Assento de Nascimento do Avô/Avó?
Bom dia,
minha esposa é neta de português e estamos na fase final de reunir todos os documentos, mas estamos com dúvida sobre se o que temos é o suficiente para ser entendido como "Assento de Nascimento do Avô/Avó?", item 5 da lista em https://brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/servicos-consulares#pedido-de-nacionalidade-neto
No passado, há mais de 10 anos atrás, tios dela obtiveram a nacionalidade aparentemente apenas com com uma cópia de uma digitalização do assento de batismo via a Universidade do Minho em Braga, a qual recentemente fiz um contato por e-mail e me enviaram o link direto de https://pesquisa.adb.uminho.pt/ onde se vê o livro de batismo com a referência ao nome e cobram 27,5 euros para o envio da cópia impressa. O Batismo se deu em 1907, na diocese de Povoa de Lanhoso no distrito de Braga.
Atualmente isso basta? Preciso que me enviem uma cópia impressa de Braga?
Uma coisa me intriga, com vários membros da familia já com a nacionalidade portugesa derivada da mesma pessoa já não seria o caso de o assentamento dele já estar lançado digitalmente no Civil online?
Obrigado
João Carlos
Comentários
@jkarlos
Sim, na maioria das vezes basta a certidão de batismo.
O preço é mais ou menos esse mesmo. Tem que ser em papel, vem certificado pelo arquivo distrital com um carimbo em relevo e assinado.
A forma de pagamento costuma ser mais trabalhosa. Uns aceitam cartão, remessa online, wise, outros só transferência bancária. Verifique.
Também é possível pedir documentos pelo CRAV, que tem formas de pagamento mais amigáveis, como foi discutido aqui. (clique)
A maior parte da conversa foi por Mensagem Privada, mas resolveu sobre o pagamento. Pergunte se tiver problemas.
Pode ser que precise da transcrição do casamento, dependendo de quem foi o declarante do filho do português, e com que idade. Pode ser que alguns tios foram declarados pelo português, e o seu sogro não, ou foi registado tardiamente. Cada caso pode variar. Vocês têm a certidão de casamento dele? Foi no BR ou em PT? Que ano?
O assento dele não irá para o CivilOnline. Com mais de 100 anos de nascido, ele fica no Arquivo Distrital. É um documento histórico, em microfilme. Só em casos especiais, eles transformam o microfilme num assento informatizado, mas é raro. Não precisa.
Obrigado, valeu!
@jkarlos
Na verdade eu fiz algumas perguntas que ajudarão a responder com mais precisão se basta a certidão de batistmo do português no caso do seu sogro. Eu respondi genericamente, mas para dizer com precisão preciso saber quem foi o declarante do seu sogro, e com que idade.
E também a idade que sua esposa foi registada. Ela só tem direito se foi na menoridade (antes dos 18 anos), mas se foi com mais de 1 ano de idade terá que justificar por escrito o registo tardio.
A certidão de batismo pode ser reprográfica (é o melhor). Se a reprográfica estiver ilegível, então peça a descritiva (cobram extra pela transcrição do documento). Qualquer das duas formas serve, mas peça em papel.
Caso queira pedir o assento do avô pelo CRAV - Rede Portuguesa de Arquivos, clique aqui, e crie sua conta. Aqui no DGLAB se concentram os pedidos de vários Arquivos Distritais, e o pagamento costuma ser mais fácil, com cartão.
Bom dia a todos.
Gostaria de pedir um favor a @Leticialele , em especial, e todos que puderem ajudar.
Eu estou tentando faz algum tempo localizar um registro da mãe da pessoa deste registro.
Este registro é da Anna, filha da Angela Matilde.
O problema é que eu acho que não estou conseguindo entender bem a freguesia e o concelho em que a mãe nasceu.
Eu leio Rio de Moinhos, Cabeceira de Bastos. Mas não existe uma freguesia de Rio de Moinhos em Cabeceira de Bastos.
Alguém poderia me ajudar, por favor?
@ElaineAlber
De fato está escrito "Rio de Moinhos", que ficaria distante.
Mas tem "Moinhos" bem próximo. Pode ter mudado de nome.
@ElaineAlber , pede a certidão de casamento dos pais ao civil online - Manoel Pinheiro Rabelo e Angela Matilde
Podem ter casado em Paranhos, onde nasceu a filha.
Nela, devem aparecer os nomes corretos das Freguesias
@ElaineAlber me chama no privado.Quem sabe posso lhe ajudar.