Consegui um contrato de trabalho ainda estando no Brasil.

Há algum tempo, comecei a considerar a obtenção de um visto de procura de trabalho (VPT) e reuni a maior parte dos documentos necessários para a solicitação, exceto o comprovante de subsistência.

Durante esse processo, entrei em contato com uma empresa portuguesa que demonstrou interesse em me contratar. A empresa se comprometeu a formalizar um contrato de trabalho, mas como não têm experiência em contratar mão de obra fora de Portugal, ainda não sabem ao certo como proceder. Eles me sugeriram que eu fosse ao consulado para esclarecer as dúvidas sobre esse processo. Gostaria de saber se essa é uma boa abordagem ou se existe algum outro órgão ou recurso onde eu possa obter orientações mais precisas para eles.

1º) Vale a pena esperar pelo suposto contrato ou seguir com o VPT, qual seria a melhor opção?

2º) Se optar por aguardar o contrato, o que ele deve conter para facilitar a obtenção do visto de trabalho e o que preciso para concluir por essa alternativa?

3º) No caso do VPT, entendo que é necessário comprovar os meios de subsistência. No entanto, é realmente necessário apresentar os últimos 3 extratos bancários comprovando o valor de três salários portugueses?

4º) Além disso, caso o contrato de trabalho se concretize, ainda será necessário comprovar os meios de subsistência?

Obs: Tenho carta convite, isso pode ajudar em alguma das opções citadas?

Obrigado pela atenção;

Comentários

• gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 5

@AndersonCsantos

Para você não tem nenhum obstáculo. Quem tem que justificar sua contratação é a empresa. Precisam comprovar a necessidade, o fato de não estarem conseguindo preencher a vaga, e coisas assim.

Este artigo (matéria paga de advogados), contém bastante informação do que cabe a você. Coisas que vc precisa saber. Mas é simples https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2023/11/25/visto-de-procura-de-trabalho-para-brasileiros-em-portugal-entenda-como-funciona.ghtml

Leia com atenção a parte em negrito no texto.

["Não adianta chegar em Portugal e achar que você vai arrumar emprego no dia seguinte. Tem uma falta de mão de obra, assim como em toda a Europa, mas não se preenche de um dia para o outro. As empresas querem contratar quem já tem documentação e está legalizado. Existe muita dificuldade de se contratar pessoas que não estão"]

Essa dificuldade é para a empresa, que tem que ativar seu departamento legal para justificar. Por isso depende da empresa que faz a oferta. Se terá fôlego para cumprir as exigências legais para eles. Capital da empresa, receita anual, proporção de empregados portugueses, etc.

Você só tem que firmar o contrato com a empresa. Seguro saúde. Pedir o NIF quando chegar lá. A empresa é que tem que se adequar aos requisitos da lei.

Raramente as pessoas vão no outono. Vai precisar de roupa de inverno. Já está frio, e vai chegar encarando um inverno mais rigoroso. Isso dificulta a adaptação. Diminui sua chance de achar que a mudança valeu a pena.

Tente contactar grupos de apoio, ou igrejas (se participa de alguma). Enfim, pessoas que possam te ajudar a superar as dificuldades iniciais

Os contra-cheques e outros documentos, são para converter seu visto de trabalho em um cartão de residente.

Leve sua certidão reprográfica apostilada. Se vai com a esposa, a certidão dela também, e a certidão de casamento de inteiro teor apostilada. A apostila de documentos brasileiros só faz no Brasil. Vá com uma identidade recente. Um passaporte brasileiro também. Estes documentos com filiação só são feitos em solo brasileiro, e logo você vai precisar deles.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.