Caso você tenha a nacionalidade portuguesa e viaje com alguém que não tenha - como proceder no aerop
Basicamente, quem não detém a nacionalidade portuguesa pode acompanhar quem a detém (sendo da família), entrando assim na fila de europeus.
No entanto, aconselhamos a estas pessoas (que seriam os acompanhantes na fila de europeus), ter seguro viagem e a passagem aérea de retorno, ainda que vá morar em Portugal. Isso, pois somente em Portugal que pode-se pedir o cartão de residência, e obter a legalização para morar por lá. Sendo assim, quando da época da viagem, o familiar estará indo como turista. Ou seja, além da passagem ida e volta, tem que ter também seguro viagem.
Brasileiros não precisam de visto de entrada, porém, vão como turistas, e como turistas, podem permanecer no país por até 90 dias. Se quiserem ficar por mais de 90 dias, devem obter vistos especiais (estudante, aposentados, etc).
O(a) brasileiro(a) que vai morar lá, acompanhando seu cônjuge português, por exemplo, só pode pedir o cartão de residência estando em Portugal. E, neste caso, não possuindo visto especial ANTES de entrar em Portugal, entra como turista, e tem a obrigatoriedade da passagem de ida e volta e seguro viagem.
SEF: http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/apoioCliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=1&id_Linha=4777
Alto Comissariado para as migrações: http://www.acm.gov.pt/-/como-solicitar-oreagrupamento-familiar-
Portal de informação ao imigrante: http://www.imigrante.pt
Portal das Comunidades: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/
Portal da imigração na UE: http://ec.europa.eu/immigration"
Lembramos que quando se diz que vai morar no país, você acende um holofote para sua bagagem. Isso porque certos itens são considerados "recheios de casa" e são taxados como importação (exemplo: utensílios de cozinha). Se está entrando para morar, tome cuidado. O ideal é responder apenas o que for perguntado, e nada mais.
Comentários
Boa tarde @Marcia , tudo bem ?
Gostaria de tirar uma duvida, ano que vem estarei indo para Portugal com a minha namorada, eu tenho a cidadania e ela não, no caso eu indo com os meus documentos Português e ela com os Brasileiros, ela poderia entrar comigo na fila dos Europeus ?
Estaremos levando o dinheiro para ficar 8 dias por la, porem os Euros estão na minha conta, caso ela não consiga entrar comigo na fila dos Europeus, posso acompanhar ela na fila comum ? Ela deve portar algum valor na entrada para não ter problemas na imigração ?
Queria saber de você a melhor maneira para que não tenhamos problemas na hora de entrar em Portugal ?
Obrigado desde já.
@gandalf @Leticialele
@gsvgl
Na imigração passa junto "por família". Sua namorada não se enquadra nessa categoria. Se estivessem casados sim. Namorando não.
Ou você passa com ela na fila comum de turistas, ou vc passa pela fila de residentes, e espera ela passar pela fila de turistas.
Você como residente não precisa passagem de volta ou hotel, nem comprovar ter dinheiro para se manter, nem seguro de viagem.
Ela precisa dessas coisas, normais para um turista. Passando juntos, você responde por ela se precisar. Se tem conta em PT, leve comprovação de que tem fundos (dificilmente pediriam isso, mas são no mínimo €40/dia por pessoa, no caso só pra ela).
Perfeito @gandalf , muito obrigado !
@gsvgl , você pode tentar passar com ela pela entrada de europeus. Os portugueses costumam ser muito simpáticos com os nacionais. Diga que ela é sua namorada e que vai ficar com você. Fale apenas a verdade e não terá problemas.
@Leticialele "Dura lex sed latex" Rsrsrs
@gsvgl Na regra não poderia, mas de fato eles não iriam criar problemas, vc sendo cidadão. Faça como a Leticialele lhe disse.
@Leticialele @gandalf
Excelente, acredito que será tranquilo mesmo.
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda de sempre !!
@gsvgl , boa viagem!!
Aproveite Portugal, tudo lá é muito bom, especialmente no interior!!!
@Leticialele muito obrigado pela dica, estou muito ansioso pra conhecer a terrinha !!
@gsvgl , se tiver oportunidade, não deixe de ir a Óbidos!!! É um lugar maravilhoso!!
Boa viagem!!