Novo Cartão Cidadão

Pessoal, como a partir do dia 10 de junho passará a existir um novo cartão cidadão, será que seria melhor esperar essa data pra marcar no consulado a criação deste? Quem tiver o antigo terá que atualizar?


Meu assento foi criado nessa leva do dia 08/05 e fico me perguntando se é melhor esperar ou se muito provavelmente o consulado vai demorar pra se adaptar à criação desse novo cartão. Não sei se os requisitos pra criação e preço serão os mesmos também, enfim.

Comentários

  • donpepedonpepe Usuário
    editado maio 17

    @RodrigoBrazao

    Como faltam umas 3 semanas apenas para o novo modelo ser lançado, eu esperaria sim para já pegar o novo mas, se tiver pressa, faça o modelo atual mesmo. Não acredito que o consulado precise se adaptar a nada, pois os cartões são emitidos em Portugal. Eles só entram com o pedido e coletam a biometria.

    Quem tem o modelo “antigo” não precisa correr, ele continua válido em toda UE até a data do vencimento. Só precisará trocar pelo novo quando o documento atual vencer (ou caducar, como eles dizem).

    O artigo abaixo fala um pouco mais do novo CC. Não há nada informando sobre mudança no valor da taxa de emissão. Minha aposta é que continue igual.

    https://justica.gov.pt/Noticias/Novo-Cartao-de-Cidadao-estara-disponivel-a-partir-de-10-de-junho

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 17

    @RodrigoBrazao

    É como o @donpepe disse.

    Se pedir o cartão antes da mudança, a validade dele poderá ser menor, porque tem prazo limite para fazer adequação às regras da UE.

    isto está explicado aqui. em "Validade do Cartão de Cidadão"

    • Para os menores de 25 anos o Cartão de Cidadão tem validade de 5 anos. (portanto faz pouca diferença esperar)

    A partir dos 25 anos:

    • os cartões emitidos até 13 de agosto de 2021 têm validade de 10 anos
    • os cartões emitidos após 13 de agosto de 2021 têm data de validade de 3 de agosto de 2031. A partir dessa data será obrigatório que os documentos de identificação dos cidadãos europeus cumpram as normas de segurança e o modelo da União Europeia.

    "Este novo documento está, também, em conformidade com a norma ICAO (International Civil Aviation Organization), que visa melhorar a precisão e a eficiência dos processos de controlo e segurança das fronteiras, garantindo, ao mesmo tempo, que os documentos de viagem são seguros e à prova de falsificação."

    Em algum momento, o cartão antigo criará algumas dificuldades para embarcar em um vòo, por exemplo. Continua válido como documento, mas sozinho não funciona mais para certas coisas. Tem que juntar outro documento, como um passaporte.

    E o novo cartão após 10/junho vai ter o prazo de validade retornando a ser de 10 anos.

    -o-o-

    E o cartão não depende "do consulado se adequar". Ele vem emitido diretamente da embaixada, e já deve ser no novo modelo. Mas pergunte a respeito. As coisas podem não andar do jeito a gente espera.

  • @donpepe @gandalf Obrigado pessoal, vou aguardar dia 10 de junho mesmo pra fazer mas de qualquer maneira irei entrar em contato com o Consulado pra mais infos!

  • @gandalf ,

    Para solicitar o novo cartão cidadão é necessário ter efetuado a transcrição de casamento e divórcio?

    Pois esse é o caso de minha filha.

    Se for necessário, vamos adiar, mesmo porque o custo dos honorários de advogado em Portugal não deve ser barato.

    E consequentemente não terá acesso ao passaporte.

    Grato.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado julho 26

    @Alberto_Carneiro2

    Se fizer o CC sem fazer a transcrição, o estado civil fica solteira, e com o nome de solteira.

    Nas conservatórias em PT fazem sem problema. Consegue fazer tudo em 2 dias em Lisboa ou no Porto.

    Os consulados no BR têm que seguir uma legislação específica, e geralmente criam bastante dificuldade para fazer sem transcrição.

    Para mudar o nome no CC só fazendo um novo, e pagando novamente. Esse é um dos motivos que evitam fazer.

    Sem ter o CC, não pode pedir passaporte. Primeiro o CC, depois o PEP. Seja no BR ou em PT.

    Não é tão feio como parece a primeira vista. Uma homologação de divórcio custa cerca de 800 a 1200 euros, e demora 6-8 meses. Se for amigável (os dois assinam) é + rápido e fica + barato. Se for litigioso (só um assina), custa +, demora +. O advogado instrui o que precisa ser feito, e que documentos apresentar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.