Certidão de nascimento

Bo tarde pessoal! Tenho uma dúvida? quando peguei a certidão do meu pai vi q o nome da avó paterna dele está bemmm errado, a dos avós materno dele está certinho, então resolvi que quando eu fizer a minha atribuição vou enviar só a certidão de nascimento da minha avó, e a do meu avô por conta desse erro vou deixar pra lá, como os 2 eram portugueses eu iria fazer a atribuição pelos 2, Será q mesmo eu não fazendo com a certidão do avô vai dar algum problema por conta desse erro q está na certidão de nascimento do meu pai? Obrigado gente.

Comentários

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    @Lilirio seu pai é o neto dos portugueses?Eles casaram onde? Portugal ou no Brasil?

  • gandalfgandalf Usuário

    @Lilirio

    Você não poderia fazer a nacionalidade pelos dois. De qualquer forma teria que escolher um deles para preencher no form.

    Se estiverem casados, pode ser qualquer dos dois. O casamento está anotado na cert nascimento deles?

    Quando foi o casamento, e onde? Em que estado você mora?

    Se ambos eram portugueses, casados no BR, é obrigatório fazer a transcrição do casamento deles, se não foi feita ainda.

    Terá que explicar qual é esse erro que imagina ter. Pode nem ser relevante.

  • LilirioLilirio Usuário

    Eles casaram em Portugal, e tiveram 4 filhos aqui no Brasil, um deles é o meu pai, já tenho o assento da minha avó, e vou pedir a atribuição por parte dela, minha única preocupação é esse erro na certidão do meu pai, q a parte da avó paterna ( o nome) está errado.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Lilirio

    Vamos ver como está essa divergência na certidão do pai, e a averbação do casamento na certidão da avó.

    Se localizou a certidão de casamento, também seria o caso de dar uma olhada nela, porque o nome na idade adulta é fixado no casamento.

    Talvez tenha que pedir uma certidão apostilada na PGR em PT, para poder retificar a de seu pai no BR.

  • LilirioLilirio Usuário

    Aproveitando esse tópico queria tirar uma dúvida, a moça da conservatória q fiz contato me passou q o assento de minha avó já estava informatizada e me passou esse número do assento 7/2018, será q é esse mesmo o número? pois no formulário tem um monte de quadradinhos pra preencher e só vou colocar o número 7? E depois o ano. Achei confuso isso. Já tentei pedir a certidão no civil online para ter certeza desse assento mais não consigo passar os meus cartões, sempre da erro.

  • @Lilirio

    A numeração dos assentos é sequencial para cada conservatória e zera no início de cada ano. Por isso sempre tem o /ano depois para indicar em que ano o assento foi criado. É o conjunto de conservatória + esse número/ano que torna cada assento de nascimento "único" e facilmente identificável.

    O assento de sua avó só foi informatizado e inserido nesse sistema em 2018, por isso tem o /2018. Se é de uma conservatória pequena (há lugares em PT onde quase ninguém tem filho hoje em dia... tem muitos lugares que a população não para de diminuir e quase só sobraram idosos) e/ou foi informatizado logo no início do ano, faz muito sentido ter sido apenas o sétimo assento de nascimento daquela conservatória em 2018.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado agosto 2023

    @Lilirio

    Deve ter sido um dos primeiros assentos emitidos em 02/janeiro/18, naquela conservatória. Qual conservatória emitiu o assento?

    Se quiser, pode preencher com zeros à esquerda. Escreva 007 e complete, o nome é Bond..., Jane Bond. Rsrsrs

    É como o Carlos disse. Ela foi o 7º assento emitido em 2018 pela conservatória XYZ.

    Você precisa resolver o caso do cartão de crédito para o pagamento, ou não conseguirá pagar a sua nacionalidade. Pode usar o cartão de outra pessoa se quiser.

    Seu cartão é internacional e está liberado para uso no exterior? É Visa ou Mastercard? É Crédito ou Débito? Físico ou Virtual? Você ligou para o nº do telefone do setor anti-fraude que está atrás do cartão e perguntou por que seu pagamento de €10 está sendo negado? São fatores que afetam sua capacidade de fazer pagamentos na plataforma do IRN. Não precisa responder aqui, mas verifique.

    É uma pena que não tenha feito as nacionalidades seguintes em 2018, quando finalizava em 20-30 dias cada geração. A de sua avó saiu em 02/janeiro. Sua mãe/pai teria finalizado em jan/fev, e você em fev/março/2018. Agora está levando mais de 1 ano cada uma, se fizer como filho. Como neta está em 3 anos com tendência de aumento.

    O que traz à próxima discussão: Embora possa parecer lógico fazer como neta de sua avó portuguesa, pular a geração de sua mãe/pai, em geral não é uma boa idéia. Fazer cada geração como filhos tem menos restrições, é mais rápido e simples do que fazer como neta.

    Vai custar um pouco mais, mas em geral compensa. Responda:

    1. Jane Bond, [casada/solteira/divorciada], está viva?
    2. Quem é o sucessor da sua avó Jane Bond, sua mãe ou seu pai? Como se chama? Vai fazer a nacionalidade dela/dele primeiro?
    3. Seus pais [casados/solteiros/divorciados], e estão vivos?
    4. Quem foi declarante na certidão da filha/filho da Jane Bond, e a idade? É filho(a) do 1º casamento?
    5. Quem foi declarante na sua certidão e com que idade? É filho(a) do 1º casamento?
  • LilirioLilirio Usuário
    editado agosto 2023

    Obrigado por responder, vou pular a etapa por q meu pai está com 76 anos e com a saúde debilitada, fiquei com receio de fazer o dele e no meio do processo ele falecer, então resolvi fazer o meu direto, não tenho pressa,rsrs.. respondendo as perguntas: 1: casada em Portugal falecida 2: meu pai 3: casados e vivos 4: o pai na menoridade sim filho do primeiro e único casamento 4: meu pai na menoridade e sim primeiro casamento

  • Amigos, boa tarde.uma pergunta pra quem puder me responder. Estou preparando documentos pra aquisição de cidadania de um amigo meu. Na certidão de nascimento o nome dele está grafado erroneamente como Choay-b, sendo que o nome correto é Choayb, sem o hífen.

    Será que precisa fazer retificação do o nome na certidão de nascimento? Nós outros documentos todos dele está Choayb.,inclusive na certidão de casamento. Posso mandar a certidão do casamento em lugar do nascimento?

  • gandalfgandalf Usuário

    @Rita_Guedes

    Para nacionalidade só serve a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro.

    Eu faria como está, e só faria a retificação se houvesse uma exigência do Conservador. Não creio que teria exigência por causa disso.

    Na certidão reprográfica existe o hífen separando a letra? Quer mostrar o trecho onde aparece o nome, por MsgPrivada? Como consta na identidade dele?

    Geralmente o hífen, mesmo que exista, é opcional. Por isso não creio que em PT se importarão com isso. Pode incluir ou não hífen, de, da, dos, etc. Há um campo no form para mudar a composição do nome, e pode pedir sem o hífen, só pra ter certeza de que escreverão certo.

    Para retificação de nome próprio, só fazem judicialmente. Não há um documento mais antigo em que legalmente se possa apoiar.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 30

    @Rita_Guedes

    Eu tinha procurado essa publicação, que é uma simplificação das regras na Lei no Código Civil Português, e na época não achei.

    Hoje buscando outra coisa, me deparei com a página novamente. Dê uma lida, para ver como funciona. O hífen é opcional como de,da,dos.

    aqui: https://irn.justica.gov.pt/Servicos/Cidadao/Nascimento/Composicao-do-nome/pk_vid/639486a804896001170663870927d207

    Ao localizar este, localizei vários outros documentos relacionados com a imutabilidade do nome próprio, uma vez que foi lançado no assento. Caso ainda tenha interesse, pergunte novamente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.