Cidadania para esposa.

suellenmesq123suellenmesq123 Usuário
editado maio 25 em Dúvidas básicas

Bom dia.

Gostaria de saber qual a melhor possibilidade de eu conseguir a nacionalidade portuguesa, sabendo que:

1) Sou neta de português, no entanto não tenho os documentos do meu avô já falecido.

2) Sou casada há 18 anos com filho de português, mas que não tem nacionalidade portuguesa.

3) Minhas filhas estão entrando agora com o processo de nacionalidade para neto ( avô é o pai do meu marido). Quando elas obtiverem a nacionalidade, é possível eu conseguir como mãe delas?


Qual seria o melhor caminho?


obg!!

Comentários

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @suellenmesq123 , seu marido deve solicitar a cidadania, como filho de português (art 1C) e, após a concessão, você pode mandar seu pedido pelo art 3 (pelo casamento).

    Creio que seria mais fácil para suas filhas aguardarem a nacionalidade do pai (prazo de 12 a 15 meses) e, depois fazerem a delas como filhas, também.

    Os processos de netos estão levando uns 3 anos.

    Você não tem os dados de seu avô falecido? Em que ano ele nasceu?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 25

    @suellenmesq123

    Diga para suas filhas esfriarem a cabeça, e não mandarem o processo como netas. É como disse a Leticialele.

    Ao invés disso, mandem o processo do pai e o delas, todos ao mesmo tempo, juntos no mesmo envelope. Façam a apensação dos processos.

    Processos de filhos não têm restrições e são muito mais rápidos. E mandando juntos, requerendo apensação, boa parte da análise corre em paralelo, pela data de chegada. O assento das filhas só sai depois do pai ser finalizado, mas sai antes porque é pela data de entrada no ACP.

    Para você, tem duas opções: a) atribuição como Neta; b) aquisição pelo casamento.

    Tendo as duas opções, é sempre melhor é fazer por atribuição. Tem muito menos restrições, e você se torna portuguesa desde que nasceu. Aquisição também funciona, mas não tem a mesma força de um direito hereditário. Alguns países impõem restrições a dupla cidadania por aquisição, mas são raras as restrições para atribuição.

    Embora o título de seu tópico seja "Cidadania para esposa", essa é justamente a modalidade que você deve evitar. Não que tenha problema com ela, muitos usam, mas porque você e suas filhas têm opções melhores.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.