitir em inteiro teor e apostilar);
  • Certidão de Nascimento do requerente por fotocópia do livro onde foi registrada a certidão de nascimento do requerente (mandarei apostilar);
  • Carteira de Identidade do requerente (cópia autenticada, mandarei apostilar);
  • Atestado de antecedentes criminais do requerente (emitido pela PF), com o a autenticação impressa no verso (mandarei apostilar);
  • Diploma do Ensino Superior do requerente (cópia autenticada, mandarei apostilar);
  • Passaporte do requerente (cópia autenticada, mandarei apostilar);
  • Prova de vida do requerente (emitida em cartório, mandarei apostilar);
  • Certidão de Nascimento da mãe do requerente (filha do cidadão português // Mandarei emitir em inteiro teor e apostilar) ;
  • Certidão de Nascimento por fotocópia do livro da mãe do requerente (mandarei apostilar);
  • Certidão de Casamento da mãe do requerente (mandarei emitir em inteiro teor e apostilar);
  • Cópia simples do registro paroquial de batismo do cidadão português, onde informa data de nascimento, conselho e freguesia (anexo); tenho somente este documento do cidadão português, é o suficiente?
  • Declaração para atribuição da Nacionalidade Portuguesa (Formulário 1D).


Sobre o Formulário 1D, poderiam tirar algumas dúvidas?

  • No Quadro 2, Item 2, devo informar a Freguesia // Concelho // País (Portugal) e data de nascimento, mesmo não tendo o registro de nascimento, somente cópia do livro de batizados da paróquia (anexo)?
  • No Quadro 4, Item 5, devo algum dos documentos que citei acima?


Grato por qualquer ajuda, Lucca Jorge.



Comentários

  • @luccajorge21

    Quanto aos documentos (mandar documentos a mais não é uma boa ideia!!)

    • Certidão de Nascimento do requerente. (Mandarei emitir em inteiro teor e apostilar); mande apenas se a certidão por cópia reprográfica for de difícil leitura.
    • Certidão de Nascimento do requerente por fotocópia do livro onde foi registrada a certidão de nascimento do requerente (mandarei apostilar);
    • Carteira de Identidade do requerente (cópia autenticada, mandarei apostilar);
    • Atestado de antecedentes criminais do requerente (emitido pela PF), com o a autenticação impressa no verso (mandarei apostilar);
    • Diploma do Ensino Superior do requerente (cópia autenticada, mandarei apostilar);
    • Passaporte do requerente (cópia autenticada, mandarei apostilar);
    • Prova de vida do requerente (emitida em cartório, mandarei apostilar);
    • Certidão de Nascimento da mãe do requerente (filha do cidadão português // Mandarei emitir em inteiro teor e apostilar) ;
    • Certidão de Nascimento por fotocópia do livro da mãe do requerente (mandarei apostilar);
    • Certidão de Casamento da mãe do requerente (mandarei emitir em inteiro teor e apostilar);
    • Cópia simples do registro paroquial de batismo do cidadão português, onde informa data de nascimento, conselho e freguesia (anexo); tenho somente este documento do cidadão português, é o suficiente? O assento de batismo tem que ser certificado pelo Arquivo Distrital. Cópia simples não é aceita.
    • Declaração para atribuição da Nacionalidade Portuguesa (Formulário 1D).

    Sobre o Formulário 1D, poderiam tirar algumas dúvidas?

    • No Quadro 2, Item 2, devo informar a Freguesia // Concelho // País (Portugal) e data de nascimento, mesmo não tendo o registro de nascimento, somente cópia do livro de batizados da paróquia (anexo)? Mande apenas o documento original que recebeu. Não precisa preencher nada.
    • No Quadro 4, Item 5, devo algum dos documentos que citei acima? Não mande documentos além dos necessários.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.