Dificuldade com nacionalidade
Boa tarde a todos!
Estou em um processo de cidadania(já envolvendo advogados)mas estou em um impasse.
Em Resumo:Meus tetravôs eram portugueses(Açores e Sequeiró) e imigraram para o Rio de Janeiro no século XIX,a nacionalidade portuguesa deles foi transmitida adiante até meu bisavô
A parte complicada é a seguinte:Meu trisavô e bisavô possuem documentação do consulado de Manaus(meu trisavô em 1898 se mudou do Rio para cá) que afirmam que eles possuíam essa nacionalidade portuguesa(são dois certificados de inscrições consulares).Após meses de busca pesada,não foram encontrados assentos de nacionalidade/nascimento em Portugal em nenhum lugar
Já possuo praticamente todos os documentos brasileiros,precisaria apenas de um saída na questão de provar que a nacionalidade portuguesa deles não foi perdida,assim eu usaria pra tentar transmitir a nacionalidade de meu bisavô até minha mãe(e eventualmente para mim)
vou fornecer alguns dados relevantes:
-Tetravôs:José Joaquim Alves Pereira de Castro e Maria Ferreira de Castro(respectivamente Sequeiró e Açores)
-Trisavô:Alfredo Alves Pereira de Castro,nascido no RJ em 1874 e batizado no ano seguinte,se mudou para Manaus em 1898,faleceu em 1939
Obs: De acordo com seu certificado de inscrição consular,consta que ele era originário de Sequeiró,e havia a seguinte observação nela:
”provou sua nacionalidade através do título de nacionalidade n°330 do consulado geral do Rio de Janeiro de 15/04/1894”
-Bisavô:José Menezes de Castro,nascido em Manaus em 1910,e morreu em 1968
Obs: De acordo com seu certificado de inscrição consular,consta que ele tinha alguma origem ou laços com Povóa de Varzim
Agradeco desde já pela atenção e qualquer ajuda seria muito bem vinda!
(Todas as informações e ainda mais algumas estão todas na minha árvore do FamilySearch)