SOU NETA DE PORTUGUES E QUERO TIRAR MINHA CIDADANIA
Giovana
Usuário
Oi pessoal, bom dia !
Estou com uma angustia enorme para conseguir emitir minha cidadania.. Sou neta de portugues (vivo) e gostaria de emitir minha cidadania, como proceder? Minha preferencia é emitir minha cidadania direto , mas caso necessario consigo tirar da minha mãe (viva) e depois a minha.
Podem me ajuda?
Obirgada !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Giovana o recomendado é vc pedir a nacionalidade primeiro da sua mãe e depois para vc, mas pode pedir tb direto como neta.
https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/8/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-nov-2020-processos-e-acompanhamento/p1
@Giovana , faça a da sua mãe primeiro. Vai economizar 1 ano de tramitação.
Os processos de filhos têm levado 1 ano (no ACP). De netos, 3 anos.
Muito obrigada pessoal !
Para submeter o pedido de cidadania precisa ser um advogado?
@Giovana
Isso é uma escolha pessoal. Há quem prefira fazer com advogado. Há quem prefira fazer no consulado (demora mas custa menos)
Eu recomendo que você faça diretamente na conservatória, por conta própria, e mantenha o controle sobre seu processo.
É muito simples, rápido, e em 99,9% dos casos não requer advogados. Todos os dados que precisa estão nos documentos que vai precisar pedir em qualquer das 3 formas.
Se sua mãe está viva, o melhor é fazer o dela primeiro, e depois a sua. Custa um pouco mais, mas tem vantagens. E é mais rápido.
Você tem a opção de fazer como neta, mas está muito demorado, e com tendência a ficar ainda mais demorado. Tempo é dinheiro.
Como filhas, passe as perguntas para o tópico do ACP, porque é lá que fará a de sua mãe, e depois a sua. Uma após a outra.
Como neta, há um tópico específico para isso.