ACP - Atualmente ainda não é possível atribuir uma senha de acesso ao processo

Bom dia a todos,

Alguém está na mesma situação sem senha e sem acesso para ver o processo de cidadania na ACP. O que fazer nesse caso?

Segue abaixo o ultimo e-mail que recebi da ACP:

"Exmº Sr.

Informo que o seu processo deu entrada na nova aplicação da nacionalidade sobre o número XXXXX_2024

 Em obediência aos princípios da legalidade, da igualdade e da imparcialidade (artigos 3º, 6º e 9º do Código do Procedimento Administrativo) os processos entrados neste Arquivo Central do Porto, são analisados e decididos por ordem de entrada, independentemente da qualidade dos requerentes ou do seu mandatário, salvo os casos de urgência devidamente comprovada;

Atualmente ainda não é possível atribuir uma senha de acesso ao processo para saber o seu estado por constrangimentos da aplicação informática que se encontra numa fase de arranque não estando ainda todas as funcionalidades operacionais.

Esperamos que muito brevemente seja possível comunicar o estado do processo.

 O seu processo está na seguinte fase: EM CLASSIFICAÇÃO "

 Mais informo que esta informação é dada nos termos do art.82. do CPAº"

Comentários

  • RogerioSRogerioS Usuário

    Boa tarde.

    Provavelmente vai mudar o sistema de acompanhamento de processos.

    Acho que é isso.

    Com a palavra o @gandalf e @Leticialele que sempre tem mais informações atualizadas.

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @RogerioS , sim, estão tentando consertar a bagunça que fizeram com o sistema de elaboração de assentos.

  • gandalfgandalf Usuário

    @RogerioS @marcioribsp @Leticialele

    Eu vou aproveitar para reforçar o conceito que expliquei aqui.

    O novo módulo vai muito além de apenas fazer o registo e assento ao final do processo. Isso é o sub-produto final.

    O novo módulo "lê" os documentos digitalizados (daí surgem alguns dos erros relatados), e aplica IA para fazer uma triagem. Também controla o fluxo de aprovações (com os estados mencionados na explicação). A fase EM CLASSIFICAÇÃO, já recebeu nº, e em breve receberá a senha.

    Como foi dito, "a aplicação informática que se encontra numa fase de arranque" (inicial). Mas ela começa no início do processo e vai até o final.

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @gandalf , sim, eu sei que é exatamente assim. Mas visto o que aconteceu com os assentos criados, com inúmeros erros e omissões, estão fazendo revisão do software, na minha modesta opinião.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado julho 3

    @Leticialele

    Foi só o nome que você deu a ele, "sistema de elaboração de assentos".

    Vai muito além disso, mas essa parte é que está nos corações e mentes da maioria, porque é onde sentem o resultado final.

    Concordo que está ruim, e tem muito que melhorar. Mas eles não olham o resultado final como sendo o assento. Nem a consulta online. Isso para eles é cosmético, uma transição.

    Para o MJ, o que importa é o controle de fluxo de aprovação. A integração das bases de dados. A automação com IA, que irá aos poucos substituindo o trabalho (manual e intelectual) das pessoas. Esse é o produto.

    Para os conservadores no IRN, ficaram engessados, e tomando pancada de todo lado, como se fossem os culpados pela demora.

    Lá no finalzinho, como sub-produto, vem a "elaboração de assentos". Mas até o assento já está sendo feito em outras bases.

  • marcioribspmarcioribsp Usuário

    Boa tarde,

    Então conforme as explicações acima a ACP fez um implantação de um novo sistema mas não deu o resultado esperado, isso levou a essa bagunça e demora nos processos. Entendo que se esse sistema funcionar do jeito que eles querem vai ser muito mais rapido o processo de cidadania.Mas para nós que estamos aqui, ficamos as "cegas" sem saber em que passo está o processo. O que aparenta é que as conservatórias não investem muito em atualização tecnologica.

  • gandalfgandalf Usuário

    @marcioribsp

    Quem está fazendo a implementação é o Ministério da Justiça. Afeta vários órgãos subordinados: IRN, Polícia Judiciária, AIMA/SEF, DGAJ.

    O ACP é apenas uma das conservatórias do IRN. O software será usado em todas as conservatórias.

    O software está dando o resultado esperado, mas ainda está em fase de ajuste de parâmetros. Isso é normal em AI.

    Está ruim para quem está nessa fase de transição do sistema manual antigo, para o novo sistema do fluxo de aprovações.

    Poderiam ter testado melhor antes de ser posto em produção.

    Quanto ao que disse sobre "ficar as cegas, sem saber em que passo está o processo", é porque os passos mudaram.

    As fases que havia antes, algumas agora acontecem em paralelo, com dependência uma da outra.

    O sistema atual de consulta do estado do processo está morrendo aos poucos, e será substituido. Enquanto não substituem, é o que se tem.

  • SoninhaSoninha Usuário

    @gandalf

    por favor, sabe me dizer se o novo sistema ja esta funcionando adequadamente? Vi que mudou a pagina de informações sobre os processos novamente, eliminando mais uma etapa, agora são apenas 4 etapas com os "i" em cada um com a data da decisão final.

    E os números de processo do Porto, será que já conseguem fornecer. Tenho pedido do primo do ano passado até hoje sem numero da senha de acesso. O que devo fazer?

  • @Soninha , seu primo tem que mandar um email para o ACP solicitando o número do processo e a senha para acompanhamento.

    OU ligar para a Linha de Registos. Só falam com o próprio.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Soninha

    É como a Leticialele disse.

    O melhor é ele ligar para a Linha de Registos, via Skype. Demora 90 minutos para atender, mas é interativo e ele com certeza receberá a senha de acesso. Mas só falam com o requerente (ou o advogado, se um procurador preencheu e submeteu o form).

    O e-mail também funciona, mas você manda, e podem não responder.

    Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (Ponha R$15 pelo cartão)

    Lembrando que o atendimento da LR é de seg-sex das 9h às 17h, horário de Lisboa, exceto feriados (atualmente 5h às 13h no BR, mas não ligue depois das 10:30, pq não daria tempo). Se ligar exatamente às 5 da manhã, quando inicia, consegue falar em 15 minutos.

  • Bom dia,

    Esta impossível ligar Via Skype pré-pago: +351 211 950 a chamada até completa mas depois do atendimento eletrônico a ligação desliga com a mensagem de alto numero de chamados.

    Esta difícil conseguir minha senha de acesso infelizmente.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 16

    @marcioribsp

    Se ligar no primeiro minuto, quando abre, conseguirá falar.

    Pode também responder ao e-mail recebido anteriormente, com uma linha:

    Sobre o Processo Nº XXXX/24 ainda aguardo desde 14/Maio/2024 a senha de consulta. Naquela época estava EM CLASSIFICAÇÃO.

    Poderia por favor informar o código de acesso online, e em qual conservatória ele está tramitando?

    Com os melhores cumprimentos,

    Seu nome

  • @gandalf

    Meu pai conseguiu falar pelo número via Skype com Portugal para pedir a senha, meu pai foi muito bem atendido, mas a Maria atendente disse que o numero de processo que a ACP nos passou nao existe, ela também tentou por data de nascimento e nome mas não encontrou nenhuma referência. A Maria acha que a ACP passou informações errado e pediu para mandar o e-mail novamente para ACP

    Fiquei com muita dó meu pai que está com 75 anos problemas de saúde e teve que acordar 4:50 da manhã hoje, ele estava com esperança, mas a tristeza que ele está agora é de cortar o coração.

    Mas já enviei o e-mail conforme sua orientação @gandalf

    A atendente Maria falou para ligar novamente assim que o e-mail for respondido.

    muito obrigado pela ajuda, assim que tiver novidades e vou postar aqui.

    Obs: tem de espera para ser atendido 57 minutos

  • gandalfgandalf Usuário

    @marcioribsp

    Olha só, a Maria ainda está no atendimento lá. Ela é "durona". Minha filha tinha terror quando ela atendia. Eu sempre me dei bem com ela.

    A gente conhecia os atendentes pela voz. Bons tempos... Rsrsrs

    Fala com seu pai que não se preocupe. Nunca vi um processo que não fosse encontrado. Mas as mudanças no sistema eletrônico devem estar causando esta dificuldade para localizarem no sistema. Por isso tem tanta gente ligando, e mesmo às 5 da manhã está levando 57 minutos. Costumavam atender em 10 minutos a essa hora. É madrugada no BR, mas em PT e na UE já tem muita gente ligando.

  • Boa tarde

    Amigo @gandalf a ACP acabou de nos enviar a senha para acessar o andamento do processo. Segui os procedimentos que vc me enviou para mandar o e-mail e deu certo.

    O processo está na fase de submetido em 14-02-2024

    Muito obrigado amigo, agora é só torcer.

    Precisa ver a alegria do meu pai.


  • gandalfgandalf Usuário

    @marcioribsp

    Que bom que resolveu. Veja que a data que consideram é de quando chegou lá e entrou na fila, em 14/02/24.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.