Apostilamento em Portugal
Sherronabdm
Usuário
Me dá um help
- tenho a Certidao em mãos de mais de 100 anos do meu avó com cópia retografica;
- preciso alterar nome dele em todas as certidões no Brasil pois consta divergência;
- sei que tenho que mandar por formulário para procuradoria;
- duvida 1: preciso ter o nome de alguém, percebi que algumas pessoas precisam envelopar com o nome de alguém, co cesso que achei estranho;
- posso preencher o formulário e deixar a parte do “a preencher pelo serviço em branco”;
- quem vai fazer não tem passaporte, pode ser outro documento, como rh ou cnh?
- você saberia me dizer quanto tempo leva esse apostilamento nesse documento?
- obg 🙏🏾
- https://www.ministeriopublico.pt/sites/default/files/documentos/pdf/formulario_apostila_portugues.pdf
link do formulário
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Sherronabdm
Não tem que envelopar com nome de ninguém!!
Coloque apenas "PGR - Serviço de Apostilas"
Coloque o número do RG e a data de emissão
A apostila fica pronta em uns 20 dias
J´respondi às demais questões no outro post.
eu tenho o documento que consta aqui olha, vê se esses:
ID
2023PCert11863
Tipo de pedido
Pedido de Certidão
Criado por
Eu
Data de criação
01/06/2023 17:42:18
Documento
PT/ADVRL/PRQ/PMSF02/001/004
Estado
Pedido concluído.
Clique em "Detalhes" para ver mais.
Pelo CRAV eu fiz o pedido da Certidao e me enviaram esses documentos
O mais estranho que eles falam que o cartório não tem acesso aos documentos do distrito e precisa ser feito de umas dessas 3 maneiras, mas tô muito 😞 perdida
@Sherronabdm
Onde você mora?
Se mora no BR, deve pedir no CRAV uma nova certidão narrativa, com endereço de entrega na PGR. A PGR apostila e manda p/ você pelo correio.
Essa da foto é uma cópia reprográfica, integral. A narativa é digitada (uma transcrição). Você mandou direto do CRAV para seu endereço.
Para apostilar a sua (o cartório não vai aceitar ler no manuscrito), teria que mandar de volta a PT p/ a PGR apostilar. Fica mais caro e demorado. Peça outra, mandando direto para a PGR. É isso que a @Leticialele explicou acima.
Concentre suas perguntas em um único tópico.
Eu acabei de fazer o pedido da narrada, coloco então o endereço da PGR e depois o meu endereço de entrega? Porque lá no CRAV só tem o endereço pra entrega, se eu colocar o endereço da PGR eles vão saber, porque tem a taxa da PGR, envelope selado e todo um processo
No CRAV só tem o pedido de reprodução, não tem a opção de narrativa…
@Sherronabdm
1) O endereço para entrega é a PGR. É o que vai especificar no CRAV, e paga os €24 da certidão.
2) Por e-mail, você acerta com a PGR o pagamento de €10,20 da apostila, e a PGR envia o documento já apostilado para o seu endereço
Onde eu faço o pedido de Certidao narrada?
Só tem essas opções
@Sherronabdm
Você acabou de dizer que fez no CRAV o pedido da certidão narrativa 2 posts acima...
Arquivo Distrital
Código de Referência
Tipo de registro: Baptismo/Nascimento/Casamento
Tipo de certidão: Narrativa
Distrito
Concelho
Freguesia
Nome do registrado
Nome do pai
Nome da mãe
Nº Assento (que vem na margem da folha, se souber, ou escreva "não sei")
Data do ato/documento (preencha a data de nascimento se souber. se tem mais de 100 anos, ponha uma data fictícia menor que 100 anos, e use o campo abaixo para descrever a data correta; se não tem a data exata, use uma data próxima, e explique a faixa no campo abaixo)
Informações adicionais (indique aqui informações que ajudem a localizar, e detalhes do item acima.
Tipo de reprodução: Analógica (em papel) é a opção mais recomendada
Nome completo (é o nome que vai na corespondência, pode ser seu nome, ou o nome da PGR conforme o caso)
Morada: o endereço postal para onde enviar a certidão
Código postal: (o CEP do endereço acima, no formato completo XXXXX-XXX)
País
Opção adicional de envio: (algo que permita rastrear a correspondência "Correio registado para fora da Europa" ou "Correio registado")
Nossa muito obrigada consegui realizar o pedido agora 🙏🏾