Dúvidas dobre devolutiva das exigências

Caros, a carta sobre exigências de um processo de atribuição de NETOS nos foi enviada da conservatória do PORTO e o processo foi originalmente enviado à LISBOA.
- Para qual endereço devemos enviar as exigências?
- O prazo de 30 dias úteis constam da data que a carta foi redigida ou recebida?
- Quando eles falam em justificar divergência sem nomear um documento, significa que podemos fazer através de texto ou buscando documentos acessórios?
- Existe alguma outra dica que possa ser útil para este tema?
Muito obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Vlad Pen , @gandalf, @Leticialele, vocês me ajudaram a ajudar outros desde desde 2019. Queria muito vossos pareceres ;)
Meu processo foi enviado nos últimos momentos antes da mudança da Lei, em maio de 2017, sou da época da convolação... rsrsrs. Naquela época convidei todos familiares a entrarem com os processos, mas só se animaram depois que o meu saiu. Agora me parece que estão mais exigentes ao menos nos processos de netos.
Já soube que muitos processos foram enviados de Lisboa para o Porto. Então eu mesma já deixo aqui uma das respostas ;)
@regianischarlack os documentos para cumprir as exigencias devem ser enviados para onde se encontra o processo atualmente.
Inicialmente eu não sabia que houve essa transferência de processos, por isso o estranhamento. Só ouvi falar sobre isso hoje. Obrigada @Vlad Pen :)
Caso possa apreciar meu outro comentário sobre as exigências do processo de meu irmão fico grata. Algumas coisas já entendi. Mas assutou-me a quantidade de exigências.
https://www.forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/271/exigencia-em-processo-neto#latest
@regianischarlack , só posso usar o computador por alguns minuti-os.
Operei a catarata do olho direito ontem e estou proibida de usar computador, ver TV, ler, etc!!!
Estou aqui abusando!
Quinta-feira respondo a você!!
Boa noite. Fiz a solicitação de atribuição de nacionalidade para filha de português e recentemente o processo chegou na fase 4. Recebi hoje por e-mail o comunicado abaixo e fiquei com dúvida se preciso enviar o meu RG / passaporte ou do meu progenitor português
Poderiam, por favor, me ajudar?
Obrigada.
@Vanessah
Eles estão pedindo ao procurador para mandar a cópia autenticada e apostilada do RG ou Passaporte da requerente.
Isso faz parte da documentação obrigatória. Talvez não foi juntado, ou não foi devidamente apostilado, ou não consta a filiação, ou tem mais de 10 anos de emissão.
Se tem mais de 10 anos, deverá fazer um novo CIN antes de autenticar e apostilar.
Obrigada pelo retorno.
Eu mesma mandei a documentação sem interferência de procurador. Na ocasião tirei uma cópia de tudo que enviei (por segurança). Verifiquei novamente e o RG está em boa ordem: tem menos de 10 anos, consta filiação e foi autenticado. Sabe se eles respondem os questionamentos que enviamos por e-mail? Queria confirmar se a Conservatória está de posse do RG. Será que nesse caso seria interessante enviar o passaporte brasileiro pra regularizar a pendência apontada?
@Vanessah
Vou ter que insistir na pergunta: você fez a cópia autenticada, e em seguida mandou apostilar?
Você disse que "foi autenticado". Para o IRN a legalização inclui apostila, a menos que tenha sido notarizado por um oficial português, como consulado português, ou num balcão de nacionalidade.
Você pode responder dizendo que foi enviada a identidade devidamente legalizada (cópia autenticada a apostilada).
Em que estado do BR foi feita a identidade? Descreva o órgão expedidor, e o ano. (evite informar a data completa, para sua segurança)
Sim, eles respondem a um pedido de verificação da documentação, principalmente se enviar uma cópia do documento enviado. É raro, mas pode ter passado despercebido no meio da documentação. Se mandou tudo certo, peça esclarecimento sobre a exigência, para evitar fazer novamente a mesma coisa que já mandou.
Se recebeu a exigência por e-mail, nela tem o e-mail a responder. Senão pode escrever para [email protected]
Seja formal e objetiva.
-=-=-
Referência: Esclarecimento sobre exigência em processo de nacionalidade artigo XX, Nº 12345/21, de Vanessah XXX
Excelentíssima Senhora Conservadora Fulana de Tal,
A referida exigência pede para enviar nova cópia legalizada do documento de identidade.
Com o processo foi enviada o documento que copio anexo, devidamente autenticado e com apostila de Haia. Para evitar repetir o erro no primeiro envio, venho solicitar esclarecimento sobre qual foi o problema com o documento enviado anteriormente.
Com os melhores cumprimentos
Vanessah XXX
Respondi da forma que você orientou e eles seguiram com a análise do processo. Já está na fase 7. Muito obrigada
@Vanessah
Que bom que funcionou. A pergunta forçou a que dessem uma nova olhada no documento, e validaram.