Mãe que registrou o filho

Boa tarde amigo espero que estejam todos bem...levou iniciar meu processo de atribuição neto de português..minha dúvida e meu pai filho do português foi registrado por ele no primeiro mês de nascimento meu país são casados..meu pai já e falecido na minha certidão consta que minha mãe me registrou..bom a pergunta e preciso também enviar a certidão de casamento dos meus pais ou não...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Gilberto74
Se você é maior de 18 anos, você precisa:
Junte os documentos, e deixe para imprimir a cert de antecedentes por último, pq vale por 90 dias e tem que chegar válida em PT.
Faça uma cópia de todos os documentos e guarde com você. Mande de preferência por DHL (se mora em uma capital onde tem loja, pq tem o melhor custo/benefício), para:
ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto | PORTUGAL | +351 225573840 [email protected]
@Gilberto74
O fato de sua mãe ter sido sua declarante na certidão não é problema. Mas... como você disse que seu pai é falecido, e sua mãe foi declarante, eu preciso fazer esta pergunta:
Que idade você tinha quando foi registrado pela sua mãe?
Que idade você tinha quando seu pai faleceu? Você já tinha nascido?
É incomum a mãe ser a declarante. Sendo eles casados entre si, isso vai constar de sua certidão. Mas também vai constar na certidão de seu pai a data do óbito dele. E há regras específicas, caso ele tenha falecido antes do nascimento.
Olá bom dia..minha mãe declarou antes de um ano de idade meu pai era vivo sim faleceu recentemente os dois são casados e consta já averbamento do casamento dele na certidão de nascimento dele também e óbito..que já pedi para enviar informação quando ele faleceu
@Gilberto74
OK. Então não haverá problema. Não precisará de nenhum documento extra.
Mas eu tinha que fazer a ressalva... :-)
Como eu disse, esses dados vão aparecer nas certidões. Se o português falece antes do nascimento do filho, há regras específicas para estabelecer a paternidade, não basta a declaração da mãe. Ainda que os pais fossem casados entre si.