Nascimento declarado por avô

regianischarlackregianischarlack Usuário
editado maio 20 em Processos de Atribuição

Boa tarde colegas. Deparei-me com uma situação para mim inédita desde que tenho ajudado amigos após finalizar processos de nossa família.

No caso meu colega Oscar é neto de português por parte de pai e o pai é vivo. Então pensamos em iniciar o processo 1C do pai dele.

Porém na certidão de nascimento do pai dele (filho do nacional português), o declarante foi o avô materno.

Todos os documentos das 3 gerações estão corretos, sem nenhuma divergência de nomes ou datas, exceto essa questão do declarante que nunca vi. Sabem como solucionar esse percalço?

Comentários

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @regianischarlack , se o filho do português não foi declarado pelo pai, terá que transcrever o casamento do português, se este ocorreu no Brasil (ou em outro país que não Portugal). Se o português casou em Portugal, basta mandar a certidão de casamento portuguesa.

  • Obrigada @Leticialele ;)

  • gandalfgandalf Usuário

    @regianischarlack

    Pode ser que a transcrição tenha sido feita antes. Se casou em PT, ou se já foi averbado, está anotada no assento de nascimento do português.

    A esposa do português também tem direito a nacionalidade se está viva, e tiverem se casado antes de 1981; para ela é grátis e muito rápida.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.